Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

São Miguel dos Milagres: o que fazer em 2 dias

Conhecida por suas praias paradisíacas e pela tranquilidade da região, São Miguel dos Milagres, localizada no litoral de Alagoas, é sem dúvidas um dos lugares mais belos do Brasil. Se você está procurando um destino para um fim de semana relaxante, São Miguel dos Milagres é uma excelente opção. Mas prepare-se para perde o fôlego com a beleza do lugar!

Como chegar a São Miguel dos Milagres

Para chegar a São Miguel dos Milagres, os aeroportos mais próximos são os de Maceió e Recife, e o trajeto a partir de uma dessas duas cidades deve ser feito de carro. Milagres está localizada a cerca de 100 km de Maceió, capital de Alagoas, e a cerca de 240 km daqui de Recife. Por Maceió, a principal rota é a AL-101 Norte, cujo trajeto leva cerca de 2 horas. Partindo de Recife, o caminho pela pela BR-101 leva cerca de 4 horas.

Outra opção é contratar um serviço de transfer ou táxi. Algumas empresas de turismo oferecem esse tipo de serviço, que pode ser mais conveniente para quem não deseja alugar carro. O que muita gente costuma fazer, seja por transfer ou alugando carro, é parar em outras praias antes de chegar a São Miguel dos Milagres. Partindo de Recife, por exemplo, você pode conhecer Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros e Maragogi antes.

Também é possível chegar a São Miguel dos Milagres de ônibus. Existem linhas regulares que partem de Maceió e de outras cidades da região, como Maragogi e Porto de Galinhas. No entanto, essa opção pode ser menos confortável e pode levar mais tempo, já que os ônibus costumam fazer várias paradas ao longo do caminho.

Conhecendo a cidade

Na sexta-feira à tarde, depois de fazermos o check-in na Milagres de Minas, aproveitamos para explorar a cidade. Luca estava doido para dar um mergulho, então fomos para a Praia de Porto da Rua, uma espécie de centrinho da cidade.

Perto do letreiro de Porto da Rua existem vários bares e restaurantes badalados, e você vai perceber que estão todos cheios. Um pouco mais escondido está o Restaurante do Enildo, e foi lá que ficamos. Além da cervejinha gelada, aproveitamos para tomar caldinho de sururu e camarão e pasteizinhos de camarão (uma delícia!).

Já era final de tarde e as jangadas já estavam paradas no mar bem na frente do restaurante. Esse, aliás, é um dos pontos de saída dos passeios. Mesmo com as jangadas “ocupando” o espaço, o mar estava uma calmaria e Luca se deliciou!

Para jantar escolhemos a Tapioca da Elisângela. Foi uma dica que vimos em um canal de viagens no YouTube e quisemos conhecer. São Miguel dos Milagres é muito bem servido de bares e restaurantes, e a Tapioca da Elisângela não é o tipo de lugar que aparece em guias gastronômicos de luxo, pois se trata de mesinhas montadas numa praça na frente da residência que eu julgo ser da própria Elisângela. Mas quer saber? As tapiocas são deliciosas!

Escolhi uma de lagosta e estava com um tempero maravilhoso! Além de gostosa, a tapioca é bem servida e tem uma massa sequinha e crocante. Ainda finalizamos com uma de Nutella, porque já que estávamos por ali mesmo…

Foto: Instagram Tapioca da Elisângela

Beleza intocada: explorando as piscinas naturais

No sábado, depois do café da manhã na própria pousada, seguimos para a Praia do Patacho, de onde sairia o passeio que contratamos para explorar as piscinas naturais. Contratamos a empresa JN Passeios e o nosso guia foi Wallace, que foi sensacional do começo ao fim!

O Passeio do Patacho consiste um tour por três piscinas naturais. A primeira parada é em uma piscina “fechada” cercada por corais onde é possível ver vários peixinhos coloridos. Os guias dos barcos fornecem equipamentos de snorkeling e geralmente levam saquinhos com comida para dar aos peixes, assim eles se aproximam e conseguimos ver bem de pertinho – além de render fotos lindas!

A segunda parada é em uma piscina que mais parece alto-mar, pois tem pelo menos 4 metros de profundidade. Em alguns barcos é possível saltar da parte de cima (do nosso não podia). As jangadas também fornecem boias e salva-vidas. Essa é a parte mais cansativa para ficar no mar, já que não dá para colocar o pé no chão para descansar, mas o banho é uma delícia.

Por fim, a terceira parada é no banco de areia, onde a piscina é bem rasa. Nessa parte do passeio o guia monta redes e uma boia gigante. É uma delícia para relaxar!

Esse passeio custa R$ 80 por pessoa (referência fevereiro/2023) e dura cerca de 2h30. Dica: antes de embarcar, compre bebidas para levar. O próprio bar fornece o cooler para levar no barco e você devolve na volta.

Restaurantes do sábado

Depois do almoço paramos no Restaurante da Ritinha e pedimos um polvo ao coco, que nos serviu muito bem. Além do prato principal, ainda vem como acompanhamento arroz, salada, pirão de macaxeira e macaxeira frita. Tudo delicioso!

No jantar escolhemos o Restaurante e Creperia Porto dos Milagres, um restaurante comandado por um chef português. O local tem pratos típicos lusitanos, mas preferimos os crepes. De sobremesa fomos na cocada de forno com sorvete de creme, e o que posso dizer é que isso não é desse mundo! Não dá para descrever esse doce, vocês precisam provar.

Só para constar: não saímos do almoço para o jantar não, tá? Depois do almoço fomos para a pousada curtir nossa piscina privativa e descansar um pouco.

Aproveitando São Miguel dos Milagres antes da despedida

O domingo foi nossa despedida desse paraíso, mas não sem antes curtir mais um pouquinho.

Quando se fala em São Miguel dos Milagres vocês lembram de Whindersson Nunes? Pois é, o casamento dele com Luísa Sonsa já acabou, mas foi lá em Milagres que eles casaram. Para ser mais específica, foi em uma igrejinha localizada em uma propriedade particular na Praia do Marceneiro.

Por ser um espaço privativo, só é possível chegar pela beira da praia e ver a frente da igreja (a menos que você tenha agendado uma visita). E a dica para chegar lá da maneira mais fácil é a seguinte: entre na estrada de acesso para a Praia do Riacho e estacione junto às barracas de praia – tem estacionamento privativo e também pode estacionar na rua.

Acessando a praia e olhando para o lado direito, você já vai ver a igreja. São uns 15 minutinhos de caminhada que você nem sente passar apreciando a paisagem linda. Nesse percurso você vai atravessar um pequeno riacho, que é o divisor da Praia do Riacho e da Praia do Marceneiro.

O mar no Marceneiro é um pouco mais movimentado do que nas outras. Estamos tão acostumados à piscina sem ondas que quando tem algumas a gente já estranha. Mesmo assim o banho lá é bem bom! Se você não curtir muito, é só voltar para a Praia do Riacho e aproveitar o mar 100% calmo. Só não se esqueça de tirar várias fotos na frente da igrejinha antes de retornar.

Depois de um mergulho na Praia do Riacho e uns petiscos no barzinho de praia, voltamos para a pousada apenas para tomar um banho e viajar de volta para Recife. Apesar de rápida, a viagem foi incrível e São Miguel dos Milagres é um lugar que definitivamente vale a pena conhecer – e voltar!

No meu Instagram tem um destaque chamado S. M. Milagres. Lá você encontra mais dicas desse lugar incrível!

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile