Como fazer as unhas em casa

A quarentena vem obrigando muita gente a colocar em prática coisas que até então ficavam só na intenção (ler mais, fazer exercícios físicos, testar novas receitas) e a desenvolver novas aptidões. Todo esse caos causado pelo Coronavírus tinha que ter um lado positivo, né? As idas ao salão de beleza, que muita gente via como aquelas horinhas de puro relaxamento e distração, também tiveram que ser cortadas. E é bem verdade que fazer uma escova ou testar o esmalte novo não é uma coisa essencial e nem tão significativa como poder passar mais tempo com os filhos, mas para quem curte aparecer arrumadinha nas lives do Instagram – ou simplesmente gosta da sensação de ter as unhas impecáveis – é hora de aprender a fazer as unhas em casa.

Como fazer as unhas em casa: materiais necessários

Antes de começar sua empreitada, deixe todos os materiais separados. Você vai precisar de:

  • Removedor de esmalte;
  • Serrinha de unha;
  • Base;
  • Palitos (seis ou mais, de preferência);
  • Esmalte;
  • Algodão;
  • Toalhinha ou papel-toalha.

A primeira coisa a fazer é enrolar um pedacinho de algodão nas pontas dos palitos. Esse passo é importante, principalmente para quem não tem muita destreza (tipo eu!), para evitar que os fiapinhos do algodão borrem todo o trabalho que você já teve pintando. Assim, deixando tudo preparado antes de começar, quando chegar o momento de limpar o excesso de esmalte, seu material de trabalho já vai estar pronto para uso e você só vai precisar molhar a ponta do algodão na acetona ou removedor.

Só não se esqueça de deixar um palito sem o algodão, porque é ele que você vai usar para passar ao redor da unha para tirar o excesso, ok?

+ Bye Bye Cut da Yenzah
+ Removendo esmalte com glitter das unhas

Colocando as técnicas de manicure em prática

O passo seguinte é serrar as unhas e passar a base. Não se preocupe em pintar apenas na parte da unha! Na verdade, o ideal é que você passe um pouco do contorno para facilitar na hora da limpeza. Essa base que usei foi a Casco de Cavalo, da Impala, que ajuda a fortalecer as unhas.

Depois da base, é a vez de passar o esmalte! (Escolhi o Sabe Que é Gostosa, da coleção Ju Paes, também da Impala). Da mesma forma que a base, ao aplicar o esmalte, deixe passar produto para além do contorno. Na hora vai ficar uma lambança, mas esse processo faz com que toda a unha fique coberta, sem falhas.

Daí, com o palito (aquele que está sem algodão nas pontas), você contorna a unha e já tira boa parte do excesso. Particularmente, prefiro só usar o palito depois de passar as duas camadas de esmalte, quando a tinta ainda está fresca. Depois que começa a secar, fica mais difícil tirar.

+ Lencinhos mágicos para as unhas
+ Os esmaltes nude mais lindos da Risqué

Começando o processo de limpeza

Estão vendo o contorno que separa a unha pintada da sujeira no resto do dedo? Esse contorno que você faz com o palito serve justamente para evitar que, na hora da limpeza, você precise passar o algodão muito rente à unha (e acabar borrando a pintura que você fez com tanto esmero).

Suas unhas podem até não ficar tão perfeitas como se você tivesse acabado de sair do salão, mas com certeza vão ficar apresentáveis. E você vai ter uma coisa interessante para ocupar seu tempo durante alguns minutos!

Espere aí… E as cutículas, como ficam nessa história?

O ideal mesmo é você não tirar as cutículas, e sim hidratá-las. Jake fez um artigo bem elucidativo chamando atenção para esse procedimento e recomendando ótimos produtos. Confira aqui: Pare de tirar as cutículas já!

E então, preparada para fazer as unhas em casa?

Comentários do Facebook

Compartilhe:
2 comments Add yours
  1. Ameeeeei o post e sua explicação AnaLu!
    E posso dizer que quanto mais você faz/treina, melhor você fica né? Tudo é questão de prática!
    Eu sempre fiz minhas próprias unhas por isso não sinto tanto agora nesse momento, mas são sim “pequenas” coisas que as pessoas precisaram abdicar mas que pode ser uma ótima hora pra aprender a fazer sozinha!
    Um beijoooo ;)
    Jake
    Blog Jake Badulake

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.