Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Paetês e lantejoulas: qual é a diferença?

Difícil não pensar em fantasias de carnaval ou na era disco quando se fala em paetês e lantejoulas. Menos difícil ainda é não pensar no lúdico e no ridículo quando fazemos essas associações. A verdade é que paetês e lantejoulas há muito tempo deixaram de fazer alusão às fantasias e entraram de vez nos guarda-roupas – dos excêntricos ao tradicionais – e viraram sinônimo de peças chiques.

+ Natal dos paetês
+ Saia de paetê

Qual a diferença entre paetês e lantejoulas?

As diferenças são sutis, porque né, no fim das contas, é tudo brilho mesmo! Existem duas explicações para essa pergunta, mas antes de fazer cara de desânimo, relaxe. As duas são bem simples.

A primeira explicação é que o paetê é o disco liso, e a lantejoula é uma conta sextavasada. Observe na imagem abaixo que o relevo da lantejoula deixa um formato de “forminha”, com seis dobras (daí o nome).

+ Hoje é dia de falar das roupas, bebê!
+ Natal de neon e paetês

Ainda existe outra explicação!

A segunda teoria é que lantejoula é a pecinha avulsa, e o paetê é o tecido feito com lantejoulas.

Depois da publicação deste post, a Bia Del Negro, que é figurinista, endossou o que foi escrito na primeira explicação: “Você está certíssima! Sou figurinista há quase 20 anos e garanto: paetês são sextavados e lantejoulas são lisas”.

E como usar paetês e lantejoulas?

Shorts, saias, casacos, blusas… Está cada vez mais fácil encontrar peças com esse tipo de material, inclusive em lojas fast fashion. E não se prenda às regras: se você quiser usar brilho da cabeça aos pés, está no seu direito, afinal isso vai do gosto de cada um.

Para quem tem um perfil mais moderado, uma ideia é equilibrar as peças com brilho às neutras. Uma saia ou short com uma blusa neutra (e até uma T-shirt) cria um efeito lindo e descolado. E para quem não se arrisca nas peças de forma alguma, pode apostar nos acessórios.

+ Na vibe dos metálicos
+ Para brilhar no carnaval {ainda dá tempo!}

E vocês, tem alguma peça de paetês e/ou lantejoulas? Qual, e com que outras peças gostam de usá-la?

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile