Dicas de otimização de espaço em ambientes pequenos

Tendência dos últimos anos, os apartamentos com metragem reduzida merecem uma atenção especial na hora de decorar.

Se durante os anos entre as décadas de 50 e 90 o foco era desenvolver apartamentos amplos para a comodidade de toda a família, a partir dos anos 2000 a máxima passou a ser o convívio em sociedade – ou no caso de novos empreendimentos, com os moradores dos condomínios.

É por esse motivo que quando você procura, por exemplo, “apartamento à venda em ipanema” em prédios mais novos, acaba encontrando condomínios com uma rede completa de serviços como academia, lavanderia, além de áreas de lazer e socialização (churrasqueira, quadras, piscina).

+ Como decorar a casa de modo simples e bonito
+ Ideias de decoração: personalize seu ambiente com os tipos de balcão para cozinha

Muitos condomínios contam com estrutura de lazer e serviços completas.

Dicas de otimização de espaço em ambientes pequenos

Porém, a iniciativa de aproximação acabou criando um desafio para os moradores desse prédio: como decorar espaços mais reduzidos de 30m² a 50m² sem perder a personalidade? Confira essas dicas!

1. Sala de Estar e Jantar

Espaço comum da casa, a sala é um ambiente que precisa transmitir tranquilidade para os momentos de descanso e versatilidade para eventuais confraternizações. Nesse caso, a pedida é por cores neutras (como branco, gelo e cinza) em contraste com cores mais claras da sua escolha – lembrando que a utilização de muitas cores pode dar a impressão de que o ambiente é menor. Então escolha uma parede para se tornar o ponto focal desse espaço.

No mais, reflita sobre a utilização do espaço e a otimização do trânsito de quem habita esse ambiente. Para isso, invista em racks e mesas de centro com “gavetões” para esconder a bagunça e prateleiras para utilizar o espaço aéreo na hora de posicionar seus itens de decoração.

2. Dormitórios

Local onde se recupera as energias após um dia longo, o quarto pede que seja decorado com leveza. Logo, as cores claras e neutras são grandes aliadas novamente. Além disso, ambientes menores geram mais calor e esse pode ser combatido com a escolha de tecidos mais leves e fresquinhos como o cetim ou o linho para lençóis e almofadas.

Uma grande inspiração ao decorar um quarto pequeno é a filosofia minimalista. Nela, a ideia é de que você precisa ter com você apenas o que é de fato necessário e traz alegria para sua vida. É um ótimo motivo para fazer uma “sessão de desapego” e limpar armários e estantes de itens, roupas e acessórios que você já não utiliza mais.

3. Home Office

Cômodo ou espaço improvisado em grande parte dos apartamentos brasileiros devido à pandemia, o home office merece uma atenção especial pois exige foco e concentração de quem o utiliza.

Uma ideia barata e de fácil incorporação é o investimento em uma mesa de abrir para o seu espaço de trabalho. Ao final de um expediente, tudo que você precisará fazer é levantar a mesa e encaixá-la na parede, podendo utilizar esse mesmo espaço para outras atividades quando necessário.

+ Mesa com cavalete: meu home-office!
+ Cadeiras descoladas para home office

4. Banheiros e Lavabos

Se salas, cozinhas e dormitórios diminuíram, os banheiros chegaram a ficar apertados em algumas unidades. Para resolver essa questão de forma inteligente, o ideal é projetar móveis sob medida para esse espaço.

A iniciativa é benéfica para todos os casos pois essas peças podem ser modulares e desenvolvidas de acordo com suas necessidades, tornando-se multifuncionais para o dia a dia – é o caso de gabinetes com armários, gavetas e prateleiras.

Outra dica é a utilização de espelhos grandes, como esses que cobrem a parede inteira. A técnica, que pode ser aproveitada em qualquer ambiente, dá a sensação de que o espaço é muito maior do que é de fato.

A decoração de casas e apartamentos pequenos exige observação e reflexão para o desenvolvimento de um projeto adequado às necessidades de forma que alie conforto, praticidade e elegância aos moradores.

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *