Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Minhas melhores amigas não se falam!

O pessoal que curte a fanpage já sabe dessa novidade e até já me ajudou com esse post. É que agora toda semana {ou sempre que tiver assunto} será publicada aqui no blog uma pergunta ou dúvida feita pelos leitores do blog. Pode ser sobre qualquer coisa: moda, maquiagem, saúde, assuntos do coração {#falaqueuteescutofeelings}… Eu vou correr atrás de um profissional que possa responder a dúvida, e enquanto isso, lá na fanpage, vocês me ajudam dando pitaco para eu postar aqui também. Para participar mandando sua dúvida, basta usar o formulário de contato do blog ou mandar inbox pelo Facebook. E se não quiser que eu publique seu nome, é só me avisar.

O dilema de hoje é um triângulo amistoso em conflito. De um grupo de três amigas, duas brigaram, e uma ficou sem saber o que fazer. Quem responde essa situação comportamental é a Dra. Cláudia Lima, psicóloga, que atende pacientes adolescentes e adultos em seu consultório em Natal/RN.

Nos últimos anos da faculdade, eu e duas amigas nos tornamos inseparáveis. Mais de quatro anos de formadas e ainda nos vemos e nos falamos com frequência, fomos madrinha de casamento uma das outras, e eu sou madrinha da filha de uma delas. Há mais ou menos 3 meses minhas amigas tiveram uma briga por um motivo banal e não se falam desde então. Continuo amiga das duas, mas me incomoda quando uma fica falando da outra e espera que eu fique com raiva também. Pensei em marcar um encontro com as duas, mas tenho medo que ambas se chateiem comigo. *Beatriz/SP

Os conflitos estão presentes em todas as etapas da vida dos sujeitos. A intimidade é um fator que ajuda a criar vínculos saudáveis, mas em algumas ocasiões, se não bem administrada, pode gerar uma quebra do vínculo em uma relação de amizade. Neste caso, interferir marcando um encontro entre as amigas pode exacerbar o conflito já existente, se ambas as partes ainda não conseguem ter maturidade para separar a briga entre elas e a relação saudável que permanece com a outra amiga. Um encontro talvez não seja aceito da melhor forma. É salutar que a amiga que está no “meio” do conflito demonstre o incômodo em ter que ouvir as amigas falando mal uma da outra e ter que tomar partido, colocar que respeita e gosta das duas e que a briga não é com ela. Caso alguma das duas sinalize que estaria aberta ou gostaria de uma oportunidade para se entender com a outra, valeria marcar o encontro, caso contrário esperar o tempo delas para aprenderem a lidar com essa desavença, é a solução mais segura.

Clique no link “minhas melhores amigas não se falam!” para ler outros pitacos sobre essa questão, e acompanhe a fanpage do blog para participar dos próximos pitacos.

* O nome foi modificado à pedido da leitora.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile