Como decorar a casa de modo simples e bonito

Decorar a casa não tem relação somente com a estética, tem a ver também com a funcionalidade, identidade, conforto e, consequentemente, com o bem-estar das pessoas. A princípio, compor um ambiente agradável pode parecer uma tarefa difícil, mas é possível com as dicas corretas. Ter o auxílio de um profissional, como um arquiteto ou designer de interiores, pode fazer uma grande diferença na hora de materializar as preferências e necessidades do cliente em relação ao ambiente com um olhar mais crítico e preciso.

Algumas pessoas preferem as decorações mais simples. Manter um estilo mais descomplicado é possível com projetos que podem ser adaptados para atender esse nível de simplicidade, que é bastante relativo. O importante é que, independentemente do projeto, os moradores se identifiquem com o que está sendo realizado para evitar resultados insatisfatórios.

+ Cadeiras descoladas para home office
+ Mesa com cavalete: meu home office

decorar a casa
Imagem: Casa Abril
Decorar a casa: Os principais estilos e a simplicidade

Há diversos caminhos para seguir quando o assunto é decorar a casa, mas, seja na busca de algo simples ou não, é interessante identificar as características que serão atendidas de acordo com o gosto pessoal do residente. Entre os principais estilos que podem ser encontrados, estão moderno, tropical, rústico e industrial.

O ambiente moderno se encaixa na combinação de elementos neutros, com móveis mais funcionais, como o armário planejado para banheiro, onde um melhor aproveitamento do espaço é priorizado com materiais diferenciados. O uso do branco é muito comum nas superfícies e de tonalidades mais marcantes nos itens decorativos, como o vermelho, o roxo e o azul-turquesa.

+ Móveis coloridos
+ Estampas fashion na decoração

decorar a casa
Cores vibrantes, como o amarelo, trazem mais vida para o ambiente de decoração moderna.

Já o estilo tropical apresenta cores que podem transmitir mais serenidade, como verde, azul, amarelo, branco e lilás. Os objetos podem ser estampados (plantas, frutas e animais, por exemplo), mas sempre evitando um grande contraste de cores e número de elementos no ambiente. Dessa maneira, pode-se dizer que é um tipo de decoração mais sutil, que não preza pela extravagância.

Quando se trata do estilo rústico, a principal relação estabelecida é com antiguidades e conforto. Piso de madeira, revestimento de tijolinhos e aparência desgastada são algumas das características mais marcantes desse perfil. Naturalmente, assim como em qualquer estilo, há diferentes formas de implementar no ambiente, até mesmo com a combinação, valorizando tons mais neutros e pastel (como no piso laminado instalado e elementos no tom de cimento queimado).

+ Melk Z-Da lança linha de tecidos para decoração
+ Como fazer um spa em casa

decorar a casa

O modelo industrial pode ser facilmente atendido com algumas aplicações relativamente simples, como uma janela de vidro para sala, tonalidades acinzentadas ou até mesmo o preto, uso do aço inox e luminárias penduradas. É um tipo de decoração mais contemporânea, que conta com menos elementos do que outros estilo, mas com componentes de grande destaque.

Para quem deseja apostar na simplicidade, qualquer estilo acima pode ser seguido, porém, com o devido cuidado para não deixar a decoração carregada. Outro estilo que pode se enquadrar nesse perfil descomplicado é o minimalista, em que a funcionalidade das poucas peças colocadas é ainda mais potente. A iluminação natural é muito comum, assim como o cinza, branco e preto como tonalidades predominantes. A extravagância e acúmulo de itens não são compatíveis com o minimalismo – apenas o necessário é priorizado.

Itens como prateleiras, sofás, iluminação e quadros também compõem com frequência os locais minimalistas. É válido observar que, na composição de qualquer espaço, diferentes traços dos estilos podem ser incorporados para atender o objetivo estabelecido devido ao potencial de adaptabilidade.

+ Mapa-múndi infantil
+ Hotel Pantone: uma explosão de cores

decorar a casa

Como garantir um ambiente mais autêntico?

A autenticidade é um dos principais pontos da decoração, principalmente ao considerar o impacto que pode ter no dia a dia, em especial para o conforto. Para dar personalidade ao ambiente, além de selecionar um ou mais estilos com os quais realmente exista identificação, é possível recorrer a fotografias e objetos decorativos, como miniaturas, livros, flores, quadros e utensílios.

Cada escolha tem um traço da personalidade dos moradores, e a possibilidade de materializar os gostos é importante para criar um ambiente autêntico. Por essa razão, é interessante estabelecer uma linha para deixar a casa em perfeita harmonia e conectada aos desejos e idealizações para cada ambiente. Logo, o bom planejamento é a palavra-chave para alcançar esse resultado.

As opções para decorar a casa de forma simples e autêntica são vastas. O mais importante é definir o estilo a ser seguido ou apostar na mistura de preferências. Na dúvida, é sempre válido recorrer ao suporte de um profissional qualificado para evitar prejuízos.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
7 comments Add yours
  1. Eu sou bem minimalista, ainda assim, gosto de colocar minha essência na casa. Acho que é o mais importante né! Claro que, o dia que eu puder e conseguir minha casinha no campo, vou querer tudo bem rústico e aconchegante.

    Bjukas!
    Unhas&Tudo ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *