Como lidar com uma rotina atribulada

Todos nós já ouvimos o ditado que diz que “a forma como passamos nossos dias é essencialmente a forma como passamos nossas vidas”. Há muita verdade nesta declaração, e é por isso que é tão importante passar o dia de uma forma que nos aproxime mais das nossas metas, mesmo para quem lida com uma rotina atribulada.

Só quem vive uma rotina louca, que faz mil atividades todos os dias, sabe que se organizar não é fácil. Mas é extremamente importante  – para a nossa própria sanidade – fazer alguns ajustes nos hábitos, mesmo que isso exija algum esforço. Quebrar os hábitos enraizados é uma tarefa difícil, mas uma iniciativa importante para quem deseja melhorar a qualidade de vida.

Esqueça os coaches de milagres que prometem organizar e transformar sua vida da noite para o dia! Mudar hábitos antigos pode levar um tempo (e até causar um pouco de frustração), mas esses ajustes devem ser feitos no seu ritmo para que novos e positivos costumes comecem a fazer parte efetivamente da sua vida.

+ Você já controlou sua ansiedade hoje?
+ Mala de memórias

rotina atribulada

Como lidar com uma rotina atribulada: cinco dicas para começar a fazer pequenas mudanças
1. Faça exercícios físicos

O exercício físico não traz apenas benefícios estéticos para o corpo. A prática de atividades regulares, além de ajudar o corpo a ter mais resistência e força, também ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e os sintomas de depressão, aumentando a autoestima e a felicidade. 

Você não precisa treinar para ser triatleta ou para escalar um penhasco (a menos que esses sejam seu objetivos, claro!). A dica para quem está começando a desenvolver o hábito de se exercitar é não exagerar, do contrário, pode entrar em uma rotina fatigante e acabar frustrado e dolorido.

+ 6 dicas para conseguir ser vaidosa mesmo sendo mãe
+ A modinha das dietas

yoga

Pegue leve e considere começar com alguns exercícios mais amenos:

  • Dê uma volta no quarteirão todos os dias, de preferência sempre no mesmo horário;
  • Inscreva-se para uma aula para iniciantes de yoga, pilates ou Tai Chi Chuan, que são atividades que ajudam a ter consciência do próprio corpo;
  • Comece o dia com cinco minutinhos de alongamento.

Lembre-se também das atividades divertidas que caíram no esquecimento, como a aula de zumba com as amigas ou o grupo de bike que pedala todos os dias de manhã cedinho.

2. Durma bastante

Não importa o quanto a sociedade moderna tente nos conduzir a ter menos tempo para dormir, sabemos que o sono adequado é vital para a boa saúde, a função cerebral e o bem-estar. A maioria dos adultos precisa de cerca de 7 ou 8 horas de sono todas as noites.

Se você se encontrar lutando contra a vontade de tirar um cochilo durante o dia ou simplesmente se sentir como se estivesse em uma névoa, é o seu corpo lhe dizendo que precisa de mais descanso. Aprenda a interpretar esses sinais!

+ Carta para o meu eu aos 15 anos
+ Mulheres que querem engordar

rotina atribulada

Algumas dicas para construir hábitos de sono mais proveitosos e auxiliar na luta contra a rotina atribulada:

  • Vá para a cama e acorde à mesma hora todos os dias, inclusive aos finais de semana;
  • Reserve a hora antes de dormir como hora tranquila: tome um banho, leia ou faça algo relaxante. Evite ingerir alimentos pesados;
  • Preserve seu quarto silencioso, fresco e escuro;
  • Invista em algumas boas roupas de cama;
  • Se você tiver que tirar uma soneca, tente limitar o tempo a 20 minutos.

Um bom período de descanso é crucial para nos fazer pensar com mais clareza e conseguir executar o trabalho – seja ele qual for – da melhor forma.

Problemas sérios de insônia ou qualquer tipo de distúrbio do sono exigem um acompanhamento médico.

+ Sejamos luz
+ O valor sentimental das coisas

produtividade

3. Planeje sua programação em torno de sua energia

A produtividade está inevitavelmente ligada aos nossos níveis de energia. É importante conseguir identificar nossos pontos fortes e perceber como a energia muda ao longo do dia, e planejar a rotina com base nisso.

Algumas pessoas, por exemplo, não se sentem muito dispostas pela manhã. Se for o seu caso, comece o dia com tarefas rotineiras que não exijam muita atenção mental, como ouvir o correio de voz, responder e-mails, organizar o almoço ou fazer atividades físicas.

4. Beba bastante água

Um dos maiores pecados da sociedade moderna é as pessoas simplesmente não pararem para beber água (me incluo nessa. Às vezes esqueço totalmente!). Muita gente entra no piloto automático de beber uma xícara de café na primeira ingestão do dia, logo quando os benefícios da água são ainda mais importantes. Depois de 7, 8 ou 9 horas de sono o corpo está desidratado, e é aí que se explica essa necessidade de começar o dia com um copo de água.

Se a cafeína é a primeira coisa que você coloca em seu corpo ao acordar, corre o risco de se desidratar ainda mais (já que a cafeína é um diurético natural), e a desidratação pode trazer alguns efeitos desagradáveis, como tontura, lentidão, confusão e até desmaio. Certifique-se não apenas de beber um copo de água durante o ritual da manhã, mas também incorporá-lo em sua rotina diária.

rotina atribulada

5. Liste suas tarefas

Seja com uma agenda, um planner, um aplicativo no celular ou um calendário no seu desktop, anote todas as suas tarefas. Ao observar seus afazeres planejados para o dia seguinte (ou semana, se preferir dessa forma), fica mais fácil se organizar e conseguir se programar para fazer tudo, mesmo com a rotina atribulada.

Tente não se frustrar com os imprevistos ou se não conseguir dar conta de tudo. Comece o dia executando as prioridades e, o que não for concluído no dia, coloque no topo da lista para o dia seguinte – sem culpa! Sua saúde mental agradece.

Com um pouco de disciplina na organização dos hábitos é possível lidar com uma rotina atribulada. Colocando o bem-estar em primeiro lugar, a realização de tarefas do dia a dia vai ficar mais fácil e natural.  

Comentários do Facebook

Compartilhe:
2 comments Add yours
  1. Oi Ana

    ótimo post!
    ontem a noite eu prometi dormir cedo, pra acordar mais cedo hj e fazer algum exercício
    realidade: demorei a dormir pq fiquei zapeando no celular, não consegui levantar no horário desejado e ainda saí atrasada :/

    ou seja, preciso realmente estabelecer as tarefas a fazer e qd fazer, p q eu comecei a ‘funcionar’ normalmente, tranquilamente, disposta!!

    Anotei as dicas e vou me organizar!

    Bjooooooooos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.