Papel contact: versatilidade na decoração da sua casa

Você deve se lembrar do papel contact da época de colégio. Aquele plástico adesivo usado para encapar livros e cadernos, e que, não poucas vezes, formava umas bolhas por conta da má aplicação. (Eu sempre encapo os de Luca, e para não formar as temidas bolhas, uso uma régua! #ficadica).

Foi-se o tempo em que o papel contact era usado apenas para encapar livros. Com as opções de cores e estampas, agora é possível utilizar esse tipo de material como revestimento em vários tipos de estruturas, como paredes, móveis, cadernos artesanais e onde mais sua imaginação permitir!

+ Parede colorida: mudando a cor novamente
+ Transformando o ambiente com papel de parede 3D

Papel contact nas paredes

Esse é um dos usos mais clássicos desse material. O papel contact pode ser usado nas paredes da sala de estar, dos quartos e até da cozinha. Embora uma das formas mais utilizadas seja cobrindo toda a parede, não é a única.

Na cozinha, por exemplo, o material pode ser utilizado como elemento decorativo imitando azulejos na parede que fica atrás da pia. No entanto, não é uma regra! Você também pode colocar o papel na parede onde a mesa fica encostada, por exemplo.

Na sala, uma ideia fora do convencional é usar o papel apenas para fazer alguns detalhes ou brincar com diferentes estampas ou texturas. No modelo abaixo, os moradores optaram por dois modelos diferentes do papel contact: um imitando uma textura envelhecida e outro no estilo de pedras hexagonais. Ficou lindo!

Azulejos, madeira, pintura envelhecida, estampas infantis, estampas geométricas… Muitos são os estilos que você pode escolher para ornamentar as paredes dos cômodos da sua casa.



Cobrindo móveis

Uma técnica que vem sendo amplamente usada é o envelopamento de móveis. Nesse procedimento é utilizado o papel contact vinil, que pode ser brilhoso ou fosco. Nos dois acabamentos, a técnica é capaz de transformar o móvel de deixá-lo com cara de novo.

A vantagem do vinil com brilho é fazer o móvel parecer a tintura automotiva, que quando feita em móveis é chamada de laca ou efeito laqueado. Preço é um fator crucial, uma vez que o envelopamento com o material adesivo é muito mais em conta.

De tão popular que esse procedimento vem se tornando, além de cômodas, armários e prateleiras, muita gente tem feito o envelopamento com contact paper vinil em geladeiras e fogões.

Aqui em casa, um forte candidato à cobertura adesiva é a mesa de estudos de Luca. O obstáculo é que ele se diz um artista e gosta da mesa de madeira toda rabiscada e desenhada. Quem sabe futuramente…

+ Como usar tapeçaria de parede
+ Rack colorido: sua sala mais alegre!

Cadernos artesanais com um toque especial

Por fim, mão restringindo a lista aos itens aqui apresentados, estão os cadernos artesanais. Assim como os bons e velhos livros escolares que a gente costuma cobrir com o papel contact transparente, os itens de papelaria feitos à mão seguem a mesma técnica de aplicação.

Diferentemente do material escolar em que o papel utilizado é o transparente para que o aluno possa ver facilmente o livro a ser utilizado, em um caderno artesanal você pode (e deve) utilizar o papel adesivo colorido, estampado ou com textura. Para deixá-lo ainda mais único, pode utilizar pedaços de diferentes estampas e cores. O limite é sua criatividade!

Versátil e fácil de usar

O papel contact oferece um leque de opções para utilização, desde coisas simples, como encapar um caderno, às mais complexas.

A beleza da coisa é que, além de versátil e de fácil aplicação (na maioria das vezes, pelo menos), o custo para esse tipo de material é bem mais barato do que outras alternativas, como a pintura em laca para os móveis.

Pronto para deixar sua casa mais bonita?

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.