Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

O que seu filho assiste na TV? Prós e contras dos desenhos

“Meu filho não vai assistir TV e nem jogar videogame, vai brincar na rua e ter uma infância como eu tive”. A frase não é minha, mas poderia ser. Na verdade, quando ainda estava grávida, eu e outras mamães com que conversava tínhamos um discurso educativo lindo, tudo perfeito na teoria. Quando a criança nasce e cresce mais um pouquinho a coisa muda. “Tsc tsc tsc. Desculpa para boi dormir! Isso é falta de força de vontade”, pensarão os mais céticos {e que ainda não tem filhos}. Enquanto isso vários pais e mães estão assentindo à medida que leem cada palavrinha aqui escrita e pensando: “É isso mesmo!”

O que seu filho assiste na TV?

Eu não gosto que Luca passe o dia na frente da TV, por isso sempre que tenho a oportunidade desço para o parquinho do prédio onde ele pode brincar e interagir com outras crianças, ou saímos para passeios. Certas horas, contudo, é inevitável que ele ou qualquer outra criança que viva numa cidade com eletricidade e um aparelho assista TV.

Luca tem seus desenhos favoritos. Alguns não só concordo como incentivo para que ele assista por causa das mensagens que o desenho passa, mesmo que ele ainda não entenda. Outros ele assiste e para mim mesma dou a desculpa de que ele ainda não sabe o que significa, e torço para que perca o interesse {tento colaborar mudando de canal}.

+ 3 filmes inspiradores para ver com crianças
+ Aniversário Os Incríveis

Dora, a Aventureira

Se eu tiver uma filha um dia, quero que ela seja doce e meiga como a personagem. Dora é meiga, amiga e educada, sempre pondera sobre o que deve fazer e não hesita em ajudar os amigos ou em pedir ajuda quando necessário. Por que deixar seu filho assistir? Porque Dora respeita os pais, sabe dividir o que tem e ainda ensina palavrinhas e frases curtas em inglês.

Doki

O fofo cachorrinho passa a maior parte do tempo no clubinho com seus amigos. Quando uma dúvida aparece, Doki e sua trupe pedem ajuda aos amigos do clube que vivem em outros países, e para esclarecer as dúvidas não perdem tempo antes de entrar no avião e partir para o destino e sanar a questão de perto. Por que deixar seu filho assistir? Porque Incentiva a levantar questionamentos e tentar esclarecê-los. Ah, e mostra lugares do mundo inteiro, para pais que gostam de viajar, incentivar os filhos a viajar como o Doki é um bom começo.

+ Parque da Mônica: atração para os pequenos em São Paulo
+ Brinquedo de menino e de menina

Bob Esponja Calça Quadrada

Ou “Bobonda-Dada”, como Luca chama. Definitivamente Bob Esponja não é um desenho para crianças. A esponjinha camufla sarcasmo por trás de sua cara engraçada, e as tiradas dos outros personagens do desenho, como Lula Molusco e Siri Queijo, são tudo, menos educativas. Por que NÃO deixar seu filho assistir? Porque de vez em quando aparecem alguns palavrões, e por trás da amizade velada entre alguns personagens, o desenho é sarcasmo e piada pura.

Superwhy

Superwhy, Alfa Pig, Princesa Ervilha e Super Chapeuzinho pregam que para todo problema existe uma solução, e a resposta para os problemas está nos livros. A cada episódio um novo dilema é levantado {geralmente bem bobinho, mas vamos lembrar que é para crianças}, e os personagens entram numa história para buscar a elucidação. Por que deixar seu filho assistir? Pelo incentivo à leitura! Além do mais, as histórias dos livrinhos são contadas em inglês, e as letrinhas do alfabeto também.

Peppa Pig

Ainda não descobri qual a mensagem subliminar por trás desse desenho que deixa as crianças tão hipnotizadas. Peppa é um desenho bobinho na maior parte do tempo, e na parte que deveria ser mais educativa, só vejo o desserviço que presta pela malcriação da personagem que dá nome ao programa. Peppa é malcriada, egoísta e respondona, e pelo desenrolar do desenho com os outros personagens, a atitude malcriada parece ser normal e engraçadinha. Embora não seja dos favoritos de Luca, o problema é que Peppa passa o dia todo na TV.

Vocês tem algum desenho que indicam ou não indicam de jeito nenhum?

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile