JOIAS ARTESANAIS:  3 DESIGNERS DE PERNAMBUCO PARA CONHECER

MODA

Valorizar a arte local em todas as suas formas é um dever de todos aqueles que apreciam e não abrem mão de ter peças únicas e autorais.

As joias artesanais vão além de simples acessórios, cada peça conta uma história que traz um pedacinho da vivência e do carinho do artista.

Em Pernambuco, três designers - que utilizam diferentes técnicas e materiais - se sobressaem no mercado pelo belíssimo trabalho que realizam. Confira a seguir!

Lined Circle

No ano 2000, quando a marca Safh foi criada, a designer Evelyn Safh estava em busca de novos materiais para criar acessórios de moda diferenciados.

EVELYN SAFH

A escolha da resina se deu pela possibilidade de explorar formas e cores livremente, além da tônica na usabilidade. Durante alguns anos, a produção foi feita exclusivamente para outras empresas.

Lined Circle
Lined Circle

Foi só em 2012 que a Safh se transformou em marca própria e passou a oferecer as peças ao consumidor final. Além dos acessórios de moda, a Safh também produz objetos decorativos, como abajoures e vasos. 

"A inspiração vem do nosso entorno, em cima de temas atuais e daquilo que intuímos como desejo do cliente Safh", afirma Evelyn.

PATRÍCIA MOURA

Reaproveitar resíduos orgânicos que seriam descartados na natureza e levariam anos até se decompor é a base do trabalho de moda sustentável de Patrícia Moura.

Alagoana naturalizada pernambucana, Patrícia explora a criatividade criando acessórios com sementes, fibras, conchas, coco e outros materiais ecologicamente corretos.

“Alguns materiais vêm da coleta e beneficiamento de sementes. O mesmo acontece com o chifre e osso bovino, resíduos orgânicos facilmente descartados no solo, a céu aberto”, explica Patricia.

Lined Circle
Lined Circle

A designer não se sente obrigada a seguir tendências,  o forte de seu trabalho é a mistura potente de atemporalidade, ousadia e responsabilidade socioambiental.

Lined Circle
Lined Circle

Em 2004, morando no paraíso de Porto de Galinhas, Viviane e seu marido Daniel perceberam a quantidade de coco que era descartado após o consumo.

VIVIANE LOCATELLI

Os dois, que já viviam do artesanato, começaram a desenvolver uma técnica para utilizar o endocarpo do coco como matéria prima para seus produtos.

Lined Circle

Em 2010 a Palmeiral Arte Sustentável virou microempresa e iniciou uma parceria com as mulheres da comunidade de Porto de Galinhas que ajudam na produção dos acessórios.

Além dos acessórios femininos, a Palmeiral Arte Sustentável também produz itens decorativos, como luminárias. Promover o uso sustentável dos recursos naturais é a missão da empresa.

Lined Circle

CONHEÇA AS DESIGNERS!

Evelyn Safh

@SAFHPONTOCOM

Lined Circle
Lined Circle

Patrícia Moura

@PATRICIAMOURABIOJOIAS

Viviane Locatelli

@PALMEIRAL. ARTESUSTENTAVEL