Dica da Leitora: Tutorial do headband Oxente Menina

A tag Dica da Leitora está de volta! Esta é uma das minhas tags favoritas do blog, sem sombra de dúvida. E digo o porquê: vejo esse espaço como uma oportunidade para saber um pouco mais sobre vocês, sobre seus trabalhos, seus interesses, e para aproveitar as dicas preciosíssimas que vocês dão.
Há algumas semanas convidei Jane para participar da Dica da Leitora de janeiro, com a proposta de ensinar como fazer uma das peças de sua loja, a Jane Design. Jane, que sempre comenta aqui no blog, e provavelmente é a maior fã da frase “peruas falando pelos cotovelos”, topou na hora. Desnecessário dizer que fiquei super feliz quando ela concordou, e mais feliz ainda quando ela me mostrou a peça fofíssima inspirada no blog. Que honra! 
Jane, adorei a sua participação, e agradeço todo o cuidado e carinho para fazer as fotos e o passo a passo. Agora manda logo esse headband para mim! hahaha.
Desenvolvi esta peça exclusivamente para o blog Oxente, Menina! Em primeiro lugar, pensei nas leitoras: meninas super antenadas, descoladas e fofas… porém, precisei considerar que a maioria provavelmente não é uma crafter profissional. Então optei por fazer uma peça com uma técnica bem básica, e que não necessitasse de instrumentos específicos, como alicates, argolinhas, máquina de costura, etc.

A escolha do detalhe em laço se deu pelo mesmo motivo: técnica mais prática e básica. Além disso, eles continuam em alta. As cores foram escolhidas em homenagem às cores do blog, e, para ampliar as possibilidades de composição desta peça nos looks, utilizei como inspiração para desenvolvê-la, a macrotendência da Simplicidade Engenhosa, ou seja, uma peça multifuncional. Neste caso específico a peça pode ser headband, colar ou pulseira.
Gostaria de agradecer o convite feito pela Ana Lu e dizer que foi um enorme prazer participar deste espaço. Espero que todas as peruas gostem também!

Corte 2 retângulos com medidas 15X7cm e 10X4cm. Em ambos os tecidos, faça um vinco (dobra) em cada metade, no sentido horizontal. 

Para portencializar o efeito de vinco, passe a ferro.  Em ambos os tecidos, faça um vinco em cada metade (sentido vertical). Para potencializar, passe a ferro.

Se quiser, poderá passar cola de tecido para “fechar” o laço e para facilitar na hora de franzir. Em ambos os laços, passe a agulha para alinhavar, e depois puxe até formar o franzido. Dê um nó para arrematar.

Passe cola no laço maior e cole o menor em cima. Faça o procedimento 1 (medida do tecido branco 7X3 cm) e 2 com o tecido branco. Em seguida, contorne-o no laço e cole as extremidades, se sobrar um pouquinho ajuste o tamanho com a tesoura.

Faça um corte diagonal nas pontas da fita de cetim, passe cola, enrosque até formar uma ponta. Isso é apenas para facilitar a entrada das pérolas. Dê um nó na metade da fita de cetim e coloque a primeira pérola. Em seguida, dê outro nó e coloque a próxima pérola. Quando completar 18 pérolas, faça o nozinho e cole o laço, dê outro nó e reinicie as outras 18 pérolas do outro lado. Deixe aproximadamente 30 cm de cetim em cada lado, e com o fósforo queime as pontinhas para fazer acabamento e não desfiar. Agora a sua peça está pronta para ser usada!

English version available by request.

Quer participar da tag Dica da Leitora? É só clicar aqui e enviar a sua sugestão.
Facebook Comments

Compartilhe:
Leia também:  Sorteio Ração Humana Capilar Novex
15 comments Add yours
  1. AnaLu to passada e emocionada!!!Que surpresa boa para um início de semana!!Eu mando p vc sim haha!Adoro todas as tags do blog… sim sou super fã da frase: peruas falando pelos cotovelos – acho ultra original, fico logo imaginando as peruas se esbarrando loucas soltando penas hahah!!!
    Nossa, eu que agradeço o convite,fiquei muito feliz e adorei mostrar um pouco do meu dia-a-dia para as peruas!!!Espero que vocês gostem!

    Beijos,

    http://janedesignblog.blogspot.com/

  2. Gi, o melhor de tudo é essa versatilidade, né? Adorei isso tb! Bjos, linda!

    Jane, to morrendo de rir aqui com a sua ideia das 'peruas falando pelos cotovelos', hahaha. Olha, adorei mesmo vc ter participado, e achei a peça realmente fofa! :****

    Marcela, ficou fofo, né? :)

    Anônimo, já pedi a peça à Jane na maior cara-de-pau. Assim q eu receber e usar, tento desenrolar um look com ela. ;) Bjosss

  3. Eulalia, qual a idade da sua pequena? :) Bjossss

    Hestinha, é muita atenção, né? E foi ela quem fotorafou tudo e escreveu o passo a passo. Fiquei emocionada, sério! :) Bjossss

    Nane, eu acho o máximo quem consegue realizar trabalhos manuais. Eu tenho dois braços esquerdos, sou mega desastrada! rsrsrs Bjossss

    Lime, muito legal, né? Se eu não tivesse pedido a peça de presente (cara de pau, eu sei!) eu tentaria fazer uma já! Bjosssssss

  4. Muito legal o post com dicas da minha amiga phyna, Jane!.
    Já quero fazer um para o carnaval, bem colorido!
    Sucesso, meninas!
    Beijo
    Maysa

  5. Nel, Jane foi uma fofa! To in love com o headband. Tenta sim, vc q adora acessórios pro cabelo vai arrasar! Bjossss

    Maysa, ótima ideia a sua de adaptar as cores pro carnaval. Não esquece de nos mostrar o resultado! :) Bjssss

  6. Peruassssssss, muito obrigada, mais uma vez o prazer foi todo meu!
    AnaLu, que bom q te emocionei, pq eu enoidei aqui de alegria, adoro quando as pessoas me fazem convites, admiram meu trabalho…Que bom peruas q gostaram do passo a passo. Quanto as fotos,eu como fotógrafa,sou uma ótima designer de acessórios hahhahahha!Mas me dediquei para tentar proporcionar algo bem legal para vocÊs!Tentei ser bem didática no texto também…hehehhe
    beijosssssss
    http://janedesignblog.blogspot.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.