Campos do Jordão no outono: 6 motivos para ir na estação das folhas

Visitar Campos do Jordão é o sonho de muitos brasileiros, especialmente daqueles que moram em regiões mais quentes do país. A promessa de baixas temperaturas (mas não congelantes) e uma época menos movimentada que o inverno faz com que muitos subam a Serra da Mantiqueira nos meses de outono.

Escolhemos abril para fazer uma viagem em família. Calhou de ser justamente o mês do meu aniversário – que eu comemorei lá! – e o da minha mãe.

+ 10 lugares para visitar em Campos do Jordão
+ Parque Amantikir em Campos do Jordão: jardins que falam

6 razões para visitar Campos do Jordão no outono

Como nem todo mundo faz aniversário nesse mesmo período e essa acaba não sendo uma das razões para ir, vou listar 6 outros motivos para visitar Campos do Jordão no outono. Acho que algumas delas vão convencer você!

1. Faz frio, mas não congelante

O momento de tirar o gorro, o cachecol e os casacos do armário chegou! No Brasil, o outono vai de meados de março a meados de junho, e as temperaturas em Campos do Jordão oscilam entre 8º e 23ºC.

Tivemos o azar de pegar um dia superquente que bateu quase 28ºC. Para quem sai de Recife em busca de frio, pegar calor não tem graça nenhuma! Mas foi só um dia, e mesmo com a temperatura alta, o vento soprava aquele friozinho gostoso, sabe?

De manhã cedo e à noite sempre são as horas mais agradáveis, com aquela temperatura perfeita para a combinação vinho + fondue.

2. É baixa estação e tudo fica mais barato

Quando o assunto é preço, é hora do nosso olho brilhar. Os meses de outono são de baixa estação, e isso significa que os preços ficam mais atrativos. Fique atento, no entanto, aos períodos de feriados, como a Semana Santa e Tiradentes, que os valores sobem bastante.

No geral, tirando as datas comemorativas, tanto os meios de hospedagem quanto locação de carro e passeios ficam mais em conta. Isso porque, apesar de Campos do Jordão ser uma cidade que está sempre cheia, em determinados períodos a demanda é menor.

Lamento dizer que no quesito alimentação a cidade é bem cara, mas basta fugir dos polos mais badalados, tipo o Centrinho do Capivari, que você encontra restaurantes mais em conta.

3. A cidade fica linda em tons alaranjados

Outra coisa que me encanta é a mudança de paisagem! Não sei se porque por aqui é sempre a mesma coisa, no máximo com alguns espaços mais floridos durante a primavera, mas a mudança de estação e a mudança “de roupa” da cidade é um deleite.

Chegar a Campos do Jordão e ver aquelas folhas de plátano em tons de amarelo e laranja nas árvores e nas calçadas me deixou completamente fascinada, como se eu estivesse em outro país. É claro que a gente não ia deixar de tirar aquela foto bem clichê segurando a folhinha, hahaha.

+ 5 fotos clássicas para fazer em Campos do Jordão
+ Gramado no outono: roteiro de uma semana

4. Festivais culturais e gastronômicos

Embora não tenhamos tido a oportunidade de pegar nenhum evento (tinha acontecido um no fim de semana anterior à nossa chegada), no outono a cidade de Campos do Jordão fica repleta de eventos culturais e gastronômicos.

Uma dos festivais mais tradicionais da cidade, que deu uma pausa durante a pandemia, é a Festa do Pinhão. Em 2022, para não deixar passar batido, alguns restaurantes se uniram e fizeram o Festival do Pinhão, oferecendo no cardápio pratos especiais contendo a iguaria.

5. Paisagem propícia para fotos

O clima bucólico das montanhas torna Campos do Jordão no outono o cenário perfeito para belas fotos. Para quem quer se sentir na Europa, é o momento de se vestir dos pés à cabeça com roupas de frio e mandar ver nos cliques.

Nós fizemos um ensaio fotográfico em família que ficou incrível, mas se você não tiver tempo ou se essa despesa não couber no orçamento de viagem, garanto que com o celular em punho você vai conseguir fazer fotos lindas. Aproveite todos os cenários que a cidade oferece!

6. Vinho e chocolate quente a qualquer hora

Nada como aproveitar o friozinho para curtir um bom vinho. E se bebidas alcoólicas não fazem seu estilo, tudo bem, um chocolate quente bem cremoso também pode ser igualmente bem degustado e apreciado.

Vocês já foram a Campos do Jordão? O que acharam dessa linda cidade?

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *