Harlan Coben e os livros da série Myron Bolitar

Eu ando completamente viciada nos livros de Harlan Coben. Viciada a ponto de querer parar tudo o que estou fazendo para me jogar nas páginas de ficção investigativa do autor, que consegue prender o leitor de tal maneira que faz com que as promessas de ler só mais uma página se tornem palavras jogadas ao vento. O primeiro que li do autor norte-americano foi em 2013 e desde então não parei mais. Esse livro foi Refúgio, da série Mickey Bolitar – o livro um de três. Mickey é sobrinho de Myron Bolitar, o personagem principal da obra de Harlan Coben e cuja série já conta com onze livros (sendo Volta Para Casa, o livro que ilustra as fotos deste post, o mais recente).

+ Não Fale com Estranhos [resenha]
+ Biblioteca colaborativa nos táxis

volta para casa

Myron Bolitar: o personagem mais famoso de Harlan Coben

Da série Myron Bolitar, o primeiro que li também em 2013 foi Alta Tensão, que era o mais recente na época e o 10º da coleção. Apesar de começar pelo final, e sem me dar conta de que o livro fazia parte de uma série, deu para entender a história. De lá pra cá li vários livros do autor aleatoriamente, mesclando as séries Myron e Mickey com os livros independentes. Só esse ano, com a ajuda de Célia da LocLivros (a locadora onde alugo a maioria dos livros que leio) foi que consegui botar a leitura em ordem.

O bom dos livros de Coben é que, mesmo sem ler em sequência, o leitor não fica perdido. Em todos os títulos da série Myron Bolitar, por exemplo, o autor apresenta os personagens principais: Myron Bolitar, o agente esportivo, ex-jogador de basquete e investigador nas horas vagas; Windsor Horne Lockwood III – ou simplesmente Win – o playboyzinho milionário, dono da Lock Horne Investments and Securities, melhor amigo de Myron e exímio lutador de artes marciais; Esperanza, ex-lutadora de vale-tudo e sócia de Myron na MB Representações; e alguns personagens secundários como Big Cyndi e Zorra, responsáveis pelas passagens mais hilárias dos livros e que, na minha humilde opinião, merecem um destaque maior.

+ Os livros de Lauren Weisberger
+ As melhores séries investigativas {na opinião de quem entende e não perde uma}

myron bolitar

Humor ácido e as tiradas mais hilárias

Myron é um ex-jogador de basquete que encerrou sua carreira nas quadras antes mesmo de deslanchar por conta de uma lesão no joelho. Mas não é a capacidade de dar a volta por cima e recomeçar do zero que faz o leitor sem encantar pelo personagem, e sim seu humor ácido e sua sagacidade para resolver problemas: a junção de um pensamento analítico, o uso da força (quase sempre com a ajuda de Win) e o fator sorte. Nas tramas, muito mistério e reviravoltas de deixar o leitor completamente boquiaberto.

Embora seja possível acompanhar os livros da série aleatoriamente, para quem está começando agora, o ideal é seguir a ordem pelo início.

1. Quebra de Confiança (Deal Breaker)
2. Jogada Mortal (Drop Shot)
3. Sem Deixar Rastros (Fade Away)
4. O Preço da Vitória (Back Spin)
5. Um Passo em Falso (One False Move)
6. Detalhe Final (The Final Detail)
7. O Medo Mais Profundo (Darkest Fear)
8. A Promessa (Promise Me)
9. Quando Ela se Foi (Long Lost)
10. Alta Tensão (Live Wire)
11. Volta Para Casa (Home)

Séries inspiradas nos livros de Harlan Coben

livros harlan coben

Recentemente a Netflix disponibilizou em seu catálogo Safe, estrelada pelo ator Michael C. Hall. Inspirada na obra de Harlan Coben, a série mostra a busca do cirurgião Tom, que perdeu a esposa há um ano, pela filha Jenny, que desaparece após uma festa. Envolvendo o telespectador em mistérios, segredos, traições as reviravoltas tão características de Coben, os desdobramentos de cada episódio são de tirar o fôlego.

Várias passagens da série trazem referências aos livros do autor. Em um diálogo entre Tom e Pete (médico e melhor amigo de Tom, que remete o leitor à amizade de Myron e Win), Pete confidencia ao amigo uma conversa que teve com Jenny sobre telefonar para ele no caso de uma necessidade – uma clara referência a um diálogo semelhante entre Myron e a filha de um casal de amigos no livro A Promessa.

+ O estilo das garotas das séries policiais
+ Biblioteca fashion: loja de cosméticos disponibiliza livros e revistas

safe harlan coben

Sem querer dar spoilers dos livros ou da série, o conselho que dou para quem curte livros de mistério e investigação: leia os títulos de Harlan Coben. E depois não esqueça de voltar aqui pra me dizer o que achou, combinado?

Comentários do Facebook
Compartilhe:
2 comments Add yours

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *