Tapete de banheiro: deixando o cômodo mais charmoso e seguro

Ao fim de um dia cansativo, nada como chegar em casa e tomar aquele banho bem relaxante. E fica ainda melhor em um cômodo aconchegante, seguro e charmoso. Seus produtos favoritos de banho, água morna e um tapete de banheiro formam a composição perfeita para esse momento especial do seu dia a dia.

+ Aromatizador de ambiente: bem-estar e casa perfumada
+ 5 cuidados para conservar suas toalhas

Tapete de banheiro: peça útil e charmosa

Geralmente colocado em segundo plano na hora de montar o enxoval da casa, o tapete de banheiro é uma peça importante e versátil. Além da questão decorativa, ele é crucial para sua segurança, pois é ele que vai reter a água que escorre do corpo e evitar escorregões no chão molhado.

Sem deixar a parte decorativa de lado, o tapete por si só é capaz de deixar o cômodo muito mais bonito e aconchegante, e você ainda pode fazer combinações com os kits compostos por tapetes e capa para o vaso, escolhendo as peças de acordo com as toalhas de banho e de rosto.

Segurança em primeiro lugar

A segurança, sem dúvida alguma, é o aspecto mais importante quando falamos em tapete de banheiro. Segundo a ONG Criança Segura, as quedas correspondem à principal causa de internação por motivos acidentais de crianças e adolescentes de zero a 14 anos no Brasil. Nem todos os acidentes são por conta do piso molhado, mas os escorregões respondem por boa parte dessas ocorrências.

No outro extremo da linha da vida, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia estima que um em cada três indivíduos acima de 65 anos sofre uma queda. Entre esse grupo, um a cada 20 sofrem fraturas mais sérias. Para esse perfil, corrimãos no banheiro e tapetes emborrachados e antiderrapantes dentro do box do chuveiro são primordiais.

De modo geral, pensando na segurança de todas as faixas etárias, uma das maneiras mais simples de prevenir tais circunstâncias é com o uso de tapete de banheiro antiderrapante.

Um tipo perfeito para chamar de seu

O tapete de banheiro antiderrapante, embora seja recomendado, nem sempre é utilizado nos produtos disponíveis no mercado. A boa notícia é que qualquer tapete pode virar antiderrapante, basta colocar adesivos específicos para esse fim nas peças.

Confira os tipos de tapetes mais tradicionais:

  • Crochê: são funcionais, podem ser feitos nos tons desejados e em conjunto com outras peças decorativas do cômodo (como o bico da toalha ou o porta papel higiênico, por exemplo).
  • Atoalhado: esse é o tipo mais comum, sendo parte integrante dos kits de toalhas, que geralmente vêm com duas toalhas de banho, uma de rosto e uma de piso. Algumas já incluem o antiderrapante na peça.
  • Felpudos: a maciez confere um toque todo especial de conforto ao tapete. Podem ser um pouco mais difíceis de limpar e secar.
  • Emborrachados: esses não são os mais confortáveis ao toque, mas são práticos, fáceis de limpar e geralmente já são antiderrapantes.

Prefira sempre as peças mais resistentes à umidade e procure deixar a porta ou janela do banheiro aberta para fazer o ar circular no ambiente.

+ Dicas de otimização de espaço em ambientes pequenos
+ Gancho borboleta

De olho no espaço do cômodo

Você não precisa ter um banheiro de fotos de revista para ter peças funcionais e decorativas. O ideal é colocar um tapete junto ao box do chuveiro ou banheira para pisar em uma superfície segura sempre que sair molhado.

Se tiver espaço no cômodo, pode colocar uma peça em frente à pia e ao vaso sanitário, mas não é uma regra. Lembre-se de que, mesmo que só tenha espaço para uma toalha de piso no banheiro, você ainda pode deixar o cômodo aconchegante com seu jogo de toalhas e alguns elementos decorativos.

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *