Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Parto normal ou cesárea?

Parto normal ou cesárea? A pergunta não deveria fazer-nos sentir como se estivéssemos sendo interrogados pelo FBI, mas a tensão que essa pergunta gera é avassaladora. A escolha deveria ser da mãe baseada nas orientações médicas, mas o assunto faz os entendidos e pitaqueiros de plantão entrarem numa discussão mais acirrada do que torcidas rivais de futebol, e faz uma guerra parecer um grupo de crianças brincando de soldadinho.

Sem entrar na questão dos benefícios e malefícios de cada procedimento, seja por vontade ou necessidade, a opção da mãe deve ser respeitada, ainda que não concordemos com ela. Algumas pessoas, no entanto, se esquecem do momento sensível e único que a mulher está passando e se acham no direito de interferir na escolha com um longo e penoso sermão.

A opinião dos pitaqueiros é mais forte do que os religiosos mais fervorosos que não perdem a oportunidade de pregar. E como não poderia deixar de ser, cada um acha que a sua opinião é a mais correta e a mais adequada, como se toda gestação fosse igual, como se toda a experiência de vida fosse igual, e nisso, que se torna um monólogo interminável na tentativa de fazer uma lavagem cerebral na cabeça da futura-mamãe, a opinião dela – a que realmente importa – acaba sendo ignorada.

Ainda tem aqueles – claro! – que só precisam de um motivo minúsculo para encher a cabeça da pessoa de medos com histórias trágicas:

Situação 1

– Você vai querer parto normal ou cesárea?
– Normal.
– Noooooossa, você é louca! Imagina passar 12 horas sofrendo de dor, com o bebê lhe rasgando. A prima da cunhada da minha vizinha teve normal, e na hora do bebê sair o braço dele emperrou e quando conseguiram tirar o bebê a mãe estava verde e nunca mais recuperou a cor, e blá blá blá…

Situação 2

– Você vai querer parto normal ou cesárea?
– Cesárea.
– Isso é uma violência contra a vida da criança e uma agressão contra o corpo da mãe! Jesus fez a mulher para ter filhos de forma natural, a natureza é  perfeita, e os bebês que nascem de cesariana viram vampiros ou lobisomens e blá blá blá…

Honestamente, os pastores do parto ainda não entenderam que as mães {a maioria, pelo menos} tem acesso à informação e tem médicos a acompanhando? Eu leio bastante sobre o assunto, gostaria muito de ter Luca de parto normal {penso muito na recuperação, para poder estar “inteira” para curti-lo desde o primeiro momento}, mas não sou radical a ponto de descartar a cesárea caso seja necessário. De uma forma ou de outra ele vai ter que sair, e tudo o que desejo nessa hora é respeitar a horinha dele e que ele venha cheio de saúde.

E para quem usa argumento de que médico que faz cesárea é carniceiro, na boa, troque de médico. O primeiro passo é ter confiança na equipe que está cuidando de você!

Crédito da imagem: My Natural Childbirth

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile