Sérum facial: saiba o que é e conheça os benefícios

Quando se fala em skincare, o sérum facial é um aliado no tratamento e cuidados com a pele. Conhecido pela sua fluidez e rápida absorção, o produto tem várias finalidades diferentes na rotina de beleza.

Clarear manchas, reduzir a oleosidade da pele, diminuir rugas e combater sinais da idade são algumas das funções, mas como escolher o sérum ideal? Acompanhe este artigo para entender melhor.

Para que serve o sérum facial, afinal?

De textura leve e fluida, o sérum facial é um produto composto por ativos que tratam a pele profundamente. Por ser leve, não deixa um aspecto gorduroso, sendo indicado para todos os tipos de pele, até mesmo as mais oleosas.

Cada sérum tem uma função diferente, e para que se obtenha o efeito desejado, é preciso escolher o produto indicado para cada objetivo. Clarear, rejuvenescer, diminuir a acne, disfarçar o melasma, dar mais firmeza à pele… são muitas opções no mercado para tratar e ajudar a corrigir algumas imperfeições.

O que todos eles têm em comum, no entanto, é a fácil aplicação e a economia, pois sua textura permite que o produto se espalhe facilmente, não sendo necessário aplicar muito de uma só vez.

+ Como usar corretivo colorido: dicas para disfarças falhas e imperfeições
+ Como fazer um spa em casa

Tipos de sérum

Todos têm um objetivo em comum: deixar a pele mais suave, luminosa e com aspecto saudável. Porém, como citado anteriormente, cada sérum traz um benefício diferente. Veja alguns deles:

Anti-idade

Contém antioxidantes que promovem o brilho e firmeza da pele, além de estimular a produção de colágeno. Ideal para combater os sinais do envelhecimento.

Clareador

Ativos como ácido glicólico e ácido tranexâmico ajudam a uniformizar a pele e reduzir manchas. Alguns produtos com ativos como ácido salicílico, ácido azelaico, niacinamida e vitaminas C e E ainda podem ajudar na renovação da pele.

Antiacne

Enriquecido com ativos que ajudam a regular a oleosidade e a desobstruir os poros. Possui ação calmante e anti-inflamatória.

Antioleosidade

Sua composição conta com ácido salicílico, glicólico ou mandélico, que ajudam a remover as células mortas, combatendo a oleosidade.

Hidratante

Componentes como ácido hialurônico, glicerina e vitamina B5 ajudam a reter a umidade, promovendo a hidratação da pele. Outros ativos, como rosa mosqueta e vitamina C, além de hidratantes também são antioxidantes e ajudam a uniformizar a pele.

+ Kit básico de maquiagem: como montar o seu
+ 6 dicas para conseguir ser vaidosa mesmo sendo mãe

Passo a passo de skincare

Para que a sua rotina de beleza tenha o efeito desejado, é importante seguir os passos de limpeza e tratamento corretamente.

  1. Tire toda a maquiagem com um demaquilante.
  2. Limpe a pele com um sabonete facial adequado para o seu tipo de pele. Evite sabonetes comuns, uma vez que esses não proporcionam uma limpeza profunda.
  3. Com a pele devidamente limpa e seca, aplique de 3 a 4 gotas no rosto e pescoço, fazendo movimentos circulares.
  4. Use protetor solar ou um hidratante para o rosto.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os séruns e sobre como fazer a rotina de skincare, você só precisa definir qual o produto ideal para o que deseja tratar em seu rosto.

Vale salientar que para utilizar alguns produtos, como os de efeito hidratante, você não precisa esperar que algum problema apareça, pode começar a utilizar desde já e retardar o aparecimento das imperfeições.

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *