Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Descolamento do saco gestacional

Na semana passada publiquei oficialmente aqui no blog que o Baby Oxente está à caminho. Como disse anteriormente, e provavelmente vou repetir até o fim da minha vida, é uma alegria que não tem fim! Mas por maior que seja a felicidade, nem tudo são flores durante a gravidez, e talvez por ter passado por um grande susto logo no comecinho – o descolamento do saco gestacional – eu tenha demorado um pouco para falar publicamente sobre o assunto.

Pensei bastante antes de falar sobre o descolamento do saco gestacional, o contratempo que me obrigou a ficar mais de um mês de repouso, relutei um bocado antes de começar a escrever sobre isso, mas se esse post puder ajudar nem que seja só uma futura-mamãe a aliviar a angústia e a tensão já vai ter valido à pena.

+ O que pedir no chá de bebê
+ Ultra 3D

Descolamento do saco gestacional: o que é isso?

O saco gestacional é aquela “bolha” onde o bebê se desenvolve. Até as 4 semanas, que foi logo quando descobri a gravidez e fiz a primeira ultra, nem deu para ver o embrião, apenas o saco gestacional. Depois da 6ª semana, na segunda ultra, já deu para ver o feijãozinho dentro do saco gestacional e tive a alegria de ouvir o coraçãozinho dele pela primeira vez. Junto com essa felicidade veio como um baque a informação de que havia um descolamento de 40% do saco gestacional.

A minha primeira reação foi correr para o Google e descobrir exatamente o que era esse tal descolamento do saco gestacional, e para a minha infelicidade caí em uma página que dizia que isso significava o início de um aborto. Desabei de tristeza! Comecei a achar que eu era o pior ser humano do mundo, uma pessoa incapaz de proteger o bebê que estava dentro de mim e que não podia se defender sozinho.

Só quando a poeira baixou, depois de conversar com pessoas que relataram o mesmo problema e com orientação da obstetra, aprendi que o descolamento é na verdade um hematoma, uma bolsinha de sangue que fica junto do saco gestacional, e que com repouso e a medicação certa ele tende a regredir até ser absorvido pelo próprio organismo. Até ficar sabendo disso, liguei aos prantos para a médica que me receitou Utrogestan, que é uma cápsula de progesterona, e repouso total e absoluto. Durante esse período eu praticamente só me levantava para ir ao banheiro e sentar à mesa durante as refeições.

+ Parto normal ou cesárea?
+ Sensibilidade à flor da pele

Nem sempre há sangramento

Muitas mulheres só descobrem o descolamento do saco gestacional ao terem sangramentos. Esse não foi o meu caso, felizmente descobri durante um exame de rotina e não passei por esse susto; no entanto, cerca de duas semanas depois descobri um sangramento mínimo que me fez ir correndo para a emergência do hospital, mas parou sem que eu precisasse me angustiar ainda mais e nos exames deu tudo normal. O descolamento continuava lá, mas em termos de proporção ao saco gestacional que estava crescendo, ele estava bem menor.

A ultrassonografia seguinte foi no final de abril, e para minha total felicidade não havia mais indícios do descolamento, e o bebê estava crescendo e se desenvolvendo bem.

Respira fundo, vai ficar tudo bem!

Eu sei que é difícil receber uma notícia tão preocupante – especialmente as mães de primeira viagem que não tem nenhuma informação sobre isso – e ficar numa boa. Mas, se você está passando por algo semelhante, procure o seu médico imediatamente e tente ficar de repouso e relaxar. E não se automedique, por favor! O remédio que serviu para mim pode não ser o indicado para você.

+ Gravidez: o que pode e o que não pode
+ Comentários inconvenientes na gravidez

Se alguma futura mamãe estiver passando por isso e quiser conversar, pode me chamar lá no Instagram @oxentemenina.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile