Como fazer um spa em casa

Essa vida super agitada que vivemos, com crianças para cuidar, casa, trabalho, entre outras atividades, tem levado as pessoas a ficarem mais estressadas (quem se identifica com isso, levanta a mão!). O spa em casa é um modo mais simples e econômico a que muitas mulheres têm recorrido para conseguir cuidar de si mesmas, reservando um momento para se embelezar, relaxar e esquecer um pouco dos problemas e da correria do dia a dia.

Além de mais econômico, o spa em casa também é mais prático, já que dá para conciliar o momento de cuidados e relaxamento com suas horas livres e utilizar produtos que você já tem em casa – ou que pelo menos não vão custar tanto quanto ir à uma clínica especializada.

Siga as dicas e veja como é simples e prático ter bons momentos de cuidados, unindo privacidade e o conforto do seu lar.

Escolha o ambiente e comece a pensar em você

É importante escolher um espaço em que ninguém possa atrapalhar. Para não correr riscos de ser interrompida no meio da esfoliação da pele pelo seu filho pequeno que quer brincar de Ben 10 e nem pelo marido que chegou mais cedo e quer saber se o almoço está pronto, o ideal é separar algumas horas em que você esteja sozinha. Muita gente opta pelo banheiro por ser uma alternativa mais reservada, mas a escolha do cômodo fica ao seu critério, levando sempre em consideração os tratamentos que você vai querer realizar.

Com o espaço definido, uma dica para começar a pensar em você é fazer um coquetel de frutas ou encher uma taça de vinho ou de espumante (estou em um caso de amor com os rosé ultimamente). A intenção, obviamente, não é se embebedar, mas o álcool pode ajudar a relaxar. Lembre-se que o spa em casa é um momento dedicado para você! E se não for adepta às bebidas alcoólicas, tudo bem, você pode fazer um delicioso suco de frutas. Aproveite para sair da zona de conforto e misture duas ou mais das suas frutas favoritas.

Prepare o ambiente

Agora que você já tomou uma bebida deliciosa e escolheu o lugar perfeito para o seu dia de relaxamento, a preparação do ambiente é essencial para proporcionar um momento ainda mais aconchegante.

Música – Coloque uma caixinha de som no ambiente, o próprio celular ou até mesmo o laptop com a seleção de música que você escolheu para o seu dia de princesa em casa. As músicas mais calmas são as mais recomendadas para criar uma atmosfera de tranquilidade, mas o estilo fica ao seu critério. Está a fim de ouvir o som dos anjos? Perfeito. Mas se estiver no clima de Alok, tudo bem também.

Luzes – A iluminação também não pode ficar de fora! A luz tem o poder de deixar o ambiente mais acolhedor, e isso também contribui bastante para o relaxamento. Uma alternativa é usar velas para deixar o lugar mais charmoso e dar aquela sensação de descanso que o spa em casa deve oferecer. As velas perfumadas são a opção perfeita se você quiser unir a atmosfera de tranquilidade ao aroma suave no ar.

Aroma agradável – Além de velas perfumadas, existem outras alternativas para deixar o ambiente com cheirinho de vida boa. No mercado, o sucesso são os difusores de ambiente que perfumam o espaço de forma leve e prolongada. Os óleos essências também são parecidos com os difusores, perfumam todo o lugar e tem a capacidade até de mudar o seu humor. E outra dica, ainda, é usar um incenso – o de alfazema tranquiliza a mente.

Decoração – A ornamentação de um spa em casa pode fazer toda a diferença na criação da atmosfera tranquila e aconchegante. Pedras, velas, cristais, pétalas de flores e pequenas fonte de águas são algumas opções para deixar o ambiente decorado e envolvente. Abuse da criatividade.

Organização – Um espaço desorganizado não traz relaxamento, então é necessário manter todas as coisas nos lugares certos. Separe pequenos compartimentos para guardar todos os seus produtos, toalhas, sais de banho e outras coisas que você deseja utilizar. Uma ideia interessante é colocar estantes, baús ou nichos para deixar tudo organizado.

Atividades relaxantes

Agora que o ambiente está organizado, é hora de se mimar um pouco e relaxar. Uma coisa importante é ver o tempo disponível para realizar as atividades, porque o que você menos quer nesse momento é ser interrompida por alguém. Se não der para fazer tudo que deseja, não tem problema, fica a deixa para um outro dia!

Hidratação nos cabelos – Procure produtos adequados para o seu tipo de cabelo e siga as instruções de acordo com a embalagem.

Escaldar os pés – Seus pés também têm necessidade de cuidados, pois são eles que te sustentam o dia todo. Deixe os pés em uma bacia com água (pode ser quente ou morna) e sal grosso por meia hora. Você também pode colocar algumas gotas dos óleos essenciais, se desejar. Depois faça uma leve massagem e sinta-se revigorada!

Esfoliação – A esfoliação é ótima para o corpo e o rosto. Muitas vezes nosso corpo não absorve totalmente os produtos, como hidratantes, por causa das células mortas. É justamente isso que a esfoliação faz: remove as células mortas do corpo e do rosto.

Máscara facial – As máscaras são produtos mais concentrados, e você deve escolher a mais adequada de acordo com seu tipo de pele e problema. Na internet existem várias receitas de máscara caseira, caso prefira fazer a sua.

Hidrate o corpo – Pegue o seu melhor hidratante e faça movimentos circulares, dos ombros até as pernas (para rosto e pés, prefira os produtos específicos para essas regiões).

Faça as unhas – Uma das atividades mais prazerosas para as mulheres que não abrem mão de estar com as unhas bonitas. Comece hidratando as mãos e cutículas. Se não quiser remover as cutículas, empurre-as com uma espátula (existem produtos específicos que amolecem e removem as cutículas mais finas sem o uso de alicate). Passe uma base fortalecedora, escolha seu esmalte favorito e aproveite esse momento.

Finalize seu dia de spa em grande estilo

Quando concluir todas as etapas do spa, escolha uma atividade prazerosa, como assistir uma série, filme, ler um livro ou ficar apenas relaxando.

Agora que você já sabe como fazer um spa em casa, aproveite para economizar e investir no seu bem-estar. Se conseguir, deixe um dia da semana (ou pelo menos um turno) reservado para se mimar e fazer algumas das atividades sugeridas.

Comentários do Facebook

Compartilhe:
2 comments Add yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.