Plantas para iniciantes: 9 espécies fáceis de cuidar!

Com a pandemia e o tempo que todos passaram em casa, muitas pessoas foram em busca de atividades para tentar amenizar todo o stress da situação. Novos hobbies e talentos começaram a ser explorados, entre eles a criação de plantas por parte dos iniciantes em jardinagem.

Ter o próprio jardim em casa é um caminho sem volta. Cada nova plantinha que você passa a conhecer, a vontade de trazer para casa é imediata. Vamos com calma… Neste artigo vou mostrar 9 plantas para os iniciantes começarem o próprio jardim agora mesmo!

+ Aromatizador de ambiente: bem-estar e casa perfumada
+ Mesa posta mexicana: o colorido da cultura do México em um jantar temático

Plantas para iniciantes: partindo do básico

O impulso para comprar a primeira planta que você vê naquele perfil esverdeado e florido do Instagram é tentador, mas é importante ter cautela na hora de fazer a primeira aquisição. Além do nível de cuidados que a planta requer, é importante pensar no espaço em que você habita.

Apartamentos que não recebem luz natural, por exemplo, não são os mais indicados para hospedarem uma plantinha que precisa estar no sol a maior parte do dia. “É importante observar a questão da claridade, deixando a planta a uma distância de três metros da varanda ou janela, no máximo”, explica a paisagista Fabiana Grego.

plantas para iniciantes
A paisagista Fabiana Grego explica que é importante observar a claridade que a planta vai receber na casa ou apartamento.

Hora de colocar a mão na terra!

Fabiana, que está à frente da Dia de Flor junto com a jornalista Olívia Leite, fala ainda da energia que as plantas trazem para o lar. “Minha avó costumava dizer ‘Tenha plantas em casa. A energia delas vai ajudar a equilibrar a sua’, conta a paisagista. “Não é só crendice popular, as plantinhas realmente ajudam a harmonizar o ambiente”.

De acordo com a empreendedora, que apontou a Jiboia como uma das melhores plantas para serem adquiridas pelos jardineiros iniciantes, ela e as outras espécies a seguir são as mais recomendadas:

1. Antúrio

É nativo das florestas tropicais, então adora umidade nas folhas. O Antúrio deve ser cultivado na sombra ou meia-sombra, mantendo a terra úmida, mas não encharcada. É uma planta de grande durabilidade, que pode ser podada a cada dois anos para retirada de folhas velhas.

  • Rega: 2x por semana.
  • Iluminação: cresce bem em ambientes internos e iluminados, mas não suporta exposição direta ao sol.

2. Lírio da Paz

É originário da América Central e gosta de sombra, umidade e calor. Seu florescimento, em boas condições, dura o ano inteiro, sendo ideal para ambientes internos ou de meia-sombra, uma vez que a exposição direta ao sol pode queimar suas folhas. Por se dar bem com iluminação artificial, é uma ótima opção para cultivar dentro de casa. Alerta: deixe longe dos pets, pois essa planta é tóxica.

  • Rega: 2x a 3x por semana.
  • Iluminação: luz difusa ou meia-sombra.

3. Cacto

Os cactos são conhecidos por sua resistência, o que os torna fáceis de cuidar. É possível encontrá-los em diferentes tamanhos, tornando-os ideais para decorar desde jardins externos até a sala de casa.

  • Rega: devem ser regados com um grande espaçamento de tempo.
  • Iluminação: gostam muito de sol e luminosidade, então invista em localizações onde ele possa ter seu banho de sol.

4. Suculentas

São plantas que acumulam água. Esse armazenamento acontece nas raízes, caules, troncos e folhas. Estima-se que existem mais de seis mil tipos de suculentas! Misturar várias espécies, de diferentes tamanhos, dará um charme extra ao seu jardim.

  • Rega: 1x na semana ou quinzenal. Regue apenas o solo. Evite que caia água sobre as folhas.
  • Iluminação: No geral, podem ficar em local bem iluminado, pegando as horas de sol mais ameno (início da manhã e final da tarde).

5. Espada de São Jorge e Espada de Santa Bárbara

plantas para iniciantes

As Sansevierias, além de decorar, são usadas em muitas casas como protetores espirituais. Segundo a crença popular, elas afastam o mau-olhado. Por não exigirem muitos cuidados, são perfeitas para quem tem uma rotina corrida. O excesso de água pode matar as Sansavierias, por isso as regas devem ser mais espaçadas.

  • Rega: é uma espécie que suporta bem os períodos de estiagem, portanto pode ser regada apenas 1x na semana.
  • Iluminação: se adapta tanto em luz difusa quanto em sol direto. A diferença está no crescimento: quanto mais sol, mais rápido ela vai se desenvolver.

+ Cheiro de boas lembranças
+ Mesa posta Paris: as cores da primavera à mesa

6. Singônio

Nativo do México e da Costa Rica, o Singônio tem grande capacidade de adaptação e resistência. Cresce rápido e é uma das folhagens mais flexíveis com a iluminação, aguentando tanto o sol forte quanto ambientes com sombra. Sua forma de cultivo também é versátil, crescendo bem tanto em vasos, como em canteiros ou trepadeiras.

  • Rega: 2x na semana.
  • Iluminação: aguenta tanto o sol forte como a sombra.

7. Costela de Adão

Com folhas espetaculares, a Costela de Adão pode ser plantada em vasos ou cultivada em canteiros no jardim. É uma planta que precisa de luz, mas sem insolação direta.

  • Rega: regular, mantendo o solo sempre úmido.
  • Iluminação: meia-sombra ou luz difusa.

8. Jiboia

Resistente e fácil de cuidar, essa planta tropical é perfeita para os iniciantes na jardinagem. Pode ser cultivada em vasos na varanda ou em ambientes internos. Exige pouca manutenção, e uma curiosidade da Jiboia é que ela filtra as impurezas do ar.

  • Rega: 2x na semana.
  • Iluminação: só precisa de um pouco de luz natural.

9. Aglaonema

plantas para iniciantes

É um gênero com cerca de 50 espécies e diversas variedades, muito cultivadas em ambientes internos. É uma planta de fácil manutenção, mas que chama atenção para um cuidado importante: é uma espécie tóxica e não deve ser ingerida.

  • Rega: 2x a 3x por semana.
  • Iluminação: gosta de luminosidade para ficar ainda mais colorida.

Minha experiência pessoal

Eu fui uma dessas pessoas que começou a criar as verdinhas na pandemia, então também faço parte do time de cuidadores iniciantes de plantas. Todas essas que falei fazem parte do meu jardim – exceto a Aglaonema, que ainda não tenho – e todas elas continuam firmes, fortes e vivas.

Está preparado para começar a ser “pai/mãe de planta”? Prepare-se, é um hobby delicioso e viciante.

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *