Foto 3×4 de bebê

A espera para fazer o CPF de Luca pareceu moleza diante da saga para tirar uma foto 3×4 decente. Num estúdio fotográfico os funcionários estão acostumados a lidar com bebês, certo? Nem sempre. Não quando se trata de uma criança que não senta nem a pau naquele banquinho e fica quietinha olhando para a cara do tio com a câmera. E olha que Luca não é daquelas crianças endiabradas que não param quietas, ele… bem, ele só não curte essas pausas de 1 minuto de silêncio.

Com a tentativa de tirar foto no estúdio frustrada, corri para a internet para saber quais eram as dicas infalíveis que as outras mamães tinham para dar. Mandei a babá molhar o cabelo do menino para baixar a juba, o vestimos com uma camisa de botão para parecer uma pessoa séria e educada nas fotos, e partimos para as dicas:

1) Tirar foto do bebê deitado no berço. As fotos 3×4 precisam ter fundo branco, disso todo mundo já sabe. Cobrir o colchão com o lençol na cor foi a parte fácil desse processo de tentar tirar uma foto 3×4. E a única! Coloquei Luca no berço e a tentativa de deixá-lo deitado quietinho enquanto eu tirava uma foto boa foi tão simples quanto trocar uma fralda de cocô de um bebê que está morrendo de fome. Entenderam que a criança não parava quieta, né? A minha tentativa foi tirar com o iPhone, porque a Canon por ser grande acaba dispersando a atenção dele para a câmera. Bom, mas nem com iPhone nem com câmera a foto no berço rolou. Quem tiver um bebê que fica quietinho pode fazer essa tentativa.

2) Aham, Luca, senta lá! Deitado não deu certo, sentado era uma esperança. Coloquei a criança sentada na cadeirinha e comecei a cantar a música de Dora, a Aventureira e a fazer dancinhas para ver se meu filho, meu amado filho, ficava quietinho e me dava um click legal para a foto 3×4. Não rolou. Primeiro ele cantou junto e quis dançar também {o apelido de #LucaFolia não é à tôa!}, depois ele chorou para sair. Num determinado momento eu nem estava mais preocupada se não havia fundo branco na cadeirinha, se eu conseguisse a foto dava uma ajeitadinha no photoshop, mas ele realmente não colaborou.

Leia também:  Diário da gravidez: ultrassom morfológico

3) Fundo branco atrás. Em pé, sentado, deitado, de cabeça pra baixo, eu só queria uma foto com o infeliz do fundo branco atrás. Luca pulou, dançou, fez careta, fez graça… só não fez uma cara boa pra foto 3×4.

foto-bebe

E aí quando eu já estava quase desistindo sentei no chão para brincar com ele, coloquei a câmera em cima do sofá e Luca – tcharammmm! – ficou quieto. Não quieto-quieto, sabe? Mas quieto o suficiente para tirar uma foto “três-por-quatrável”, ainda que nessa altura do campeonato o cabelo que havia sido molhado e penteado com tanto carinho já estivesse bagunçado. Quando consegui o click acendi uma vela para o Santo Protetor das Fotos 3×4 Bonitas para que ele me iluminasse e não fizesse minha mão tremer na hora de ajustar a imagem no photoshop.

Perfeita não ficou, mas ficou passável. No dia de fazer o RG ainda fiquei apreensiva esperando que a mocinha viesse falar “Olha, mãezinha, essa foto não pode ser usada na identidade do seu bebê não”. mas graças a Deus passamos incólumes pelo processo. Uhu, três pulinhos de alegria!

foto-bebe-3x4

Existe um editor de imagem gratuito chamado Foto 3×4 que monta a imagem num fundo branco. Como eu editei no photoshop, eu achei melhor montar numa folha 10×15 {pode ser no photoshop, no Corel ou no editor que você costuma usar} e mandar imprimir como fotografia normal. O bom é que para esse tipo de impressão o valor aqui em Recife é aproximadamente R$ 1,30 para a foto sair na hora, e para tirar foto 3×4 no estúdio e receber essas mesmas oito fotos custa em média R$ 18,00. Depois de tanto trabalho, a economia era o mínimo que eu podia receber em troca, né? Hahaha.

Facebook Comments

Compartilhe:
10 comments Add yours
  1. Meu bebê tem 3 meses e estou no mesmo dilema, vou tentar hoje tirar a foto depois que mamar e dormir pra não sair com carinha de bravo ;)
    Adorei o seu texto, tb dei boas risadas!

  2. Como fazer quando vc leva seu filho de 2 anos e 10 meses para o detran e ele olha pra câmera como se fosse um monstro, e pede pra ir embora se contorcendo, dando um show, e a moça que estaria fazendo o preenchimento lá no pc dela, não aceita foto 3×4 que foi levada?

      1. Sou de Maricá no RJ, aqui fazemos no Detran mesmo. Depois do ocorrido entrei em contato com a ouvidoria, que me autorizou a levar a foto 3×4 dele, do contrário não teria como, já que atualmente só se faz RG com foto tirada na máquina dos Detrans, na hora e ao vivo rsrsrs. Essa foi a briga, ele não gosta de estranhos, menos ainda de máquinas fotográficas rsrsrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.