5 vantagens de ter um cartão de crédito

Por mais que alguns o tratem como vilão do orçamento doméstico, o cartão de crédito é um grande aliado do consumidor. Assim como tudo no mundo, o “dinheiro de plástico” tem seus pontos positivos e negativos; porém, se usado de maneira consciente e inteligente, o cartão de crédito pode possibilitar inúmeros benefícios.

5 vantagens em ter um cartão de crédito

Programas de milhas, segurança e facilidade na compra pela internet e poder de compra são apenas algumas dessas vantagens. Confira a seguir algumas dicas para ter o cartão de crédito como um parceiro.

1. Poder de compra imediato

Querer um item que custa mais do que você pode pagar no momento e perder a oportunidade pode causar uma enorme frustração. Algumas pessoas defendem que juntar o dinheiro e pagar à vista é a melhor alternativa, mas e quando a oportunidade aparece antes de você ter todo o montante necessário? Utilizando o cartão de crédito, além do tempo que você vai ter até pagar pelo item na próxima fatura, você ainda tem a possibilidade de parcelar a compra e ir pagando prestações possíveis. Outra vantagem é poder comprar com facilidade pela internet.

Atenção: evite comprar algo por impulso. Não é porque você tem um cartão em mãos que precisa comprar tudo que vê pela frente. O impulso é uma das maiores causas de descontrole no orçamento.

2. Praticidade e segurança

Foi-se o tempo em que a gente juntava dinheiro e saía com um alto valor na carteira na hora de ir às compras. Juntar dinheiro não é problema algum, mas ter grana em espécie no bolso pode chamar uma atenção indesejada. Em uma conversa recente, a leitora Carol Dantas contou a situação do pai em uma conhecida loja de móveis e eletrodomésticos: “Meu pai havia juntado uma grana para comprar uma geladeira e um fogão. Com o dinheiro em espécie ele achava que ia ter poder de barganha, que ia conseguir negociar um preço melhor, e realmente conseguiu. No caixa ele pagou tudo certo, mas na contagem das cédulas o atendente disse que estava faltando R$ 300. Antes de entregar o dinheiro meu pai contou, depois meu irmão, e eles sabem que pagaram o valor correto, e ainda teria um troco de cerca de R$ 40. Foi a maior confusão, mas era a palavra deles contra a da loja. Meu pai nunca mais comprou lá, e agora só compra no cartão de crédito”, revela.

Além de ser mais prático sair com o cartão do que com várias cédulas, ter o cartão também é muito mais seguro.

3. Organização das finanças

Enquanto alguns acham que o cartão de crédito é a razão para o descontrole financeiro, outros sabem tirar proveito e organizar as finanças. Quando você centraliza suas contas no cartão, é mais fácil controlar os gastos e observar seu padrão de consumo. Muitos serviços, inclusive escolas e academias, já permitem que o pagamento da mensalidade seja efetuado com cartão.

Seja você adepto às planilhas ou ao papel e caneta, anote todos os seus gastos. Para as compras certas e as despesas mensais, anote o dia que cada quantia será cobrada ou utilize o próprio aplicativo do cartão para manter esse controle.

4. Programas de benefícios, milhas e cashback

Utilizar o cartão de crédito e ainda tirar algum proveito disso é bom e todo mundo gosta, né? Vários cartões oferecem programas de pontos que podem ser trocados por milhas aéreas ou prêmios. Alguns oferecem, ainda, seguro de viagem e parcerias com outras empresas e serviços (como o direito de usufruir das salas VIPs dos aeroportos, por exemplo).

Uma modalidade de benefício que vem crescendo nos últimos anos é o cashback. Nesse sistema de benefício, uma porcentagem do valor que você paga, retorna para você. O percentual varia de programa para programa, mas, em algumas promoções, é possível ter até 10% do valor de volta.

Geralmente os benefícios estão atrelados à anuidade do cartão, por isso é importante analisar se essas vantagens realmente compensam. Em todo caso, existem os cartões sem anuidade que ainda oferecem alguns benefícios e também existe a possibilidade de negociar (e até anular) essa cobrança.

5. Recurso para imprevistos ou despesas altas

Não é todo mundo que tem investimentos ou algum dinheiro guardado na poupança para cobrir os imprevistos. E uma coisa é certa: eles sempre aparecem! Seja uma emergência de saúde, um reparo no carro ou um serviço inesperado na residência, quem não tem reservas financeiras pode contar com o cartão de crédito. Além do respaldo financeiro imediato, a maior parte desses serviços permite que o pagamento seja feito em parcelas.

É sempre bom lembrar que o essencial para ter um cartão de crédito é utilizar com consciência. De nada adianta ter um limite alto, ou ter vários cartões, e a quantia a pagar no mês extrapolar o valor da sua receita.

Comentários do Facebook

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.