Panqueca de brigadeiro

Tem coisas que são mais gostosas do que bonitas. Minha panqueca de brigadeiro é uma dessas coisas! A ideia dessa panqueca surgiu em um dia de muita TPM, daqueles que você começa a querer subir pelas paredes desejando uma coisa doce, sabe? A ideia era fazer com ganache, mas eu estava sem creme de leite e sem um chocolate bom, então o jeito foi fazer o recheio com leite condensado e achocolatado em pó.

Panqueca de brigadeiro: como fazer a massa

1 xícara de chá de leite
2 ovos
3 colheres de sopa de óleo
1/2 colher de chá de sal
1 1/2 xícara de farinha de trigo

+ Bolo de cenoura fácil
+ Comidas típicas do São João do Nordeste

Panqueca de brigadeiro

Bata os ovos, o leite, o óleo e o sal no liquidificador. Quando a mistura estiver homogênea, vá adicionando a farinha aos poucos. É importante acrescentar o sal mesmo sendo uma receita doce para quebrar um pouco o sabor e não ficar enjoativo (se acrescentar açúcar na massa vai ficar doce demais!).

Panqueca de brigadeiro

Deixe a frigideira esquentar em fogo médio antes de colocar a primeira leva da mistura. Use uma concha ou despeje diretamente do liquidificador, tomando cuidado para colocar uma quantidade suficiente para deixar a massa fininha. Quando a massa começar a desgrudar com facilidade da panela, vire com a ajuda de uma espátula para dourar o outro lado.

Fazendo o recheio

Ganache: derreta uma barra de chocolate (ao leite, meio amargo ou amargo, conforme sua preferência) no microondas ou em banho maria e adicione o creme de leite, mexendo bem para que a consistência fique bem lisa e livre de pedaços de chocolate mal derretido.

Brigadeiro: em uma panela em fogo médio acrescente 1 colher de sopa de manteiga e uma caixa de leite condensado. Acrescente 4 colheres de sopa de chocolate em pó ou chocolate em barra cortado em pedaços e mexa até desgrudar da panela.

Outras ideias de recheio: brigadeiro de Opereta.

+ Casa da Velha Bruxa em Gramado
+ Dia Nacional do Café: os favoritos das leitoras

Panqueca de brigadeiro

Espalhe o recheio pela massa aberta, enrole a panqueca e pronto. Agora é só devorar! (Devorar não foi problema algum para Luca e Rodrigo aqui em casa, kkkkkk).

Panqueca de brigadeiro

Comentários do Facebook
Compartilhe:
4 comments Add yours

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *