Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Briga de egos e concorrência na blogosfera

Dia desses eu e minhas blogger friends estávamos num evento de moda, e, numa conversinha com a dona da loja, contávamos que aqui em Recife as blogueiras são bem unidas. Tipo, quando uma fica sabendo de um evento, ninguém esconde das outras pra cobrir sozinha, sacas? Ao contrário, acaba chamando todo mundo para que a divulgação seja a maior possível e nós possamos ser reconhecidas pelo trabalho que fazemos nos blogs. Talvez a situação não seja 100% verdade. Não no sentido da historinha acima ser mentira, no sentido de nem todo mundo estar totalmente de acordo com essa linha de pensamento. Em menor ou maior grau, a briga de egos existe sim, e como existe!

Embora aqui em Recife o ringue das gladiadoras esteja mais para pista de dança, a competição na blogosfera é acirrada. Para citar um exemplo, uma vez postei a tag As Meninas do Oxente com o devido link para o blog da entrevistada, e recebi um comentário anônimo que dizia que eu era burra por postar o blog de outra pessoa e desviar a atenção do meu. Nossa, nunca fiquei tão triste com um comentário! Eu autorizo todos, mas dessa vez eu acabei recusando para não contaminar…

Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre o assunto, e compartilhar a minha.

+ O que me irrita nos blogs {e na blogosfera}
+ Manual da blogueira famosa

Briga de egos: eu, para mim, meu!

Divulgar links de blogs amigos nos posts é mais do que natural. Não creio que a atenção de quem lê um blog seja desviada só porque outro foi sugerido. Existem várias razões para uma pessoa abandonar a leitura de um blog: queda na qualidade, falta de originalidade no conteúdo, antipatia com a blogueira, e várias outras, mas substituição de um blog por outro definitivamente não é uma delas.

Vou continuar divulgando links de outros blogs aqui sempre que o post ou a situação assim exija, e garanto que quem lê o Oxente, Menina! vai continuar por aqui. Tem lugar para todo mundo!

Me linka no blogroll!

Assim como divulgar um blog amigo no post, também não tenho problemas em adicionar blogs dos quais gosto no blogroll. Mas não gosto que me cobrem, isso é fato. Não sei o que é pior: pedir para linkar no blogroll ou pedir para seguir no Twitter. Existem casos e casos, eu sei. Um deles é que algumas pessoas seguem ou linkam só para ter retorno, e quando a outra pessoa o faz ela deixa de seguir ou retira o link do blog. Acho isso tão feio! Mas em outros casos, a pessoa esquece ou simplesmente não quer linkar/seguir. É chato, mas aprenda a conviver com isso! Todo mundo acha que seu blog é bom ou que o que fala no Twitter é interessante, mas nem todo mundo tem a mesma opinião. E, na boa, você precisa mesmo da aprovação de certas pessoas para ser mais feliz?

+ 5 motivos para não desistir do blog
+ Parcerias nos blogs de moda e beleza

Panelinha exclusiva

Não entendo porque tanta reclamação em torno das blogueiras famosas que só se entrosam entre si. Tipo, se você quer fazer amizade com elas, para quê ficar reclamando em vez de tentar se entrosar também? Todo mundo tem um grupinho de amigos, pessoas com quem se identificam mais, seja na faculdade, na academia, na tchurminha do fã-clube… Por que aqui na blogosfera deveria ser diferente? Cada um escolhe os amigos que quer, e essa opção vale para todos, inclusive para você. Tem outras pessoas legais no mundo, e se não querem você no meio, parta para outra.

Claro que também existe a teoria de que as novas – e boas – blogueiras intimidem as veteranas. Não sei se por medo de perder espaço ou pelo puro egoísmo em compartilhar um lugar ao sol. Prefiro não comentar e ouvir a opinião de vocês nessa questão…

Puxando o tapete

Se uma pessoa vai bem, sempre tem outra tentando puxar o tapete, né? É incrível como algumas pessoas precisam ver alguém cair para se sentirem melhor, e isso não é característica da blogosfera não, isso é na vida. Quando um blog se dá bem, sempre tem alguém dando desculpas como: “Ela só consegue porque tem dinheiro”, “É burra, mas o pai patrocina”, “Não sabe nem escrever português, mas só porque é bonita consegue as coisas…” e blá, blá, blá. Ai, que cansativo! Até concordo que algumas afirmações são verdadeiras, mas se alguém chegou ao topo, é porque se esforçou pra isso, então que tal darmos o crédito, hein? E se não fez esforço algum e ainda assim conseguiu chegar lá em cima, é porque eu, você e todo mundo estamos colaborando para isso. Dinheiro e beleza não devem ser motivos para condenar ninguém, devem servir como inspiração. Alguns tem um caminho mais longo a trilhar, mas se em vez de soltar veneno canalizar a energia positiva, já economiza nas milhas.

+ Assessorias e influenciadores: como criar um relacionamento de sucesso
+ Blogs de moda e beleza x Seres pensantes

Notícias em primeira mão

Não é porque não queremos rixa que não gostamos de certa exclusividade. Todo mundo gosta de se sentir exclusivo e divulgar uma notícia que ninguém divulgou ainda, o problema é quando isso se transforma em uma disputa e os tapetes começam a ser puxados. Criar um bom relacionamento com as assessorias e ficar atenta às notícias em veículos específicos podem lhe garantir um lugar na fila A. Pense no que é mais importante para você e corra atrás.

Imagem: Getty Images/Cultura RF
Ninguém lembra de mim

Aquela historinha de “quem não é visto não é lembrado” é super verdade. Se você quer ser convidada para eventos, entrar no mailing de assessorias, virar queridinha das empresas, seja vista. O seu blog é a sua vitrine, e se você o atualiza com frequência já é um ótimo começo. Compareça aos eventos, faça contatos. E se não sabe por onde começar, comece fazendo contato com outras blogueiras. Se elas não forem do tipo que só olham pro próprio umbigo, você se entrosa rapidinho.

Não ganho um real com o blog…

Nem eu! E seria hipocrisia minha se dissesse que nem ganho e nem quero. Mas não dá para criar um blog hoje e esperar que uma empresa te ofereça R$ 5.000 por um post patrocinado, né meu bem? E nem pode ficar dando uma de odiosa e amaldiçoar as blogueiras que conseguem seu ganha-pão através do blog. Pensem nas portas que elas abriram e o que ainda está por vir. Você pode ser beneficiada com isso.

Existem outros pontos a serem abordados, mas para não deixar o post muito longo e cansativo, achei que seria mais sensato parar por aqui. Quero saber o ponto de vista de vocês, e, se for o caso, reunir tópicos para uma segunda parte.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile