Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Camisetas com frases: a moda como forma de expressão

A moda fala. Seja para defender uma causa, expressar o humor, mostrar a personalidade ou simplesmente exibir um lado divertido, as camisetas com frases são excelentes manifestações de expressão. Quando Victoria Beckham usou a camiseta com os dizeres “A moda roubou meu sorriso”, em tradução livre, talvez ela não estivesse brincando, a julgar pela expressão no rosto…

+ Camisetas com estampas de frutas
+ Divas da música nas camisetas

Camisetas com frases: a moda fala!

À medida que o tempo vai passando, a moda vai se democratizando cada vez mais. O que antes era visto como básico, a depender da combinação, a camiseta pode ser um componente crucial para criar um visual chique e cheio de estilo. E para quem realmente deseja permanecer no combo básico com o jeans, também é possível montar um look confortável e descolado.

As camisetas com frases vêm ganhando espaço nos guarda-roupas, tanto masculinos como femininos, por serem um recurso acessível e versátil para exprimir ideias e opiniões.

Em defesa de uma causa

Quando a grife francesa Christian Dior apresentou, no final de 2018, a camiseta com os dizeres “We should all be feminists” (“Todos nós deveríamos ser feministas”, em tradução livre), a marca ganhou vários adeptos. Rihanna e Natalie Portman, conhecidas por serem porta-vozes do feminismo, foram algumas das grandes entusiastas que – literalmente – vestiram a camisa.

Mas ninguém precisa recorrer à Dior para fazer coro a essa voz (atualmente, a peça na cor preta está custando a bagatela de US$ 860 no site oficial da grife). O mercado oferece alternativas igualmente expressivas e com valores bem mais módicos.

Revelando seu estado de espírito

Uma camiseta pode falar muito sobre sua personalidade, seu estado de espírito ou o seu humor no dia. Alguns anos atrás, a atriz Eva Longoria foi fotografada em um café vestindo uma camiseta que dizia “I want more privacy!” (“Quero mais privacidade”).

Na época, a imprensa especulou que aquela mensagem poderia ser uma retaliação a um paparazzi que havia perseguido a atriz em Nova York, quando ela estava na companhia do então marido, em um momento que requeria um pouco de privacidade.

Seja um sentimento de saudade, de alegria ou simplesmente uma maneira de dizer “Me deixe em paz!”, uma camiseta pode representar muito bem seus sentimentos.

+ Camisetas no Dia do Orgulho Geek
+ Misticismo na moda: Mandalas estampam camisetas

Aflorando o lado divertido

Essas são as mais comuns, o que corrobora, de modo geral, o fato de estarmos em um estado de espírito alegre e debochado a maior parte do tempo. Muitas vezes, as camisetas com frases que puxam para o lado sarcástico também têm uma mensagem política ou ativista por trás. Outras vezes, o intuito é apenas a diversão mesmo!

Depois do aclamado filme Brokeback Mountain, de 2005, o ator Jake Gyllenhaal, cujo personagem era um cowboy que se apaixonava por um outro homem, foi visto usando uma camiseta que dizia “I was a gay cowboy before it was cool” (“Eu já fui um cowboy gay antes disso virar moda”, em tradução livre).

Apesar do tom divertido da peça, existe uma luta social por trás levantando a bandeira contra a homofobia.

Se você tivesse que se expressar através de uma roupa, que frase sua camiseta traria? Acho que na minha teria algo como “Mulher de áries detectada: não fale comigo hoje”. Acho que vou mandar fazer essa t-shirt!

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile