A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR SOBRE GENTILEZA ÀS CRIANÇAS

MATERNIDADE

Vivemos uma realidade em que pensamentos como "o mundo é dos espertos" são aclamados. Tirar vantagem ou passar por cima do outro para se beneficiar ou inflar o próprio ego são práticas corriqueiras. 

E por mais que tenhamos o papel de criar os filhos para o mundo, esse tipo de exemplo valida para as crianças que o correto é ser egoísta e egocêntrico. "Eu primeiro, e o mundo que se exploda". 

O princípio da gentileza parte das nossas atitudes em relação à própria criança e ao mundo. O exemplo que damos é o referencial que elas têm. Na mente delas, o que o pai ou a mãe fazem é o certo.

Podemos ensinar muito com as atitudes do dia a dia, mas também podemos ensinar sobre a gentileza de forma lúdica e divertida. Veja alguns exemplos a seguir.

JOGO DO ELOGIO

Quando seu filho corta o cabelo ou se arruma para sair e alguém diz que ele está bonito, ele fica feliz? Ensine que as outras pessoas sentem o mesmo. Todo mundo gosta de ouvir um elogio!

Faça desse jogo uma missão: todos os dias ele precisa dizer palavras positivas a alguém. Pode elogiar o desenho do coleguinha, o novo corte de cabelo da professora ou o almoço da vovó.  

Aproveite o jantar em família para perguntar à criança quem ela elogiou no dia. Não se esqueça de compartilhar a sua experiência também!

Quando foi que desaprendemos as palavras mágicas que nossos pais e avós nos ensinaram? "Por favor", "Com licença", "Obrigado" e "Sinto muito" parecem estar cada vez mais em desuso. 

PALAVRINHAS MÁGICAS

Entrar no elevador e dar bom dia ou tratar bem e agradecer o garçom no restaurante são situações corriqueiras, mas capazes de moldar os valores e caráter das crianças.

O objetivo não é transformar uma criança tímida em uma pessoa altamente sociável, é apenas fazer da boa educação e dos bons modos uma coisa natural.

Furar fila, receber troco a mais, prejudicar alguém para se beneficiar... Essas atitudes são deploráveis e péssimos exemplos para os pequenos.

TIRAR VANTAGEM NÃO É LEGAL!

Tirar vantagem em cima de alguém não deve ser normalizado, por mais boba que seja a circunstância. Lembre-se sempre de que os filhos se espelham nas ações dos pais.

Criar filhos gentis não precisa ser uma coisa penosa ou difícil. Educação, gentileza e bons modos devem ser aprendizados naturais para os pequenos.

NÃO TEM QUE SER DIFÍCIL!