Projeto Colibri apresenta azeite extravirgem europeu ao mercado brasileiro

Assistir aos programas de culinária e viagens pela TV pode não ser o mesmo que estar presencialmente nos fabulosos restaurantes da Itália, Espanha, Portugal e França que vemos nas experiências de chefs e viajantes, mas através deles podemos aprender que esses países europeus são grandes produtores de azeitonas e dos melhores azeites de oliva do mundo. E existe uma razão para o sucesso dessa produção.

As oliveiras precisam de baixas temperaturas no período que precede a floração, atingindo no inverno uma média de 8 a 10°C, e a média anual de temperatura entre 17 e 22°C, clima bastante comum em várias regiões dos países da Europa acima referidos.

+ Produtos para casa e mesa posta transformam o ambiente!
+ Cesta de bebidas: como harmonizar os comes e bebes

Colibri: um projeto da OP Confoliva para conhecer a azeitona e seus derivados

Com a boa aceitação do solo para o plantio de azeitonas, em uma cultura passada de geração em geração, foi criada a OP Confoliva, uma empresa cooperativa agrícola formada por produtores da União Europeia. A proposta da cooperativa é levar ao mercado global conhecimento e produtos do setor de olivicultura.

Expandir para além dos limites europeus tornou-se uma das metas da OP Confoliva, e a ideia não ficou no papel. Para fazer o setor varejista alimentício no Brasil e estabelecimentos gastronômicos conhecerem e apreciarem o azeite de oliva extravirgem e as azeitonas de mesa, surgiu a Colibri, projeto da OP Confoliva cofinanciado pelo programa da Comissão Europeia ‘Promoção dos produtos agrícolas europeus’ REG 1144/2014.

azeite extravirgem

Várias ações de divulgação estão em andamento para abrir caminhos dos produtos do Projeto Colibri no mercado brasileiro. De acordo com a assessoria de imprensa do programa, as atividades estão sendo realizadas em supermercados e restaurantes previamente cadastrados. “Queremos que o consumidor tenha a experiência de degustar e conhecer toda a história por trás do azeite extravirgem, como as regras que os produtores devem seguir para que o produto possa ser considerado extravirgem, o modo como a oliva deve ser produzida, bem como a colheita, armazenamento e rastreabilidade”, pontua o comunicado.

Projeto Colibri aporta no Recife

Em março deste ano, o Projeto Colibri organizou na capital pernambucana, nas instalações do SENAC Recife, um treinamento sobre azeites extravirgem e azeitonas de mesa. Na ocasião, cerca de 50 participantes, entre chefs, professores da instituição e operadores do setor, tiveram a oportunidade de se aprofundar no produto considerado o carro-chefe da olivicultura.

O curso, o primeiro de degustação organizado pela OP Confoliva como parte do Projeto Colibri, foi comandado pela Dra. Maria Paola Consolini, sócia-fundadora da Associação Knoil de Expert em Azeite de Oliva (KNOIL) e especialista em azeite. Nos dois dias de treinamento, o grupo se aprofundou nas informações necessárias para o reconhecimento da qualidade do azeite extravirgem conforme os regulamentos de qualidade da Comunidade Europeia.

Durante a capacitação, diversas dúvidas foram levantadas pelos participantes, que além dos esclarecimentos fornecidos por Paola, conheceram um dos principais produtos alimentícios importados da Europa.

azeite extravirgem

+ Mesa posta Paris: as cores da primavera à mesa
+ 7 dicas fáceis para fazer sua mesa posta

Super Mix: a feira de negócios do varejo chega ao Recife

As ações do Projeto Colibri no Recife ainda não terminaram. No período de 5 a 7 de outubro, os participantes da Super Mix, a maior feira de negócios do segmento de varejo do Norte e Nordeste, poderão conhecer de perto os produtos que fazem parte do projeto. Com degustações e exposição de azeites e azeitonas, a Colibri espera expandir seu nome ao público do setor varejista.

No stand da Colibri/OP Confoliva na feira, uma equipe estará de prontidão para conversar com os visitantes e apresentar as propriedades, a qualidade e a história do azeite extravirgem que segue as regras da União Europeia. Degustação de produtos e receitas com o azeite também estão na agenda de programação do stand para os três dias da Super Mix.

“O mercado brasileiro vem em uma constante crescente no consumo de azeite extravirgem, tanto pela questão alimentar como pelos benefícios do produto à saúde. Estamos atentos a esse interesse do público e vemos a Super Mix como o momento ideal para apresentar nossos produtos”, afirma Paolo Mariani, secretário da OP Confoliva.

O stand E12 estará aberto para visitação nos dias 5, 6 e 7 de outubro, das 15:00 às 21:00, no Centro de Convenções de Pernambuco. Cerca de 30 mil visitantes são aguardados nos três dias da feira.

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *