Macarrão com molho funghi

Algumas semanas atrás fomos num restaurante italiano aqui em Recife e eu provei um talharim com molho funghi simplesmente delicioso, daqueles que semanas depois você ainda se lembra e sente até o cheiro com a lembrança. Só que nesses tempos de crise, não dá pra ficar indo em restaurante toda vez que a gente sente vontade de comer uma coisa diferente e gostosa, né? A solução que eu encontrei para matar a vontade foi eu mesma preparar.

Tudo bem que eu não sou nenhum mestre-cuca, com certeza nunca irei participar do Master Chef {a menos que eles façam uma edição para leigos} e nem tenho pretensões de abrir um restaurante, mas quando estou inspirada e faço um esforcinho, da minha cozinha saem coisas bem gostosas.

ingredientes-funghi

Macarrão ao molho funghi

Para uma receita para duas pessoas, você vai precisar de:

  • 30g de funghi secci
  • Massa (usei 1/3 do pacote)
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 cebola picada
  • 1 tablete de caldo de carne
  • Azeite
  • Sal
  • 200g de creme de leite
  • Queijo parmesão

hidratar-funghi

Modo de fazer

Hidratando o funghi: coloque o cogumelo seco em um recipiente e adicione água fervente. Siga as instruções da embalagem para saber o tempo em que o funghi deverá ficar na água. Esse tempo pode variar entre 15 minutos e 2 horas. Reserve um pouco do caldo.

Com o funghi já hidratado e molinho, adicione numa panela o azeite, a cebola e o alho picados, o tablete de carne e o funghi para refogar. Adicione um pouco do caldo do funghi para apurar melhor o gosto, e em seguida adicione o creme de leite.

Na hora de servir, finalize com queijo parmesão por cima e bom apetite!

macarrao-funghi

Algumas considerações:

1) Aqui em Recife encontrei o funghi secci tipo shitake e o tipo chileno, nesta receita usei o shitake. Na próxima irei usar o chileno, um tipo mais escuro, para ver qual dos dois fica mais gostoso.

2) O prato fica melhor com massa artesanal. Na impossibilidade de usar esse tipo, procure no supermercado as massas tipo artesanal. Nesse prato usei a marca Cadoro di Venezia e não gostei muito, mas já tinha usado anteriormente o spaghetti da marca Renata e achei a massa deliciosa.

3) Prefira o queijo parmesão fresco em pedaço para ralar na hora. O sabor no prato fica muito melhor do que se usar o queijo parmesão que vem pronto em saquinho.

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *