Viajando com animais de estimação

Quem disse que os animais de estimação não merecem curtir as férias? Os pets que são considerados membros da família também tem seus lugares garantidos na programação, porém, o que se espera de diversão pode se transformar em dor de cabeça se as devidas providências não forem tomadas com antecedência.

O coordenador do Hospital Veterinário da Faculdade Anhanguera de Anápolis, Arthur Francisco Júnior, lembra que o primeiro cuidado é a emissão por um profissional, no caso um médico veterinário, de um documento atestando as boas condições de saúde do animal. “A vacinação antirrábica para cães e gatos acima de 90 dias deve estar atualizada, assim como a vacina polivalente e vermifugação para cães e gatos acima de 30 dias de vida”, afirma.

+ 8 desculpas que as pessoas dão para não viajar
+ Família Ibis de hotéis aceita cães

Viajando com animais: cuidados e considerações

Antes da viagem, o professor explica que, se houver necessidade, o animal pode ser sedado. Procedimentos que produzam estresse ou desgaste no animal, como prender suas patas durante a viagem, são proibidos. “Em viagens longas de carro ou ônibus, o animal deve sair do veículo durante as paradas para descanso. Ele poderá se alimentar, porém as refeições deverão ser feitas com menor quantidade de comida”, explica.

Alguns cuidados no transporte também devem ser levados em consideração:

No transporte de ônibus ou avião, o animal deve ficar em uma caixa de transporte adequada ao seu tamanho. O ideal é que, dentro da caixa, o pet consiga ficar em pé e, se possível, mudar de posição com conforto. O material da caixa precisa ser resistente e rígido, de fibra de vidro ou material similar, com ventilação e de fácil higienização. Para viagens de avião, algumas empresas recomendam que venham equipadas com reservatório de água e comida.

Durante o transporte no ônibus, o animal pode ser retirado da caixa durante as paradas e fora do veículo. O tutor precisa ficar atento com as normas de cada empresa sobre a possibilidade do animal acompanhá-lo dentro do veículo/cabine de passageiros, e outras particularidades, como a raça e o limite de peso do animal a ser transportado. As empresas rodoviárias geralmente estipulam um peso máximo de 10kg, no entanto, as empresas aeroviárias domésticas transportam animais até 30kg e aqueles com peso acima deste peso, devem ser transportados por aviões de carga. Para viagens internacionais, o tutor deverá verificar a existência de normas específicas para cada país.

+ Atraso de voo: conheça os direitos dos passageiros
+ Mala para transportar vinho

Viajando com animais

Para transporte em carro, o animal deve permanecer em uma caixa de transporte, usar uma cadeira específica para este fim ou usar um cinto de segurança específico atado ao cinto de segurança do carro.

É proibido transportar o animal entre o banco do motorista e o banco do passageiro, ou entre o banco e a porta, tampouco no colo do motorista.

Imagens: Shutterstock

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *