Como viajar gastando pouco

De queixo caído. É assim que todo mundo fica quando eu conto que dá para viajar gastando pouco e falo quanto paguei na viagem para Gramado. O valor das passagens Recife – Porto Alegre foram mesmo de outro mundo: pagamos pouco mais de R$ 200 ida e volta já com as taxas {e ainda parcelamos no cartão}. Mesmo em época de crise, acho que as pessoas se sentem motivadas ao ler essas experiências por conseguirem enxergar uma possibilidade de fazer as malas e dar o fora por uns dias também

Embora essas promoções incríveis não aconteçam todo dia, ainda assim dá para garantir passagens com preços bons, basta se programar. “E o segredo você não vai revelar nunca, né?”, foi o comentário de uma colega quanto falei sobre a viagem. Segredo não tem, mas o que me ajudou eu vou contar agora. Anota aí!

+ 8 desculpas que as pessoas dão para não viajar
+ Como economizar dinheiro para viajar

VIAJAR-GASTANDO-POUCO-02

Escolha datas fora da alta estação e seja flexível

As férias do meu marido seriam em maio ou junho, como maio tinha menos feriados, optamos por esse mês {junho tem o São João, o nordeste bomba! As companhias aéreas não querem saber que a gente mora aqui e só quer voltar pra casa, o preço é facada do mesmo jeito}. Definido o mês, comecei a pesquisar as datas mais em conta, fugindo do 1º de maio que, por ser feriado, os preços aumentavam também. Algumas companhias oferecem voos mais baratos em determinado dia da semana, daí a importância de poder mexer com o calendário para se adequar às datas mais em conta.

Ative serviços de alerta de preços

Listei alguns destinos que queria conhecer e defini o período. Hora de buscar as passagens! Sites de pesquisa como Skyscanner, Kayak, Decolar e Voopter permitem que você crie um alerta com a busca, e o que eu fiz foi criar um alerta para cada destino que me interessava. O que eu usei na época foi o Skyscanner, e diariamente chegava no meu e-mail uma lista com os preços das passagens para aqueles destinos escolhidos no período informado. Não importa se houve aumento ou queda, o alerta chega do mesmo jeito avisando se o preço subiu, se desceu ou se permaneceu o mesmo do dia anterior. E aí com meu alerta ativo, num domingo qualquer, quando eu não esperava nada da vida, chegou e-mail avisando que o trecho Recife – Porto Alegre estava por R$ 68. Sessenta e oito reais! Momento fofoca: no dia anterior tínhamos ido para uma festa e meu marido tinha sido derrubado pela noitada de música alta + whisky, e nem balde de gelo na fuça conseguia acordar a criatura. O que eu fiz: peguei o cartão de crédito dele escondido e comprei as passagens. Se eu pegasse o cartão escondido para torrar em roupas ele provavelmente não iria gostar, mas para comprar passagens nesse preço, é claro que ele gostou!

+ Dicas de Gramado
+ Síndrome do viajante: o que é como evitar

VIAJAR-GASTANDO-POUCO-03

Analise as alternativas de hospedagem

Definido o destino, você pode começar a organizar seu roteiro para buscar hospedagem. Mesmo que visite várias cidades, você não precisa necessariamente se hospedar em cada uma delas. Se você não abre mão de hotéis de luxo ou resorts, uma boa saída é procurar promoções em sites como o Zarpo. Se baratear é mesmo o seu foco, minha dica é se hospedar em hostel ou alugar apartamento. Em Gramado alugamos pelo Alugue Temporada, em Tamandaré aluguei pelo AirBnb. Já em Porto Alegre ficamos num albergue da rede Hostelling International. Adoramos todos!

Organize os passeios no destino

Sair de casa pra ficar dentro de um apartamento ou hotel não vale, né? Ainda mais depois de conseguir dar uma economizada nas passagens e na hospedagem, as despesas nos passeios são mais que merecidas. Mas até nessa parte dá para economizar também! Sites de compras coletivas oferecem passeios, ingressos para parques e descontos em restaurantes. Alguns sites de compras coletivas são bem específicos para uma determinada região, assim fica ainda mais fácil procurar boas ofertas.

Curta muito!

Essa é a parte que cabe única e exclusivamente à você. Escolha a melhor companhia para a sua viagem e aproveite!

+ 10 dicas de organização pré-viagem
+ Como se preparar para viajar com crianças

VIAJAR-GASTANDO-POUCO-04

E se a ideia for fazer uma viagem internacional, não se esqueça do seguro viagem. Algumas pessoas optam por não fazer seguro na intenção de economizar, e quando algum perrengue acontece, a despesa atrapalha a viagem inteira (ou até as próximas viagens).

Mesmo com as dicas você não consegue planejar sua viagem? Fala comigo que eu indico pessoas que trabalham com consultoria e podem ajudar um bocado.

Crédito das imagens: Shutterstock

Comentários do Facebook
Compartilhe:
2 comments Add yours

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *