A sombra deve combinar com o vestido?

Adoro quando recebo dúvidas das leitoras, e sempre quero dar pitaco, mas certos questionamentos exigem uma resposta profissional, dada por quemvai além do interesse {que é o meu caso} e realmente é expert no assunto. Por isso, para responder a dúvida de Ney sobre maquiagem, convidei o maquiador Douglas Guerra.

“Tenho uma dúvida sobre maquiagem que me aflige desde sempre: a cor da maquiagem deve ou não combinar com a cor da roupa? Por exemplo: vestido verde e sombra verde combinam ou vou ficar parecendo uma samambaia ambulante?” Neysângela Souza – Recife / PE

Se o critério em questão é ostentar o papel de fashionista ultra-visionária, vai em frente feliz. Mas se a garota não segura um batom vermelho mais forte, que personalidade vai respirar tranquila correndo o risco da gafe da combinação? Uma coisa é certa: quem combina, não tem capacidade criativa de ousadia. E que eu saiba, todo mundo odeia viver na mesmice. Quando a opção é limitada, trabalhe tons que se assemelham. Como eu nunca gostei de combinar  bolsa, cinto e sapato; com maquiagem, vale a mesma coisa. “Mas não, Douglas, eu preciso mesmo fazer isso!” Então vamos para os truques básicos que não devem ser esquecidos nesta situação: o vestido é verde e você queria usar a sombra querida que a BFF trouxe de Miami… Tsc, tsc… Não tem como fugir da ansiedade! Se a cor for igual nos dois casos, que tal esfumar bem e trabalhar muita máscara nos cílios? Garanto que a leveza da situação vai mostrar muito mais sofisticação, principalmente se a festa for durante o dia. Brilho, nem pensar, a gente não quer transformar a casca de banana num problemão, portanto, nada de chamar a atenção para o detalhe. Se o vestido tem detalhes em excesso, opte por sombras opacas, elas são mais discretas e podem passar com tranquilidade. Tons neutros são sempre toleráveis nesse caso, e bom senso, em qualquer situação, é vida.

 

 

 

* Crédito das imagens: Celebrities Wonder


77 comentários Adicione o seu
  1. Lu, do céu, quando li o titulo do post, lembrei de uma professora de psicologia que eu tinha no magisterio, a sobra dela sempre era da mesma cor que a roupa, e não era nada esfumada, eu achava muito engraçado. Talvez por isso, nunca pensei em fazer essa dobradinha, cor da roupa=cor da sombra…kkkkk

    bjs

  2. Amoo quando vc faz posts sobre maquiagem!!!
    E esse foi ótimo,uma dúvida não só da Neysangela, mas de muitass meninas,tbm sempre tive essa dúvida!E agora está mais que esclarecida!
    Valeu Ana Lu!
    beijo grande!

  3. Eu sempre fico na dúvida quando uso estampa, nunca sei se coloco uma das cores da roupa (em outro tom, talvez) ou se posso ousar. Acabo não saindo do marronzinho básico em todas as situações!
    Adorei as dicas do Douglas!

  4. Curti demais o post, pq é uma dúvida comum e concordo com o Douglas! é por aí mesmo! Acho melhor evitar e investir no neutro em caso de dúvida e só partir para acombinação se a propostas for subverter! Adorei o manifesto do batom pink! ainda dá tempo? recebi a news quando estava viajando! bj

  5. Ana, muito obrigada por responder minha dúvida, ainda mais com esse empenho de buscar dica de profissional.
    Adorei também as fotos que ilustram o post; ajuda muito a visualizar os diversos resultados de make+vestido.
    Vou experimentar a dica de esfumar. Aliás, experimentar é uma coisa que tenho tentado fazer, quando sobra um tempo. Testar produtos de maquiagem e suas combinações mesmo (e principalmente) sem ter uma festa em seguida. Assim, quando chega a hora de fazer a maquiagem “de verdade”, já tenho uma ideia do que fica legal em mim.

    1. VC tem razão ficar “treinando a make”antes de usar em uma festa ou qualquer ocasião que queremos is maquiada ajuda mtooo!Isso aconteceu comigo algumas semanas atrás quando escolhi a make da minha colação de grau,primeiro assisti umas 10 vezes o tutorial,rsrsrsr….e depois fui treinando…No dia tava um pouco nervosa com medo de errar,mas deu tudo certo!!rs

      =)

  6. Oi Aninha,

    Uso muito cores neutras e não gosto de combinar maquiagem com a cor da roupa não (acho brega), mas também não gosto de cores como: azul, verde, amarelo, laranja (todas “cheguei”), sou uma tomate básica hehehehe. Beijocas!!! E quando vai ser o bolinho?

    @tomatecomacucar

  7. Sua linda, que perfeito esse post. Incrível, imaginar como a internet serve para facilitar a vida das pessoas… Nas minhas consultorias, as dúvidas são as mesmas e constantes, sempre bom ter a chance de esclarecer publicamente. Espero que tenha ajudado. Qualquer coisa, mande as ordens.

  8. Acho que nunca reparei nem parei pra pensar em combinar sombra com a roupa, se a pessoa quiser usar, eu sou totalmente a favor, se não, eu também sou a favor, gosto muito desse toque de personalidade que a maquiagem dá.
    =*****

  9. Adorei as dicas. Eu sempre optei por cores que combinam, mas sem ser exatamente no msm tom, e anoite, gosto do olho mais marcado, pretão.
    Pode isso Douglas?? hahaha

  10. Pingback: Indicações da semana | Oi Preguiça!
  11. Pingback: Resuminho Básico de Links Puro Amor #07 | Resuminho Básico
  12. Curtindo e anotando as dicas! Eu também não gosto de combinar a cor da roupa com a sombra, eu acho que sombras podem ter alguma referência com a cor da roupa, mas que não seja da mesma cor e sim cores que sejam da mesma família de tons sejam ele frio ou quente, quando estou na dúvida faço um olho dourado esfumado com marrom ou preto, assim dificilmente eu erro. Adorei a parceria do oxente com o Douglas espero ver tutorial em breve.

    bjss

  13. Douglas ahassando como sempre! Já tive o privilégio de ser maquiada por ele e garanto que de básico não tem nada! Ótimo profissional, e merece demais todo o sucesso que esta fazendo!

    AnaLu, o blog esta cada dia mais lindo, tô adorando <3

    Beijos nos dois :)

  14. Nunca fiz qualquer tipo de combinação em relação a roupa x maquiagem, porém, gostaria de saber se essa questão vale também para roupas X brincos (acessórios em geral). Acho interessante fazer distinção das peças… É o mesmo princípio?

  15. tenho um problema,eu uso óculos e sempre que uso sombra ela quase nao aparece o que eu faço,ja tentei ficar sem óculos mas nao deu muito certo bjx.

  16. Gente, sou negra e amo cor nos olhos e batom clarinho. Por exemplo eu costumo usar por exemplo, roupa azul com sombra bem esfumadinha verde e vice versa? Eu fico muito com cara de palhaça? Amei o post.

  17. Neste natal vou usar um vestido verde a maquiagem deve ser verde ou de outra cor para não ficar regalada e nem muito simples, já no ano novo vestido branco com estampas, a dúvida é maquiagem com alguma cor de estampa ou a cor branca prevalece ? Obrigada :) adorei o trabalho ….

    1. Duda, o vestido é todo verde? Se for, coloca uma cor diferente, como um roxo, um beringela, ou até um dourado se vc não quiser misturar muito. Agora se o vestido for estampado em várias cores, eu sugiro uma cor neutra para os olhos, um preto esfumado ou a cor q for predominante no vestido (no caso, verde). Maquiagem branca não indico em nenhum caso, mas isso é uma opinião bem pessoal, pq não curto. ;) Bjosss

  18. Olá!
    Eis uma duvida que não tem me deixado quieta, e tenho perguntado a muitas pessoas!
    Tenho um casamento de uma prima pra ir. Sou negra, e meu vestido é azul marinho. A minha duvida é: posso usar um sapato e uma bolsa vermelho. Ou uso um sapato preto e a bolsa vermelha?
    Não sei pq, mas acho que as duas coisas vermelha ficariam legais, já que sou negra e o vestido é azul mais escuro, acho que daria um destaque.
    Mas, só acho. Quero saber o certo!
    Outra questão é o que fazer no cabelo?
    Queria deixar ele solto, e destacar os cachos, que tenho, e jogar de lado, gosto dele bem cheio. Nada mais além disso!

    Por favor, tenho pressa. O casamento é sabado (09/03/2013)

    bjos
    bjos
    Obrigada!

    1. Oi Sabrina, acho que não só o sapato e a bolsa podem ser vermelhos como fica bem melhor do que o sapato preto. Agora só cuidado com a maquiagem para não fazer algo muito colorido, prefira um azul ou tons neutros.
      Cabelo é difícil dar uma opinião sem ver, mas adorei a sua ideia.
      Bjosss

  19. Eu não sei combinar muito bem a roupa com a sombra, então eu faço um esfumaçado de preto, vários tons de cinza e por fim branco. É errado? Porque acho que assim da pra usar com qualquer roupa sem ter problemas ..

  20. Tenho um casamento amanhã e morrendo de duvidas em como fazer a minha maquiagem… meu vestido é longo, tomara que caia, com detalhes, posso postar a foto se quiser. Pensei que conseguiria isso fácil mas tô ficando maluquinha já…

  21. Tenho um casamento semana que vem. Vou ser madrinha dos meus melhores amigos; meu vestido é aquele azul royal, longo, muito bonito… Quais cores de sombra eu poderia usar ? Estou com muita duvida :s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.