Hora do desfralde!

Ainda na barriga o bebê passa por diversas fases de seu desenvolvimento. Depois do nascimento, cada semana é uma novidade, cada mês uma conquista, cada ano um grande marco na vida daquele pequeno ser. Na faixa dos dois anos, o bebê já não é mais tão bebê assim {ainda que para nós, mães, os filhos sejam bebês mesmo com 40 anos}. Nessa idade a criança geralmente já tem iniciado a vida escolar e começa a ficar mais independente, já sabe o que gosta e o que não gosta, a personalidade começa a aflorar. O desfralde é um grande passo no desenvolvimento infantil, já que ele é feito quando a criança começa a entender as necessidades de seu próprio corpo.

Desfralde: qual é o momento certo?

Em geral, o desfralde é iniciado após os dois anos de idade, é nessa faixa etária que o bebê sai da fase oral e entra na fase anal, quando percebe que seu corpo produz xixi e cocô. Cada criança, no entanto, tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento, e algumas podem desfraldar antes dos dois anos, ou pode passar dessa idade sem estar preparada ainda. Para crianças que já estão na escola, a parceria entre os pais e o colégio no estágio do desfralde é essencial: “O desfralde é uma decisão iniciada juntamente com os pais, sempre respeitando o desejo das crianças e observando sinais de maturidade, como por exemplo, se demonstram vontade de trocar a fralda depois das evacuações”, explica Paula Bon, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Franciscano Pio XII, de São Paulo.

+ Itens essenciais para levar na bolsa ao sair com criança
+ Bicho de pé: como identificar, tirar e tratar

desfralde

Para ajudar nesse processo tão importante da vida da criança, fique de olho nas dicas:

Aposte no lado lúdico na hora do desfralde

Métodos criativos podem deixar o passeio ao troninho mais divertido e fazer com que a criança se sinta mais à vontade para ir ao banheiro. Desde a escolha do penico com ilustrações do personagem favorito da criança à colagem de desenhos na parede do banheiro, qualquer atividade criativa que estimule a ida e a deixe confortável para usar o banheiro é válida.

+ Mãe de menino: como construir um bom relacionamento com seu filho
+ Filho na escola: relato de uma mãe aflita no primeiro ano

Vamos comemorar!

Se para os adultos usar o banheiro é uma coisa corriqueira, para as crianças é motivo de comemoração. A necessidade é a mesma, mas a criança ainda não entende a normalidade fisiológica do ato, por isso é importante comemorar cada etapa. A criança pediu para ir ao banheiro? Comemore, vá junto com ela em direção ao cômodo, ajude-a a tirar a cueca/calcinha. E depois que terminar, não esqueça de estimular a criança a dar adeus ao xixi ou ao cocô {entre na brincadeira junto com ela!} e elogiá-la pela realização.

Paciência

Estimule sempre a ida ao banheiro. Caso a criança ainda não tenha a iniciativa de pedir, pergunte sempre se ela precisa fazer xixi ou cocô. Mesmo com todo o estímulo, eventualmente vai acontecer da criança esquecer que não está de fralda e fazer as necessidades na roupa. Tenha paciência. Perder a calma num momento de esquecimento da criança pode atrasar o desenvolvimento.

+ 5 questões e dicas sobre birras dos filhos
+ A hora certa de colocar os filhos na escola

dicas desfralde

E como anda o desfralde de Luca? Começamos para valer há cerca de duas semanas, por enquanto só em casa. Ele passa a manhã de cueca ou de short e sempre que quer fazer xixi pede para ir ao banheiro. Ele ainda não se habituou a fazer cocô no peniquinho, sempre que quer fazer, pede para colocar a fralda. A professora me orientou a não acostumá-lo dessa forma, que o incentive a usar o banheiro também para o número 2, mas disse que é absolutamente normal que as crianças se acostumem primeiro a pedir para fazer xixi. O próximo passo é enviar cuequinhas e shortes para a escola, e lá ele deve se acostumar a passar a tarde sem fralda também. Uma dúvida que eu tinha, e que talvez outras mães tenham também, é se na hora de levar a criança para a escola {e voltar para casa} ela deve ir com ou sem fralda, e a professora explicou que até que ela tenha total controle, ela deve ir com a fraldinha. Continuamos no processo.

Alguém passando também pela fase do desfralde com o filho? Quem tiver dicas para facilitar o processo, compartilhe conosco!

Comentários do Facebook

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.