Benefícios da água termal

Muito se falou nos benefícios da água termal no verão, e agora que estamos entrando no inverno {que inverno?}, o assunto ficou meio esquecido. É bem verdade que uma borrifada em meio ao calor escaldante opera o milagre do alívio; contudo, a refrescância não é o único – ou sequer o mais importante – benefício oferecido pela água termal.

Composição e atuação

Encontrada nas rochas e subterrâneos, a água termal é rica em minerais e outros antioxidantes, que contribuem para acalmar e refrescar a pele. O costume dos banhos termais foi difundido na Grécia Antiga, bem como o banho a vapor, posteriormente, com o intuito de dilatar os poros e induzir à transpiração como forma de desintoxicar o organismo.

Com a disseminação do banho termal e a descoberta dos benefícios para a saúde, vítimas de doenças respiratórias, dermatológicas e reumáticas – dentre outras – descobriram nas águas milagrosas um escape para a cura, ou pelo menos para a atenuação desses problemas.

Na era da estética e da beleza

Apesar de os famosos banhos termais ainda existirem espalhados pelo mundo, e serem bastante procurados por pessoas com problemas de saúde que buscam a cura natural, um grande filão que vem se desenvolvendo com o uso das águas termais é o da estética e beleza.

Até bem pouco tempo, o produto era mais utilizado por pessoas que passavam por cirurgias e buscavam um auxílio para a cicatrização ou diminuição de hematomas. Hoje em dia, é comum ver o uso da água termal por pessoas que buscam mais opções para o cuidado da pele.

Quem não tem banho caça com frasco

Talvez os banhos termais não estejam ao alcance de todos, financeira e geograficamente falando, mas os frascos da água podem ser facilmente encontrados em farmácias e lojas online. Várias marcas oferecem esse tipo de produto no mercado, e os preços variam bastante de acordo com a marca e a quantidade de produto no frasco.

Alguns dos benefícios da água termal 
  • Acalma e refresca a pele 
  • Atenua a vermelhidão
  • Auxilia na cicatrização 
  • Hidrata e nutre 
  • Combate a expressão de cansaço 
  • Ajuda a controlar a oleosidade
    Dicas 
    • Coloque a água termal na geladeira para mais refrescância na hora de usar 
    • Borrife no rosto antes de passar a maquiagem para ajudar na fixação 
    • Use após o banho de mar ou de piscina para alívio imediato após o contato com o sal/cloro

      Atualmente uso a água termal da Avène e a da Águas de São Pedro. Ambas são igualmente maravilhosas, mas dou um crédito maior para a Águas de São Pedro 1) por ser made in Brazil, 2) por ser mais refrescante. E vocês, usam? Têm preferência por alguma?

      Facebook Comments

      Compartilhe:
      23 comments Add yours
      1. Muito boa a matéria sobre água termal. Além dos usos indicados eu já usei como pós barba e é excelente para eliminar aquele inflamado dos pelos encravados. A água termal é rica em selênio, um mineral que possui ação antiinflamatória. Há muitos cosméticos que utilizam a água termal na produção de suas bases. Vale a pena conferir, e pagar um pouquinho mais… Hehehe

      2. Oi Ana
        Eu uso da Avene a pelo menos 2 anos e gosto da sensação que além de refrescar, nutri a pele, pelos minerais e tal e ja li que a da Avene é mais indicada para quem tem pele com tendência a oleosidade,
        bjo

      3. Oi Lu,

        Adorei o post…ja uso faz um bom tempo da Avene e amo!

        Ja usei a da La Roche Posay mas ainda prefiro a da Avene.

        E tb faco o marido usar apos o barbear e tb uso pos depilacao com cera….tira a vermelhidao e refresca!

        Agua thermal e essencial na vida da mulher! rs

        Bjo

      4. Ana Lu, acredita que eu tava ontem pesquisando sobre águas termais pelos blogs? Amei o post! Tô louca pra comprar a minha e foi muito bom saber que a marca nacional e acessível é legal. ;)
        Obrigada pelas dicas, vieram MUITO a calhar!

      5. Aninha, não sabia dessa indicação da Avène. Bom saber disso!

        João, ótima dica! Vou falar pro meu marido testar como pós-barba.

        Van, qdo fui comprar fiquei na dúvida entre as duas, escolhi a da Avène pq tava mais barata. Mas fico feliz em saber q além disso ela tb é melhor, hahaha.

        Diise e Cami, testem sim, vale muito a pena.

        Aline, eu super recomendo essa da Águas de São Pedro, ando sempre com ela na bolsa.

        Betty, borrifar para refrescar não, mas vc pode usar para hidratar e antes de colocar a maquiagem.

      6. Tô tentando abrir o Twitter há horas pra não ter que perguntar por aqui e deixar mais um comentário, mas a baleia tá reinando hoje! Onde que eu encontro, aqui em Recife ou na web, a da Águas de São Pedro?

      7. Oi, Ana!
        Eu uso a da La Roche, acho boa mas nunca usei de outra marca para poder comparar. Costumo dar uma borrifada no rosto após passar o pó no rosto, porque aí o make fica com um ar mais natural e não tão matte, que eu prefiro =)

        Beijos!

      8. Karol, ajuda sim. Mas eu prefiro passar antes do que depois da maquiagem, embora nunca tenha borrado mesmo aplicando depois.

        Aninha, nunca usei a da La Roche. E vc pegando carona nas coisas da sua mãe, hein? hehehe

        Grazi, se tiver mais dúvidas pergunte, viu? :***

        Carol Neves, qdo vc começar a usar vc nunca mais vai deixar de andar com uma, hahaha.

        , ótima dica, principalmente para quem tem preferência semelhante.

        Carol Barboza, qdo experimentar conta pra gente o q achou, tá? :)

        Michelle, bem vinda, xuxu!

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado.