Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Mulher de bigode não dá!

Se tem uma coisa que me incomoda profundamente é quando estou com o buço por fazer. Tem um período em que ele está muito curto pra tirar com cera, e grande o suficiente pra eu me achar uma sósia da Frida Kahlo. E nem adianta alguém dizer que não dá para notar, porque o meu reflexo no espelho não mente pra mim, e eu me sinto estranha vendo aquele “bigodim”. Tudo bem se você acha que isso é besteira ou futilidade, mas para mim, mulher de bigode não dá (principalmente quando essa mulher sou eu diante do espelho!).

Mulher de bigode: vamos remover esses pelos!

Graças a Deus – e à estética – existem soluções para esse pequeno contratempo relacionado à vaidade feminina. E a menos que isso realmente não seja problema para você, é só escolher a técnica mais adequada de acordo com sua pele e o grau do problema. 

Cera

Podendo ser quente ou fria, a depilação com cera talvez seja a mais popular e a mais democrática em meio às alternativas existentes. O mercado oferece várias opções de produtos, e também existem as receitas caseiras, mas o ideal é que esse tipo de depilação seja feito em um salão de confiança. Através da aplicação da cera, os pelos são removidos pela raiz, o que faz com que demorem mais para aparecer novamente (em média 20 a 30 dias).

A cera fria tende a causar reações alérgicas em algumas pessoas. A quente, por sua vez, se mal aplicada pode causar queimaduras. Se você nunca fez depilação com cera, é recomendável fazer um teste antes em uma pequena área no próprio buço antes de optar definitivamente pela remoção dos pelos através desse método.

Prós: Removidos pela raiz, os pelos demoram mais para crescer.
Contras: Pode causar alergias ou queimaduras.

Descoloração

Os pelos não são removidos, apenas clareados, geralmente com a água oxigenada (que pode ou não ser utilizada com outras soluções químicas). Quem tem muito pelo nessa região, talvez a descoloração não seja boa opção, principalmente para quem tem pele morena e muito pelo, pois o problema pode ser acentuado em vez de escondido.

A pele do rosto é bastante sensível, por isso é importante fazer um teste no braço antes de utilizar quaisquer produtos e ver se não há nenhuma reação alérgica. O tempo de duração dos pelos descoloridos podem variar bastante, mas em média é de 15 dias.

Prós: Alternativa rápida e que pode ser feita em casa.
Contras: Pode causar alergias e/ou irritação na pele.

+ 6 dicas para conseguir ser vaidosa mesmo sendo mãe
+ Comércio de plástico: a indústria da cirurgia plástica

Linha

Através desse método, os pelos são arrancados pela raiz e com muito mais agilidade do que tirar na pinça (faço essa comparação por achar que a dor é a mesma, rsrs). Entre as técnicas mais comuns, a depilação por linha é a que menos agride a pele.

Antes de pegar sua caixinha de costura e pegar o primeiro carretel de linha que encontrar pela frente, saiba que a técnica exige bastante conhecimento quando a posição dos fios e ao manuseio. (Em tempo: por mexer com os nervos do rosto, esse método SEMPRE me faz espirrar, mas é o único que tenho utilizado).

Prós: Remove os pelos pela raiz.
Contras: Pode causar foliculite (pequenos caorocinhos) na pele.

Creme depilatório

Devido á química utilizada nesse tipo de produto, os pelos “derretem” e caem, mas não de maneira profunda, ou seja, não são arrancados pela raiz.

O mercado oferece várias opções de cremes depilatórios, inclusive específicos para essa área do rosto, e devem ser aplicados com uma espátula e retirados em alguns minutos (cada produto traz instruções de uso e tempo na embalagem). Assim como na descoloração, o produto deve ser aplicado em outra parte do corpo primeiro, para testar contra possíveis reações alérgicas.

Prós: Praticidade e rapidez.
Contras: Risco de reações alérgicas e/ou irritação, e o produto não faz com que 100% dos pelos desapareça.

+ O lado cruel da indústria da vaidade
+ Alongamento de cílios

Laser

É o sonho de toda mulher que sonha com a remoção definitiva dos incômodos pelinhos. O método utiliza o laser para “queimar” o pelo até a raiz, atraído pela melanina (a pigmentação dos pelos). Essa energia elimina, ou pelo menos retarda, a capacidade do folículo produzir um novo fio.

Já existem vários tipos de depilação a laser, com diferentes especificações técnicas e graus de eficácia, inclusive para pelos finos e claros. São necessárias, em média, cinco sessões (podendo variar de acordo com cada paciente).

Para a aplicação do método de depilação a laser é imprescindível a consulta com um dermatologista qualificado, que irá orientá-lo sobre a melhor alternativa e a possibilidade de realização da técnica.

Prós: Os pelos não voltam a crescer (ou voltam em bem menor intensidade)
Contras: Preço alto

Vale salientar que para todas as alternativas indicadas no post, não é recomendável a exposição ao sol após a aplicação, pois o sol pode manchar a região de maneira irreversível.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile