Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Como fazer o RG do bebê

CPF em mãos, foto 3×4 tirada, agora é hora de deixar as impressões digitais do pequeno cidadão no sistema e fazer o RG do bebê. Saiba o que você precisa fazer.

+ Como fazer o CPF do bebê
+ Foto 3×4 de bebê: a saga para conseguir uma foto razoável

Passo a passo para fazer o RG do bebê

Para emitir a carteira de identidade é necessário dirigir-se a uma órgão expedidor munido dos seguintes documentos:

Gratuidade para a primeira via

Para a primeira via da identidade, independente da idade da pessoa, a lei federal garante a gratuidade. Em alguns locais é preciso agendar com antecedência, em outros tem que chegar cedo para pegar uma ficha. Pela conveniência, agendei no Expresso Cidadão do RioMar pelo telefone 3183-8031.

O horário para agendamento é de segunda a sábado das 08:00 às 09:00, com o agendamento sempre para o dia seguinte, e para conseguir tem que ter um pouquinho de paciência. Inúmeras vezes liguei e o telefone só dava ocupado, numa dessas vezes quando enfim consegui ser atendida o limite de atendimentos para o dia seguinte já havia sido atingido. Acho que só na 5ª ou 6ª tentativa consegui {não desistam!}.

+ Lei da Cadeirinha: o que você precisa saber para manter seu filho em segurança
+ Espaço Família do RioMar

*POST EDITADO EM 2017. Como a validade do RG de crianças pequenas é de apenas um ano, já precisei tirar outra via do de Luca. O agendamento para o Expresso Cidadão do RioMar, aqui em Recife, pode ser feito através do Sistema de Cadastro Civil.

Nossa experiência para tirar o RG de Luca

Lá é super organizado, na recepção do Expresso Cidadão eles já conferem se o agendamento foi feito antes de encaminhar para a emissão do RG. Por se tratar de uma criança de colo, o atendimento é preferencial, mas ainda assim tem que esperar um pouquinho para ser atendido.

O primeiro atendimento é uma triagem para conferir se todos os documentos solicitados foram levados e se as fotos estão conforme as regras. O segundo atendimento é o cadastro propriamente dito, onde os dados são inseridos no banco de dados para impressão do documento. O terceiro e último passo é a coleta das digitais.

Todo o processo demorou menos de 1 hora, mas o documento só fica pronto em 10 dias, e para receber basta levar o protocolo que é entregue no dia em que o procedimento é feito.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile