6 DICAS PARA AJUDAR SEU FILHO A ECONOMIZAR DESDE CEDO

MATERNIDADE

A conscientização sobre a necessidade de economizar e enxugar gastos deve fazer parte da rotina de todos dentro de casa, e essa educação financeira deve começar desde cedo.

Mas como ensinar às crianças que não dá para comprar alguma coisa cada vez que sair de casa? Falar com sinceridade sobre a real situação financeira é o primeiro passo.

NÃO TENHA MEDO DE TRAUMATIZAR A CRIANÇA

Evitar falar sobre as finanças da família por medo de entristecer ou traumatizar seu filho não só não ajuda como pode ter um efeito devastador.

Perceber que os pais estão trabalhando mais do que o normal e ficam nervosos com mais facilidade pode fazer a criança se sentir culpada. Fale a verdade sobre o que está acontecendo!

APRESENTE NOTAS E MOEDAS

Mostre a diferença entre cada uma delas, apontando as diferenças nas cores e tamanhos e explicando que cada uma tem um valor diferente.

ESTIMULE SEU FILHO A GUARDAR DINHEIRO NO COFRINHO

Deixe claro que para conseguir o que ele deseja, é preciso economizar.

EXPLIQUE O VALOR DO DINHEIRO

Fale sobre seu trabalho e o tempo que dedica a ele para receber seu salário todos os meses.

ESTIMULE A CRIANÇA A FAZER TAREFAS ALÉM DAS CONVENCIONAIS

Levar o lixo para fora ou ajudar a guardar as compras do supermercado podem ser recompensadas com uma pequena quantia.

Atenção! Fazer a cama, lavar a louça ou estudar são obrigações, e as crianças não devem ser remuneradas pelas atividades que têm o dever de executar.

Mostre a conta de energia, por exemplo, e explique que banhos demorados com água quente custam muito mais.

MOSTRE O CUSTO DAS COISAS

Adapte os exemplos e explicações de acordo com a idade da criança. Quanto mais cedo você começar a ensinar sobre educação financeira, mais consciente seu filho vai crescer.