O que seu filho assiste na TV? Prós e contras dos desenhos

“Meu filho não vai assistir TV e nem jogar videogame, vai brincar na rua e ter uma infância como eu tive”. A frase não é minha, mas poderia ser. Na verdade, quando ainda estava grávida, eu e outras mamães com que conversava tínhamos um discurso educativo lindo, tudo perfeito na teoria. Quando a criança nasce e cresce mais um pouquinho a coisa muda. “Tsc tsc tsc. Desculpa para boi dormir! Isso é falta de força de vontade”, pensarão os mais céticos {e que ainda não tem filhos}. Enquanto isso vários pais e mães estão assentindo à medida que leem cada palavrinha aqui escrita e pensando: “É isso mesmo!”

O que seu filho assiste na TV?

Eu não gosto que Luca passe o dia na frente da TV, por isso sempre que tenho a oportunidade desço para o parquinho do prédio onde ele pode brincar e interagir com outras crianças, ou saímos para passeios. Certas horas, contudo, é inevitável que ele ou qualquer outra criança que viva numa cidade com eletricidade e um aparelho assista TV.

Luca tem seus desenhos favoritos. Alguns não só concordo como incentivo para que ele assista por causa das mensagens que o desenho passa, mesmo que ele ainda não entenda. Outros ele assiste e para mim mesma dou a desculpa de que ele ainda não sabe o que significa, e torço para que perca o interesse {tento colaborar mudando de canal}.

+ 3 filmes inspiradores para ver com crianças
+ Aniversário Os Incríveis

Dora, a Aventureira

dora-aventureira

Se eu tiver uma filha um dia, quero que ela seja doce e meiga como a personagem. Dora é meiga, amiga e educada, sempre pondera sobre o que deve fazer e não hesita em ajudar os amigos ou em pedir ajuda quando necessário. Por que deixar seu filho assistir? Porque Dora respeita os pais, sabe dividir o que tem e ainda ensina palavrinhas e frases curtas em inglês.

Doki

doki

O fofo cachorrinho passa a maior parte do tempo no clubinho com seus amigos. Quando uma dúvida aparece, Doki e sua trupe pedem ajuda aos amigos do clube que vivem em outros países, e para esclarecer as dúvidas não perdem tempo antes de entrar no avião e partir para o destino e sanar a questão de perto. Por que deixar seu filho assistir? Porque Incentiva a levantar questionamentos e tentar esclarecê-los. Ah, e mostra lugares do mundo inteiro, para pais que gostam de viajar, incentivar os filhos a viajar como o Doki é um bom começo.

+ Parque da Mônica: atração para os pequenos em São Paulo
+ Brinquedo de menino e de menina

Bob Esponja Calça Quadrada

bob-esponja

Ou “Bobonda-Dada”, como Luca chama. Definitivamente Bob Esponja não é um desenho para crianças. A esponjinha camufla sarcasmo por trás de sua cara engraçada, e as tiradas dos outros personagens do desenho, como Lula Molusco e Siri Queijo, são tudo, menos educativas. Por que NÃO deixar seu filho assistir? Porque de vez em quando aparecem alguns palavrões, e por trás da amizade velada entre alguns personagens, o desenho é sarcasmo e piada pura.

Superwhy

superwhy

Superwhy, Alfa Pig, Princesa Ervilha e Super Chapeuzinho pregam que para todo problema existe uma solução, e a resposta para os problemas está nos livros. A cada episódio um novo dilema é levantado {geralmente bem bobinho, mas vamos lembrar que é para crianças}, e os personagens entram numa história para buscar a elucidação. Por que deixar seu filho assistir? Pelo incentivo à leitura! Além do mais, as histórias dos livrinhos são contadas em inglês, e as letrinhas do alfabeto também.

Peppa Pig

peppa

Ainda não descobri qual a mensagem subliminar por trás desse desenho que deixa as crianças tão hipnotizadas. Peppa é um desenho bobinho na maior parte do tempo, e na parte que deveria ser mais educativa, só vejo o desserviço que presta pela malcriação da personagem que dá nome ao programa. Peppa é malcriada, egoísta e respondona, e pelo desenrolar do desenho com os outros personagens, a atitude malcriada parece ser normal e engraçadinha. Embora não seja dos favoritos de Luca, o problema é que Peppa passa o dia todo na TV.

Vocês tem algum desenho que indicam ou não indicam de jeito nenhum?

Comentários do Facebook
Compartilhe:
17 comments Add yours
  1. Eu gosto da Casa do Mickey, de Daniel Tigre, da Princesinha Sofia do Disney Jr. Além de Dora, Doki e Super Why. Todos são interessantes pelas mensagens de amizade, respeito a comunidade, aos pais, aos amigos, pelas lições de honestidade e generosidade. Não sou uma critica severa de Peppa, mas acho um desenho chato e repetitivo. Ainda acho que os pais são os responsáveis pelo exemplo, pelas lições e pelos valores, não a tv. Então bom senso e parcimônia são as melhores receitas, nada precisa ser nem de mais, nem de menos. Uma hora pra cada coisa.

  2. Que legal esse post Ana!
    Acompanho o dia a dia do meu sobrinho e tbm acabo notando os temas e como os desenhos os abordam. Ele assiste todos esses, menos o Bob Esponja (na verdade ele não vê nenhum da Nickelodeon). Tem um que ele gosta muito e que ensina noções ótimas de matematica e lógica, se chama Team Umizoomi, vc já viu? É bacaninha!
    Agora a Peppa é um saco… se ele vê passando fica hipnotizado total!
    Ah, ele tbm gosta do Little Bill, vc já viu? É de um personagem criado pelo Bill Cosby, onde o menininho protagonista é moreninho e convive com a familia dele e amigos =)

    Vou compartilhar esse post!

    Beijos
    Camila

    http://www.sejabelissima.com.br

  3. Na mesma linha de Dora, tem o Go Diego Go.. Dante adora!
    Tb tem um muito fofo, Caillou, já viu?
    Ele tb assiste Bob o Construtor, Peixonauta e uns do Zoomoo..
    Eu não gosto que ele assista programações de TV aberta ou a cabo, mais por causa das propagandas e apelo de consumo.. Aqui assistimos pelo Netflix ou pelo app Playkids..
    Agora nas férias ele está todo errado lá na casa dos avós, rs.. Mas semana que vem ele entra no eixo de novo, TV ou celular tem tempo controlado, só final de semana que é mais livre!

    Mas saindo da linha de desenhos, aqui incentivo muito que ele assista shows de música e histórias! Gostamos muito de Palavra Cantata, Tiquequê, Pato Fu (Música de Brinquedo) e recentemente descobrimos a Carol Levy, tem até um programa novo dela aos sábados na globo nordeste, excelente!! Assistimos pelo pela internet!

  4. No Netflix tem um desenho que minha filha adora (1ano8meses) e que eu mesma acho muito bom, que é a série Care Bears Welcome to Care-a-Lot. Os temas são ótimos e as músicas muito boas. A Dora também é ótima. =)

  5. Meu filho só assiste os desenhos da Discovery Kids e os que ele mais gosta são o da Peppa e Luna (esse último eu adoro assistir também rsrs)

  6. Olá, tenho duas filhas uma de quatro anos e outra de sete, e claro que deixo elas assistirem tv, mas sempre fico de olho no que estão vendo, sempre tento incentivar os desenhos que passam mensagens mais educativas, mas nem sempre como o caso do bob esponja que tenho o mesmo pensamento que você, porém elas adoram. Faço com que elas fiquem o mínimo de tempo na frente da tv, mas vamos combinar que a tv é uma boa fonte de distração para quando queremos fazer algo em casa, então eu penso que não há problema algum de olharem tv, desde que em horários determinados e programas apropriados, mas sempre fico por perto para ver o que estão olhando, se elas vêem algo que não concordo eu vou lá e tento explicar porque aquilo não é legal. Bjs

  7. ESSE DESENHO MINHA FILHA GOSTA DESDE MUITO BEBEZINHA.
    ANTES DE DEIXÁ-LA ASSISTIR É LÓGICO QUE EU ASSISTI ANTES.
    A personagem principal que dá nome à animação é muito boazinha, meiga, educada e muito carinhosa com seu irmãozinho Jupter, diferentemente do comportamento da porquinho Peppa Pig que é malcriáda, respondiam, egoísta e maldosa com seu irmãozinho Jorge.

    RECOMENDO…

    Show da Luna

    O Show da Luna! (em inglês: Earth to Luna!, e em português europeu: O Mundo da Luna!) é uma série de TV de animação brasileira, criada e dirigida por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, produzida por Ricardo Rozzino, da TV Pinguim, cuja versão em inglês estreou no canal americano Sprout, da NBC, em 16 agosto de 2014. No Brasil, ela fez sua estreia em 13 de outubro de 2014 pelo canal Discovery Kids, coprodutor da série. Sua primeira exibição comercial ocorreu pela TV Brasil, canal aberto, em 10 de agosto de 2015, dentro do programa Hora da criança.
    A série mostra as aventuras de uma menina de 6 anos de idade que ama a ciência. A primeira temporada tem 52 episíodos com duração de 15 minutos cada. O público alvo são crianças na faixa dos 3 aos 5 anos.

    A série gira em torno de Luna, uma garota de 6 anos que ama ciências, e que acredita que a Terra é um enorme laboratório aonde ela pode descobrir diversas curiosidades. Curiosa e destemida, Luna não sossega até conseguir responder a pergunta: “O que está acontecendo aqui?”. A cada episódio, uma curiosidade é abordada, seja no quintal da casa de Luna ou na praia, aonde sem saber, Luna, seu irmão mais novo, Júpiter, de 4 anos e o furão de estimação da família, Cláudio, praticam ciência diariamente, formulando hipóteses e fazendo experimentos. Criativa, Luna utiliza sua imaginação para descobrir suas diversas dúvidas durante cada episódio.

    Personagens

    Luna: Luna é animada, energética e extrovertida. Para Luna, o mundo está cheio de coisas fascinantes e ela não vai sossegar até explorar todas elas! Ela é curiosa e persistente. Luna está sempre equipada com um bloquinho de notas e com seu AHA, mistura de câmera, computador, lente de aumento e caixa de som.

    Júpiter: O trio não poderia estar completo sem o Júpiter, irmãozinho de Luna. Do alto dos seus 4 anos de idade, Júpiter tem sempre alguma explicação mágica para os mistérios da ciência e a qualquer momento, está preparado para mais uma aventura com a sua irmã mais velha e Cláudio.

    Cláudio: O furão de estimação Cláudio que sempre acompanha Luna em suas investigações científicas. Se na brincadeira de faz de conta ele é perfeitamente capaz de falar e expressar todos os seus sentimentos e suas ideias, no mundo real, ele se faz entender apenas através de gestos, expressões, grunhidos e barulhinhos fofos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *