20 dicas para combater o stress em menos de cinco minutos

Dormir bem todas as noites, fazer atividades físicas regularmente, ter uma alimentação balanceada e executar algumas técnicas de relaxamento são coisas que comprovadamente ajudam a combater o stress. Mas e quando bate aquela ansiedade repentina ou você se depara com alguma situação que o deixa em um nível elevadíssimo de agitação ou mau humor?

Os problemas do dia a dia e as situações inesperadas não chegam com hora marcada, e às vezes, por melhores que sejam os hábitos e o equilíbrio emocional de uma pessoa, todo mundo está vulnerável a um perrengue e a uma baixa instantânea na vibração.

+ Como lidar com uma rotina atribulada
+ Como criar hábitos positivos

20 dicas para combater o stress em menos de cinco minutos

Quando tudo parece dar errado e sentimentos negativos como desânimo, tristeza e raiva se transformam em uma nuvenzinha que paira em cima da nossa cabeça, existem algumas técnicas simples e eficazes para mudar o humor.

Confira a seguir algumas dicas para combater o stress em menos de cinco minutos.

1. Respire fundo

Controlar a respiração é uma das formas mais óbvias, porém eficazes. Deixe o ar entrar contando até três, segure durante esse mesmo espaço de tempo e, novamente contando até três, solte o ar.

2. Feche os olhos

Esse simples ato de manter os olhos fechados vai ajudar você a bloquear os elementos externos que podem ser a causa do stress.

3. Converse com um amigo

Se não puder ser presencialmente, ligue para aquele amigo que lhe entende como ninguém. Mandar áudio ou mensagem de texto também valem!

4. Deixe o sol bater em seu rosto

Não precisa ficar torrando sob o sol do meio-dia (nem deve, aliás), mas pegar um pouco de sol no início da manhã ou final da tarde durante cinco minutos vai ajudá-lo a se recarregar as energias.



5. Experimente alguns óleos essenciais

Escolha a essência de acordo com seu estado emocional. Os óleos essenciais de lavanda, jasmim e camomila, por exemplo, ajudam a combater o stress. O de alecrim é ótimo para ajudar na concentração. Aplique algumas gotas no pulso e esfregue ou coloque em um difusor.

6. Medite

Sabe aqueles cinco minutos que você acha que não é tempo suficiente para fazer nada? Experimente meditar, só observando o ar entrar e sair. Não importa onde você esteja, apenas entregue-se ao momento.

+ Você já controlou sua ansiedade hoje?
+ Considerações sobre simplicidade, ostentação e felicidade

7. Descanse a vista

Saia da frente do computador durante cinco minutos e aprecie uma bela vista. Se não tiver nada de extraordinário por perto para ver, observe o ambiente e as pessoas ao seu redor.

8. Faça uma breve caminhada

O tempo é curto? Caminhe assim mesmo, nem que seja uma volta rápida na garagem do seu prédio ou até mesmo pelo escritório. Você vai observar como dar alguns passos ajuda a diminuir a ansiedade.

9. Ouça música

Coloque sua música favorita para tocar e veja a mágica acontecer com uma mudança de humor instantânea.

10. Beba uma xícara de café

Cuidado com o excesso para não acontecer o inverso e você ficar ainda mais acelerado. A ideia é tomar o suficiente apenas para relaxar. Para algumas pessoas, só o aroma do café já é o bastante para proporcionar uma sensação de ânimo.

11. Brinque com seu animal de estimação

Os pets parecem ser anjos enviados à terra para ajudar a combater o stress. Cinco minutos brincando com seu cachorrinho e você vai ver sua vibração mudar consideravelmente.

12. Veja vídeos engraçados

Todo mundo tem aquele vídeo que faz a pessoa cair na risada, não importa quantas vezes assista. Deixe seus favoritos salvos no computador ou celular e assista sempre que precisar de uma injeção de ânimo.

13. Faça uma massagem na cabeça

Não precisa ser nada elaborado ou profissional. Com a ponta dos dedos, faça movimentos no couro cabeludo para aliviar a tensão.

14. Acenda uma vela aromática ou um incenso

De preferência, escolha uma essência relaxante (assim como os óleos essenciais). Não precisa seguir nenhum ritual, apenas sinta o aroma envolvente e feche os olhos.

combater o stress

+ Como fazer um spa em casa
+ Aromatizador de ambiente: bem-estar e casa perfumada

15. Alongue-se

Mais uma vez, nada de se preocupar com um alongamento elaborado, basta esticar bem o corpo durante alguns minutos. Isso pode ser feito até mesmo sentado na cadeira do escritório.

16. Dance

Dance, mexa o corpo, deixe o som invadir seu ser durante uma música. Se estiver em um ambiente com muita gente, coloque os fones de ouvido e se tranque no banheiro.

17. Coma um chocolate

Uma dose de serotonina vai ser mais do que suficiente para fazer seu bom humor voltar rapidamente. Não abuse, mas se dê ao luxo de comer um chocolate.

18. Planeje suas próximas férias

Uma viagem começa com planejamento, e a atenção dedicada aos planos de viagem vai ajudar a combater o stress rapidamente. Comece pelo mais simples: escolha três lugares que você quer muito visitar e pesquise o preço das passagens para cada um desses destinos.

+ Transtornos emocionais: quem procurar para buscar ajuda?
+ 8 desculpas que as pessoas dão para não viajar

19. Cuide das plantas

Aproveite para regar as plantinhas do seu jardim. A energia das plantas vai ajudar a harmonizar o ambiente e equilibrar seu humor.

20. Deixe a mente vagar

Permita que seu cérebro explore o que quiser, sem colocar intenções focadas em alguma ação específica. As soluções muitas vezes aparecem quando não há nenhuma pressão.

Combine as dicas

Não existe uma regra sobre como seguir as dicas. Quer comer um chocolate enquanto acende e aprecia o cheiro de uma vela aromática? Faça isso. Ou acha que a breve caminhada vai ser melhor ouvindo música? Está tudo certo também.

O propósito é fazer com que você se sinta melhor e consiga combater o stress em cinco minutos ou menos.

combater o stree

Tem alguma dica a acrescentar?

O que você faz para mudar o humor quando os ânimos não estão dos melhores?

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.