Óculos de grau: estilo na escolha da armação

Lembro como se fosse hoje, na época de escola, uma amiga tentando me mostrar algo a uma certa distância e eu não conseguia enxergar. “Você é cega, é?”, ela soltou, irritada por eu não conseguir ver. Eu não era cega, eu era míope com um grau considerável, mas morria vergonha de usar óculos de grau para não ser chamava de “quatro-olhos”.

O fato é que na época as opções de armações e lentes eram bem mais limitadas. Hoje em dia, além da grande variedade, é possível encontrar óculos de grau estilosos e a preços muito mais acessíveis.

+ Tipos de óculos ideais para cada formato de rosto
+ Lentes de contato: dicas e cuidados

Óculos de grau: qual estilo mais combina com você?

Mais do que um recurso para melhorar a visão, os óculos de grau são acessórios de expressão. A escolha da armação pode dizer muito sobre sua personalidade e estilo, e, assim como os demais acessórios, você não precisa se prender a apenas um modelo.

Aro fino redondo: os óculos da Juliette

Mesmo que você não tenha acompanhado o BBB21, com certeza viu fotos e memes da paraibana Juliette pelas redes sociais usando uma armação redonda grande de aro fino. O modelo bombou e muita gente passou a se referir a ele como “os óculos da Juliette”. Óculos redondos caem muito bem em quem tem o rosto quadrado, pois ajudam a dar um equilíbrio.

Óculos gatinho: vibe vintage no visual

Um dos modelos mais tradicionais entre os acessórios, o estilo gatinho, que tem o formato mais ressaltado no canto superior externo, encanta desde as décadas de 50 e 60. E se você pensa que esse tipo de armação só combina nos óculos de sol, saiba que ele é uma opção cheia de estilo para os óculos de grau também. E se você está na dúvida se o tipo harmoniza com o seu formato de rosto, a boa notícia é que ele combina com todos.

Tortoise: o modelo de óculos tartaruga

Um fato curioso é que a armação de tartaruga leva esse nome porque, de fato, as armações eram feitas de casco de tartaruga no século XIX. O material mudou (ainda bem!), mas a elegância continua a mesma. Os óculos de grau com esse tipo de estampa na armação são clássicos e podem ser encontrados em diversos modelos. A escolha perfeita para quem prefere opções neutras, mas com um toque de elegância.

+ Óculos do Ebay
+ Xanéu, Doce Cabana e Marc Jacó, só R$ 15!

Aviador: o icônico modelo idealizado para os pilotos

Sempre figurando na lista dos mais desejados, seja nos óculos de grau ou de sol, o modelo aviador conquista homens e mulheres de todos os estilos. Criado pela Ray-Ban no final da década de 1930, a proposta era reduzir o impacto da luz na visão dos pilotos de avião. A versatilidade para os formatos de rosto, aliado à beleza da armação, é o que faz com que o estilo aviador continue em alta.

Fechando os clássicos com o Wayfarer

Em 1961 a atriz Audrey Hepburn usou os óculos no modelo Wayfarer no filme Bonequinha de Luxo. Foi o bastante para que o acessório virasse um objeto de desejo entre os artistas da época e do público em geral, perdurando até hoje. O modelo unissex feito de acetato pode ser encontrado em várias cores de armação. Ideal para quem tem rosto triangular, redondo ou oval.

Lembre-se de que não existe uma regra sobre o que você pode ou não usar. As indicações para o formato de rosto devem servir apenas como referência, mas a escolha do seus óculos de grau deve seguir sua preferência pessoal. E então, qual estilo mais combina com você?

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *