Pequenas misses ou pequenos monstros?

Peruca alta cheia de laquê, maquiagem carregada, sorriso amarelo e congelado, roupa volumosa e cheia de plumas e paetês, e, para fechar, uma piscadinha daquelas que fecha o olho e entorta a boca. Eu desfilando na Sapucaí e paquerando com um Big Brother que está no camarote? Não, nada disso! Posso até estar sendo cruel na descrição dos trejeitos, mas crueldade mesmo é assistir ao que se passa no programa “Pequenas Misses”.

+ A menina que rebolava
+ Fofuxas com estilo

Pequenas Misses: exposição extrema

De início chega a ser engraçado ver aquelas mães pulando feito loucas para orientar a filha que está no palco: “Dá uma piscadinha”, “Acena para o juiz”, “Sopra um beijo”, “Rebola”. Oi? Como assim, gente? Estamos falando de meninas de 5, 6, 7 anos, expostas de forma ridícula, vestidas de forma ridícula, em algo que é, supostamente, um concurso de beleza.

Adultização da infância

Me pergunto se a beleza de uma criança é determinada através de bronzeamento artificial, unhas postiças, perucas, e – pasmem! – dentes postiços. A meu ver, crianças não deveriam ser julgadas de forma nenhuma, mas vamos lá, se o concurso é de beleza, creio que o mais sensato seria avaliá-las pela beleza natural, e não tentando transformá-las em adultos.

A pequena Eden Wood em um momento descontraído e sem maquiagem (esquerda) e produzida para uma apresentação.
Expectativas e pressão nas crianças

Fico imaginando que tipo de motivação leva uma mãe a inscrever uma criança em um Beauty Pageant {é o nome que se dá a esses concursos nos EUA}: realização pessoal? Dinheiro? Fama? A verdade é que participar desses eventos de pequenas misses não é barato, são gastos com viagens, bronzeamento artificial, maquiador, cabeleireiro, duas ou três roupas diferentes em cada concurso… e não há nenhuma garantia que a criança vá levar algum prêmio, seja em dinheiro ou em produtos.

Autoestima em jogo

E o que dizer do comportamento repugnante de alguns pais? A mãe de uma linda criança teve audácia de revelar na TV que a filha dela era bonitinha, mas que só ficava realmente linda quando estava produzida para algum concurso. Que tipo de autoestima essa criança terá quando entrar na adolescência? Seus valores serão baseados no caráter ou  na beleza exterior? Uma outra mãe brigou diante das câmeras com a filha de 2 anos porque a garotinha, depois de horas de espera, ficou com sono e começou a chorar porque queria sua chupeta. A mãe esperava que esse bebê compreendesse que estavam ali pelo prêmio em dinheiro? A sensatez parece não fazer parte das regras estabelecidas nos concursos.

+ Comércio de plástico: a indústria da cirurgia plástica
+ A importância dos elogios para as crianças

É triste ver a infância dessas crianças sendo roubada de forma tão descarada. Torço para que os pais abram os olhos enquanto há tempo, antes desses pequenos virarem adolescentes e adultos frustrados, com baixa autoestima e com uma traumática aversão à vaidade.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
57 comments Add yours
  1. Sempre assisti a esse programa com muita indignação sem conseguir compreender o motivo de tudo aquilo. Mas após alguns episódios fica claro que tudo se traduz nas frustrações das próprias mães. Geralmente estão bem acima do peso, sendo apenas mães e donas de casa e sem demonstrar qualquer vaidades com elas mesmas. Daí, despejam nas pequenas tudo o que queriam ser. Realmente terrível.
    Bianca

  2. É revoltante! Como pais e mães deixam suas filhas se submetem a esse tipo de agressão. Pra mim é uma violência… coitadinhas! Aff!

    Bjo Ana Luh!

  3. AnaLu tenho muita dó dessas crianças, adultos frustrados é nisso que dá..mas eu sou bem suspeita..amo criança banguela com cara de sapeca.

    É tanto reboco na cara que nem dá pra ver a real beleza delas, no fim tudo isso enfeia a criança

  4. Tem crianças que querem isso pra vida delas de fato. Os pais incentivame monitoram porque eu maquio algumas misses de vez qm quando. Acho que na totalidade da coisa vc pegou o lado negativo da coisa de qnd elas ainda n sabem muito sobre a vida e ainsa são influencidas na eduucação.. Eu concordo qnd se trata de casos aonde os pais é q decidem isso pelas crianças mas existe o lado bonito da coisa tbm :)

  5. Pode ser até egoísmo meu não querer colocar uma criança nesse mundo!!! Ou melhor excesso de zelo com alguem que temo apresentar a este mundo totalmente deturpado!!! Perdeu-se os valores e o senso também e o pior é que tende a ser uma constante, pois essas crianças serão mães e repassaram esses "valores" aos seus filhos. Isso é repugnante!!!!

    Parabens Ana lu, pela matéria, altamente essencial as futuras mães, para que elas revejam os valores que querem passar a essas crianças, o que é realmente ser mãe, e não brincar de boneca com suas filhas e filhos também!!!

  6. O pior de tudo é muitas dessas mães dizerem que as meninas gostam que pedem pra fazer isso. Que criança saudável prefere este circo, no pior sentido da palavra, do brincar com as amigas e bonecas. Minha filha tem 5 anos e tomo todo cuidado para não adultilizá-la quero que ela aproveite sua infancia ao máximo.

    Amei o post!!!

    Bjks

    Fafá Rocha
    http://universobyme.blogspot.com/

  7. É repugnante ver a que pontos as coisas chegam…
    Submeter essas crianças a isso tudo só vai transforma-las em pessoas ansiosas, estressadas e com problemas de estima. Como pode o egoismo e ganancia de alguns pais superarem o cuidado que devem ter com suas crianças???

  8. Vivemos em um mundo que beleza é tudo, e infelizmente, isso afetou as crianças. Muito triste perceber crianças tão artificiais, lembro que minha mãe só permitiu que eu usasse make com 14 anos. Chega a ser assustador o que os pais fazem com essas crianças…

  9. E ainda tem gente que defende falando que as meninas querem isso da vida… como se meninas dessa idade tivessem CAPACIDADE pra decidir o que querem.

  10. É isso aí! Super concordo com o que vc disse! Teve uma mãe louca americana que aplicava botox em sua filha de 8 anos(se não me engano)para ela participar de concursos de beleza. Um absurdo!Amo seu blog!

  11. Eu também já assisti este programa e fiquei super indignada! É um absurdo, cara, meninas de 5 anos usando mais maquiagem do que eu! Eu nunca, NUNCA, faria isto com uma filha minha. Se ela quer ser modelo, ótimo, eu daria o maior apoio mais o que eles fazem é exagero…

  12. Bom Lu tu conhece minha filha neh Sophia, entao todo mundo fla q eu devia levar ela numa agencia q ela é linda e inteligente e q vai ganhar mt dinheiro com comerciais etc e talz, mas Sophia é uma CRIANÇA que nem tem 4 anos, ela tem mais é que brincar e cair e aprender coisas de crianças.
    tenho vergonhas dessas mães que querem se realizar nas filhas.

  13. É chocante mesmo. Quanto mais produzidas mais assustadoras essas meninas ficam. Eu sou do tempo em que a gente se sentia adulta quando ganhava aquele brilhinho de morango da avon. Eu sou do tempo em que batom vinho só com 15 anos!rsrsrs Duvido muito q alguma dessas crianças escolheram esse destino e duvido mais ainda que elas serão adultas saudáveis. Mesmo que saibamos que a aparências seja muito importante em nossa sociedade, o desejo que os mais velhos têm de mascarar isso pra nós, dizendo que o que vale é o que está por dentro, nos deixa mais preparados pra lidar com isso. Portanto, não sei realmente que conclusão tirar sobre essas meninas. Tô com vontade de fuçar, pra ver se tem alguma adulta, se tem algum estudo sobre elas…rs
    Acao de lembrar que dia desses passando pelos blogs da vida, vi uma blogueira criticando um atriz, a menina tinha uns treze anos. A crítica da blogueira em quetão era porque a atrizinha não tinha passado pó compacto ou base no rosto, só estava com um glozinho rosinha…Fiquei dias com isso na cabeça, pois qual é a imperfeição que tem na pele de uma menina mal saída da infância que ela tenha que disfarçar?
    Bom, escrevi demais.
    bjos

  14. Shanti, é sim, é uma agressão psicológica! Isso quando a criança não apanha pq está cansadinha e não quer mais "brincar". Bjo, amore!

    Bianca, o pior é q vc escreveu características bem comuns, mas não justifica buscar essa 'realização' nas crianças. Terrível mesmo!

    Kari, to contigo! Nada mais fofo do que uma criança banguela exibindo um sorriso enorme! Sinal de q está vivendo a fase q se deve viver – nem mais nem menos. Bjossss

    Mayana, sinceramente não acho que antecipar fases da vida seja legal, claro q cada caso é um caso, e aqui generalizei em torno do que a TV está mostrando. Se ela está deturpando totalmente, então o trabalho não tá sendo muito bem feito. Bjosss

    Camy, esse é um medo q eu tenho tb, mas eu gosto tanto de criança e quero tanto ter filhos, q prefiro pensar que pessoas como eu e vc podemos fazer a diferença na criação dos nossos filhos nesse mundo louco. Bjos

  15. Jane, e isso não deveria ser considerado bonito, né? =/ As meninas são naturalmente tão lindas. Bjos

    Dani, resta torcermos para que isso mude enqto há tempo. Bjossss

    Fafá, eu até concordo q a criança vaidosa goste de se produzir, se maquiar, e tal. Só acho q fazer disso a profissão da criança é uma total ausência de bom senso. Parabéns por ter a cabeça no lugar e deixar a sua filha viver a fase q ela tem q viver!

    Line, é a pergunta q eu não consigo responder. Será q td isso é mais importante do que a felicidade de um filho? E eu q pensava q os pais sempre colocavam as crianças em primeiro lugar. Bjosss

  16. Diise, mas a culpa não é delas, é desses pais loucos. O problema é que se elas crescem nesse meio, a tendência é acharem q isso é o certo. Muito triste! Bjosss

    Paula, estou de acordo! A menina de 4 anos disse "mamãe, passa batom em mim", e a mãe entendeu como "quero participar de concursos de miss, ficar parecendo uma velha e perder a minha infância". Bjos, querida!

    Quel, fiquei passada lendo isso. Dá vontade de dar uns tapas numa mãe dessa, viu!!! Bjoss

    Heloiza, tudo tem q ter certa moderação, né? Se a criança é vaidosa, quer passar maquiagem, se vestir bem, tem como fazer td isso sem deixar de ser criança. Bjossss

  17. Jul, eu acho q se vc levasse Sophia e ela curtisse fazer um comercial, sem problemas. A questão seria se depois um caso bem sucedido, vc arrastasse Sophia para trabalha nisso. Mas pelo sim, não ou talvez, acho q vc tomou a decisão certa! Bjos

    Rose, concordo! E se a criança quiser brincar de se maquiar, tudo bem, mas a mãe não precisa levar tão ao pé da letra e fazer disso a profissão da criança.

    Jen, momento propaganda total, hein? =P

    Dani, sou do tempo do moranguinho da Avon tb! E olha, a gente sabe q aparência conta sim, não dá pra ser hipócrita qto a isso, mas daí a fazer o q essas mães fazem com essas crianças há uma diferença enorme! E se vc encontrar um estudo sobre isso, compartilha conosco. (Ah, e nunca se preocupe em ter escrito demais, adoro seus comments!) Bjosss

  18. Concordo com o que disse!!! Um filme que retrata bem isso é o: Little miss sunshine.
    Mas acho que o título de monstros deveria ser 'atribuído' as mães, já que crianças nessa idade não sabem nem o que querem comer, veja lá SER quando crescer.

    Beijocas, adoro seu blog =*

  19. Já havia assistido esse programa e fiquei chocada.. Algumas meninas de dez, onze anos, até curtem, mas crianças com menos de sete anos não podem receber tamanha responsabilidade. O importante são os valores passados, independente da idade, como se a beleza só viesse com toda essa parafernalha. Triste!

  20. Eu tenho PAVOR desse programa…falo que é a noite do terror no Discovery H&H, "Pequenas Misses" seguido de "Eu não sabia que estava grávida"…haiuhaiuhiuaa,medo!

  21. Primeiro parabenizo pelo post, muito bom mesmo.
    Agora falando como mãe de uma menina que tem 6 anos, eu acho que o erro está na forma como condicionam as coisas, a pressão sofrida pelas crianças, que muitas vezes não querem aquilo. Como ja foi dito, essas expectativas, em muitos casos, são reflexos das frustrações de mulheres (as mães) que não somente em concurso de beleza, mas em tantas outras coisas ( colocar a filha no ballet, porque vc sempre sonhou em ser bailarina, pouco importando se ela gosta ou não; exigir que a menina dance, cante, sapateie, seja delicada, perfumada e meiga, quando na verdade ela quer correr, pular, se sujar, brincar de bola…). Acho bacana quando tudo é encarado como uma gostosa brincadeira. A minha filha ja foi chamada pra desfilar e topou, fez uma entrada e não gostou, não quis mais voltar para a segunda entrada e não foi e pronto, hehe. Só pra finalizar, não querendo entrar em mérito do que é certo ou não, continuo achando que a maneira como as coisas são colocadas é que irá refletir no resultado.
    É mais ou menos isso…

  22. Oi Analu, não sei se você assistiu ao filme Bruno (mesmo ator de Borat), tem uma cena exatamente sobre isso, ele quer contratar umas crianças e diz a mãe que a filha precisa perder uns 7 kg (algo assim), lembro que era 25% do peso total da criança e a mãe disse que se ela conseguir a vaga, ela perde sim!!! Acredita?? Assustador!!!

  23. Noe, os 'monstros' a que eu me refiro no título não é em relação à atitude, e sim à aparência. As meninas ficam tão exageradas q parecem uns monstrinhos. As mães, sem dúvidas, são monstros por submeterem as crianças a isso. Ah, e Little Miss Sunshine é maravilhoso!!!!
    Bjos!!!

    Castielzinha, o problema é que começando tão cedo e com esses exemplos, os reais valores acabam ficando em segundo plano. E se é q elas os aprendem… triste! Bjossss

    Flávia, bem lembrado. Assisti esse "Eu não sabia q estava grávida" só uma vez, e fiquei cho-ca-da! Bjos, querida!

    Marcela, é ótimo ver o depoimento de alguém que é mãe de uma menina na faixa etária que está sendo comentada nesse post. Concordamos nesse ponto, de q tem q ser levado como brincadeira: se a criança gosta, deixa, mas obrigar uma menina a se apresentar é uma pressão sem necessidade alguma. Parabéns por saber ensinar os valores, e por permitir q sua filhota seja criança. Bjosss

    Marcelation, nem assisti! Mas Borat trabalha com sarcasmo em cima de situações reais, né? Não duvido nada q alguma mãe louca nesse mundo ralmente topasse fazer uma dessas. Bjosssss

  24. Eu parei de ver os programas por que me revolto… vi uma vez a mae colocando uma "dentadura" na menina que estava trocando os dentes… achei apavorante! Até onde vai a frustração de um adulto heim, a ponto de sacrificar os filhos desse jeito!
    Bjs

  25. Não sei porque estas mães coloca essas crianças para se bronzear , colocar cilhos postiços etc ,parece que elas não eram bonitas quando criança e agora aproveita da filha .

  26. Eu amos pequenas misses e concursos de beleza infantil. Pedi minha mãe pra particpar quando morava nos EUA e adoro. Vcs tem que pensar melhor.eu tinha 2 anos quando participei e particpo até hj. Participei e ADORO

    1. Eu até acredito que como você, a maioria destas crianças também gosta dessa situação, pois remete a um mundo de fantasia, porém, não é nada saudável.

  27. NA VERDADE AS CRIANSAS SAO JULGADAS PELA PRESENSA DE PALCO E PERSONALIDADE E NAO JULGEN A ELL HODES POR QUE EAL QUER PARTICIPAR…
    ASSISTAM PEQUENAS MISSES NO DISCOVWERY HOME AND HELF QUE VC VAO VER A REALIDA!!!!

  28. Bom, essas crianças não deveriam usar tantos rodutos quimicos, isso pode acabar com a saude dela e prejudica-lás cada vez mais, mas elas gostam do que fazem então não tem jeito né.

  29. eu, aqui analisando as critica aos pais que colocar suas filhas nos concursor de desfiles, entenda uma coisa vcs so pode ser aqules pessoal que não tem um filhos ou uma filha que não tem a capácidade de chegar a ser modelos e ficar famoso, eu sei que ser famoso não traz felicidade, dinheiro não traz felicidade, mas é um futuro pra ela, boas partes dessas meninas são de origem humilde e os pais ver nesses eventos uma possibilidade de mudares de vidas, vcs não sabe o que é passar fome por não ter dinheiro pra se manter com o minimo de dignidade, em vez de criticas os pais procures saber a origem de muitos famosos do dia de hoje, vejam o que eles acham de os pais ter batalhado pra ele chegar onde estar ganhado dinheiro o suficiente pra ter uma boa moradia ao tudo viver bem finaceiramente, viver feliz ja não sei, mas uma coisa eu sei, não dar pra ser feliz passando necessidade.

  30. Parabéns pelo post, difícil achar comentários tão sensatos na Internet. Igualmente difícil e se identificar nessa sociedade deturpada que vivemos. Acredito que estes aspectos da psique humana devam ser estudados por psicanalistas e psicólogos pois mais tarde eles serão procurados para resolver os danos causados por estes “pais” malucos.

  31. É revoltante ver que nesses países as crianças não são sujeitos de direitos e sim objetos para que os pais possam ganhar dinheiro. Mulheres frustradas cujos tipos físicos em nada lembra misses obrigam crianças a calçar sapatos apertados, obrigam a fazer regimes a se vestirem como pequenas prostitutas e se oferecerem como mercadorias. O juiz da infância deveria ir aos bastidores para ver como as crianças são tratadas.

  32. eu axo que vc ta errada as meninas sao lindas , e as roupas que elas usam sao tipo princesas elas sao crianças elas gostam de estar vestudas como princesas , crianca gosta de maquiagem , unhas grandes , vestidos de princesa , elas sao lindas, sao princesas os concursos sao apenas um empurraozinho pra que elas mostrem isso ao mundo. obrigada.

  33. Gente… criança não sabe o que quer por que não tem parâmetro pra isso! Eles são tão pequenos e indefesos, não sabem nada da vida e esperam proteção e cuidado – somente! Criança tem que brincar, crescer saudável, e ser bem orientada por pais responsáveis! Mães frustradas em suas vidas pessoais que descontam nos filhos… é uma coisa realmente lamentável! E colocar os pequenos neste tipo de concurso (que pasmem, também existe no Brasil mas com muito menos divulgação) é infelizmente, uma coisa da cultura norte americana. É “cultural”, portanto. É infeliz, mas acontece…

  34. Seus idiotas deixem elas e as maes cuidem de suas vidas nao da delas alias isdo é de outro pais e se elas gostam deixa se a menina nao quisesse fazer isso a mae nao forçaria né vai tirar o cavalinho da chuva..deixa eu te ajudar porque voce é o cavalinho tà….

  35. AliaS tambem as criancas so ficam assim no concurso porque em casa é diferente ou voce acha que elas vao ficar de maquiagem sapato alto e vestido chiq o dia todo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *