Espaço Ciência: museu a céu aberto em Pernambuco

Os dinossauros que aparecem quase no canteiro da pista, na descida do viaduto que separa Recife e Olinda, aguça os olhares curiosos. As estátuas desses animais pré-históricos fazem parte do Espaço Ciência, um museu a céu aberto que abriga trilhas e espaços interativos.

Cerca de 120 mil metros quadrados acomodam o espaço de robótica, o Pavilhão de Exposições, o Roteiro Botânico, a Trilha Ecológica e a Trilha das Descobertas, esta última se dividindo em Área Água, Área Movimento, Área Percepção, Área Terra e Área Espaço.

+ Jardim Botânico do Recife
+ Parque Dois Irmãos: o zoológico do Recife

 espaco ciencia area agua

area agua espaco ciencia

Trilhas monitoradas no Espaço Ciência

Ao longo de todas as atividades da trilha, monitores de colete laranja estão à disposição para explicar sobre o experimento mais próximo. Na Área da Água, por exemplo, os vistantes podem ver o processo de geração de energia através da réplica de uma hidrelétrica, ou avaliar a força da água por meio de equipamentos interativos. Já na Área Movimento, os visitantes podem fazer força para levantar um amigo no balanço e até para fazer um carro subir. Até uma simples brincadeira de gangorra pode ensinar sobre os princípios do movimento.

+ Paço do Frevo: o museu do carnaval no Recife
+ Conhecendo um pouco do Recife: Marco Zero

espaco ciencia area movimento

Estimulando os sentidos

A Área Percepção estimula os visitantes a observarem e perceberem os sentidos com espelhos que promovem a ilusão de ótica, com o telefone sem fio, equipamentos que mostram a visão invertida e o jogo de xadrez gigante, que une concentração, observação e reflexão. Mesmo sem compreender todos esses estímulos, o xadrez foi uma das atividades que deixaram Luca, Flavinho, Jasmim, Ceci e as duas Clarinhas – os companheiros dessa aventura – mais animados. 

xadrez gigante

area percepcao espaco ciencia

Encontrando os dinossauros

A Área Terra é, provavelmente, a que mais encanta as crianças que visitam o Espaço Ciência e fazem uma viagem no tempo visitando um vulcão de quatro metros de altura, passando pelo globo terrestre e encontrando os dinossauros e acompanhando a evolução humana com bonecos em tamanho natural. Na Área Espaço é onde fica o Planetário, que comporta cerca de 30 pessoas, que podem assistir os planetas, as estrelas, constelações e galáxias através de um simulador.

+ 3 melhores parques de Curitiba
+ Vila Encantada em Pomerode

dinossauro espaco ciencia

pegada dinossauro

Já havíamos visitado o Espaço Ciência em 2016, quando Luca estava com 2 anos e meio, e na época muita gente me perguntou se tinha valido a pena levá-lo tão pequeno. Ele não entendeu as experiências aos 2 e nem agora aos 4. O propósito de levar crianças para esse passeio não é exatamente fazê-las entender as Leis de Newton ou assimilar informações a respeito da evolução humana, a ideia é apenas diversão. Como o lugar é muito interativo e a maioria das atividades intuitiva, os pequenos se divertem com as experiências mesmo sem compreender os ensinamentos por trás de cada uma delas.

Na dúvida se as crianças se divertem de verdade? Clica no vídeo do canal LucaFolia para ver:

O Espaço Ciência fica Parque Memorial Arcoverde, Complexo de Salgadinho, Olinda (a entrada fica na pista no sentido Olinda-Recife, antes do Classic Hall). A entrada é franca e funciona de segunda a sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00, e nos finais de semana das 13:30 às 17:00.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
6 comments Add yours

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *