Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Cuidado infantil: 5 coisas essenciais para uma rotina saudável e segura

Em um mundo perfeito, no momento em que uma mulher desse à luz, junto com o bebê viria também um manual ensinando passo a passo a lidar com cada fase da criança. Como esse tutorial da maternidade não existe, é na vivência – entre muitos erros e acertos – que praticamos e aprendemos sobre o cuidado infantil.

Apesar dos desafios reais e constantes, todos os pais e mães têm sempre uma decisão em mente: oferecer o melhor aos filhos. É bom lembrar, no entanto, que por melhor que sejam essas intenções, nem sempre as coisas saem como planejadas.

Cuidado infantil: 5 fatores fundamentais para a saúde e segurança do seu filho

O que está ao nosso alcance, antes de mais nada, é dar bons exemplos. Criar bons hábitos, estabelecer uma atmosfera bem planejada e acolhedora da vida em família vai fazer com que a criança se sinta segura desde cedo.

Veja a seguir algumas dicas de cuidado infantil que você pode definir de acordo com sua rotina e hábitos, e com a liberdade para adaptá-las conforme as mudanças no cotidiano da família e o desenvolvimento do pequeno.

1. Mantenha a segurança da criança

A segurança do seu filho deve ser levada em consideração a partir do momento em que ele nasce. Pensar no berço apropriado, na posição em que deve dormir, no bebê-conforto ou cadeirinha de transporte, se os brinquedos estão de acordo com a faixa etária…

Vale frisar que a segurança não está atrelada a preços altos, mas antes de decidir pelos itens que você escolhe para o seu filho, não deixe de analisar se são produtos infantis de qualidade. A segurança e o bem-estar do pequeno estão acima de tudo!

2. Ofereça uma alimentação balanceada

Os pais nem sempre alimentam seus filhos de forma saudável, seja pela falta de tempo no preparo de refeições equilibradas ou pelo comodismo de oferecer produtos industrializados de preparo rápido.

Tente arranjar uma forma de incluir frutas, vegetais e alimentos integrais na alimentação do seu filho – e de toda a família! Lembre-se de que a maioria dos problemas de saúde infantil pode ser evitada por meio de uma boa dieta.

3. Crie um ambiente familiar saudável

Além de se sentir fisicamente seguro e de manter uma alimentação balanceada, faz parte de um ambiente saudável para a criança estar em um lar emocionalmente tranquilo.

É impossível viver em um lugar 100% livre das birras e pequenas desavenças, mas é totalmente possível manter a disciplina, a paz, o respeito e o amor entre os membros da família. E quando a criança vê exemplos positivos desde cedo, são eles que ela irá espelhar no futuro.

4. Faça um acompanhamento médico regular

Parte do cuidado infantil é manter a criança com a saúde em dia. Siga o cronograma das vacinas conforme as orientações do pediatra (o SUS oferece a maioria gratuitamente) e faça consultas e exames regularmente.

5. Estimule brincadeiras e atividades físicas

Criança precisa se movimentar, brincar, correr! Como muitos pais e mães trabalham fora e só estão em casa à noite, é normal que não tenham tempo para participar das brincadeiras com os filhos.

Mesmo com a correria durante a semana, aproveite para jogar jogos de tabuleiro, ler juntos, saber sobre o dia dele na escola ou pedir para ele repetir alguma brincadeira que aprendeu com os amigos.

Nos fins de semana, aproveitem juntos as atividades ao ar livre, como parques e praias (sem esquecer o protetor solar infantil!). Mais importante do que a brincadeira, são as memórias que vocês criarão juntos!

Farmácias Nissei: acompanhando em todas as fases da vida

As Farmácias Nissei são a 7ª maior rede de farmácias do Brasil (Fonte: Abrafarma/2022) com mais de 340 lojas, em mais de 80 municípios, nos Estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. É pioneira no conceito de Drugstore, onde os clientes encontram de medicamentos a conveniências, num único lugar. 

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile