SUÁSTICA: 5 FORMAS DE FALAR SOBRE O ASSUNTO COM AS CRIANÇAS

COMPORTAMENTO

Em junho de 2021, um vídeo de um jovem de 17 anos andando por um shopping em Caruaru (PE), ostentando uma faixa com a suástica nazista no braço, viralizou na internet.

Abordado pelos seguranças, o rapaz disse que tinha liberdade para usar o que quisesse. Como mãe, a primeira coisa que pensei foi: “Que nunca seja meu filho a fazer uma coisa dessas”.

Lined Circle

X

Por ironia do destino, bastaram alguns meses para que o assunto da suástica surgisse na minha própria casa: através de um desenho feito pelo meu filho, então com 7 anos.

Inspirado por um anime, ele não tinha noção do símbolo e nem da história por trás. Nessas horas o melhor a fazer é conversar! Veja 5 formas de falar sobre isso com as crianças.

As crianças ainda não conhecem a história, não sabem o que aconteceu. É melhor conversar e explicar, já que proibir sem contextualizar não adianta.

Lined Circle
Lined Circle

NÃO FAÇA ALARDE E NEM BRIGUE

Falar sobre o nazismo ou tentar ilustrar o Holocausto pode ser um papo muito pesado. Dependendo da idade da criança, é melhor contar de uma forma mais suave.

PENSE NA MELHOR FORMA DE ABORDAR O TEMA

Existem formas de fazer os pequenos entenderem sem entrar em detalhes das atrocidades. Se for uma criança com 12 anos ou mais, apresente os filmes A Vida é Bela e O Menino do Pijama Listrado.

O racismo já é um assunto conhecido pelas crianças e vivenciado por muitas delas. A suástica foi adotada como símbolo supremacia branca que considerava outras raças inferiores.

FALE SOBRE RACISMO

Essa é uma ótima oportunidade para plantar nos pequenos a sementinha da igualdade e fazê-los compreender que ninguém é melhor ou pior por conta da cor da pele ou do lugar onde nasceu.

Lined Circle
Lined Circle

Certos temas são delicados demais para se fazer piada, e o nazismo é um deles, definitivamente.

REPREENDA PIADAS E BRINCADEIRAS

Fantasias de carnaval ou de halloween com uniformes militares nazistas, por exemplo, não são nada engraçadas. A saudação a Hitler muito menos.

Ainda que não estejam relacionados ao nazismo, é importante tratar sobre assuntos delicados com as crianças sempre que surgir uma brecha.

CONVERSE SOBRE TEMAS SENSÍVEIS SEMPRE QUE POSSÍVEL

Lined Circle

Falar sobre a morte, sobre gordofobia ou mesmo sobre a fome, dando o exemplo do moço que pede comida no sinal, são formas de introduzir assuntos sensíveis de uma maneira natural. 

Conversar sobre problemas sérios, sempre buscando uma pegada mais leve, vai estimular a criança a ter uma melhor noção enquanto ser social e ensiná-la a ser mais empática.