Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Anônimos, famosos e viajantes

O que é produzido de alguma inspiração também pode inspirar. A jornalista e fotógrafa Karla Vidal fez uma adaptação do seu ensaio fotográfico intitulado Anônimos, famosos e viajantes para o formato de e-book. De forma didática, Kakau relata no projeto todo o processo de produção de um ensaio fotográfico com o objetivo de inspirar e estimular estudantes a desenvolverem projetos semelhantes.

+ Espaço Ciência: museu a céu aberto em Pernambuco
+ Parque Dois Irmãos: o zoológico do Recife

Anônimos, famosos e viajantes: a inspiração

Em 2005 surgiu a ideia de acompanhar o cotidiano dos artistas que se apresentam nos ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife. Na época a ferramenta de trabalho ainda era a câmera analógica e filme fotográfico preto e branco, mas quase uma década depois o trabalho continua atual e mais real do que nunca.

“Com o livro espero desmistificar um pouco o processo de produção de um ensaio fotográfico e sugerir aos estudantes que é possível desenvolver pesquisa científica a partir da documentação visual, mesmo quando a maioria das pesquisas é apresentada em forma escrita. Pretendo mostrar que uma forma não deve se opor a outra. Ambas podem conviver harmoniosamente, em diálogo constante, produzindo resultados satisfatórios como esse livro”, afirma a fotógrafa, que já expôs sua série na UFPE e na 2ª Mostra Recife de Fotografia.

+ Paço do Frevo: o museu do carnaval no Recife
+ Jardim Botânico do Recife

Material gratuito

Anônimos, famosos e viajantes é gratuito e está disponível para download sob a licença Creative Commons 4.0 de Cultura Livre, a mais flexível de todas. O público-alvo do livro digital são estudantes e pesquisadores de áreas como comunicação, fotografia e antropologia. A obra está disponível no endereço:

Para ver mais do trabalho da jornalista e fotógrafa Karla Vidal, em 2012 publicamos seu lindo ensaio do São João em Caruaru aqui mesmo no blog. e em 2013 Kakau participou da tag Passaporte falando sobre Strasbourg. Visite também o site Karla Vidal Fotografia e encante-se com suas imagens.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile