Brinco de cruz: a tendência está de volta!

Falar sobre o que eu usava na adolescência é entregar totalmente a idade! Lembro como se fosse ontem de uma modinha de usar brinco de cruz, provavelmente uma tendência lançada por alguma novela da década de 1990. O que eu tinha era pequeno e cheio de strass coloridos. Lindo!

+ Alianças de ouro: nossa história por trás do símbolo de união
+ O valor sentimental das coisas

Brinco de cruz nas novelas

Falando em novela, uns 25 ou 30 anos atrás, as atrizes que atuavam na programação da TV eram nosso principal referencial de moda, basicamente as influenciadoras daquela época. Em um tempo em que as informações não se espalhavam na velocidade de hoje, tudo o que a televisão mostrava (e que só depois chegava às revistas) era o que lançava e impulsionava as tendências.

Não consigo lembrar qual foi a novela que lançou a modinha do brinco de cruz, mas chuto a primeira metade dos anos 1990 porque lembro de ter uns 12 ou 13 anos. Recentemente, em 2018, a personagem Ariella, interpretada por Giovanna Antonelli em Segundo Sol, também lançou a tendência do brinco de cruz.

Personagem de Giovanna Antonelli em Segundo Sol, Ariella tinha o brinco de cruz como uma de suas marcas registradas na novela.

Ciclo da moda: releitura de tendências

Apesar de o acessório da Ariella ser um modelo diferente do brinquinho colorido de strass que eu tinha na adolescência, o retorno dessa tendência de brinco de cruz só mostra como a moda é volátil: o que está em alta hoje, provavelmente vai estar em alta novamente daqui a uns anos (talvez com uma nova releitura, mas com a mesma premissa).

E ainda falando em novelas – as lembranças simplesmente vão aparecendo enquanto escrevo – a cruz também esteve presente, dessa vez em forma de corrente, na novela De Corpo e Alma através de Reginaldo. O ator Eri Johnson, que interpretava o personagem, foi o “influenciador” daquela fase que popularizou o estilo gótico na moda no Brasil. Roupas pretas, caveiras e crucifixos estavam por toda parte!

Do fundo do baú: Reginaldo, o gótico da novela De Corpo e Alma, de 1992, lançou a tendência gótica na moda com muitos acessórios de cruz e caveira.

+ O valor sentimental de uma corrente de ouro
+ Bolsa neon: como usar e onde comprar

Como usar brinco de cruz

Usar um par de brincos não tem muito mistério, certo? É só colocar um em cada orelha, obviamente!

Sim, mas não tão óbvio assim, dentro dessas novas tendências e possibilidades, é o leque de novas maneiras de usar o brinco de cruz. Uma dessas ideias é usar vários acessórios na orelha, sendo a cruz o grande destaque.

Moda com símbolos religiosos

Engana-se quem acha que precisa ser muito religioso para usar algum acessório com símbolos religiosos. A expressão através da moda, livre de rótulos, não precisa estar conectada a dogmas ou crenças.

Por outro lado, se a sua maneira de se expressar é vinculando as duas coisas, está mais do que permitido, ainda que essa conexão seja para manifestar uma crítica. Lembrando, no entanto, que o respeito deve vir sempre à frente da liberdade.

O jeito perfeito de usar o acessório é o que combina com você e com sua personalidade. Seja como forma de se expressar ou só para seguir modinha, se joga nessa tendência!

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *