Produção de conteúdo: como evitar distrações e se concentrar no trabalho

A ideia parece simples: basta ficar na frente do computador e escrever, escrever e escrever. A objetividade da teoria despreza completamente a realidade descarada da prática de organizar seu espaço para trabalhar, começar a digitar as primeiras palavras e as ideias simplesmente não começarem a fluir. Dá um branco. A inspiração trava. A verdade é que a produção de conteúdo, além de não ser um trabalho tão rápido e fácil como quem vê de fora imagina, ainda encontra outra grande barreira: a distração. E ninguém, my friends, está imune a ela!

A distração pode trazer um impacto bastante negativo ao trabalho de produção de conteúdo. Ser capaz de se concentrar é uma vantagem competitiva nos dias de hoje, com a tentação das mídias sociais e aplicativos nos convidando a desviar da nossa preciosa atenção (e tempo!), e criando um obstáculo quase velado àquela fluidez de ideias pela qual a gente tanto anseia.

+ 8 coisas que você nunca deve dizer a um blogueiro
+ Briga de egos e concorrência na blogosfera

Produção de conteúdo

Otimizando o trabalho de produção de conteúdo

Para evitar (ou pelo menos minimizar) as distrações diárias e melhorar o fluxo de trabalho, siga algumas dicas:

1. Construa um ambiente livre de distrações

Uma maneira prática de manter o foco é analisar seu ambiente de trabalho e reorganizá-lo fisicamente para garantir que as distrações sejam minimizadas. Para se concentrar no conteúdo que você está tentando produzir, arrume sua mesa, traga sua água ou café e feche as outras abas do seu navegador.

Para muita gente, abrir o navegador para fazer consultas é essencial, mesmo que a ferramenta de trabalho principal seja um editor de texto. Para os blogueiros que preferem redigir os textos diretamente na plataforma (eu mesma prefiro escrever tudo no WordPress e depois revisar!), a dica é se ater apenas aos sites necessários para a pesquisa e evitar abrir outros que não estejam relacionados ao assunto.

E se você gosta de arranjar motivos para ficar se levantando, deixe uma garrafa d’água ou o café na sua mesa de trabalho e vá ao banheiro antes de começar a escrever. Mas também não precisa ser muito radical e ficar sentado trabalhando das 08:00 às 12:00 ininterruptamente! Tire pequenos intervalos a cada meia hora ou o tempo que for mais adequado ao seu esquema de trabalho.

+ Como lidar com uma rotina atribulada
+ Parcerias nos blogs de moda e beleza

2. Estabeleça horários para usar o celular

Os smartphones têm borrado a linha entre comunicação pessoal e profissional. Em um passado não muito distante, a tecnologia não era tão parte de nossas vidas (sou do tempo de fazer trabalho escolar consultando a Barsa). Agora podemos receber e-mails de trabalho, chamadas telefônicas, verificar as atualizações dos colegas no Facebook, responder comentários no Instagram, verificar a quantidade de pessoas acessando o blog no momento, ver se o cliente respondeu a mensagem enviada pelo WhatsApp e uma série de outras informações, tudo pelo celular – o que pode nos distrair facilmente, dificultando aquele momento reservado para a produção de conteúdo.

Dada a natureza viciante da tecnologia, os limites que tentamos impor raramente são seguidos, principalmente quando o celular está ali ao seu lado e chega uma mensagem justamente na hora que você ia começar a fazer aquela introdução incrível do texto. O que você pode fazer é se desafiar a guardar o telefone por um período durante o dia para conseguir se concentrar em uma determinada tarefa e desativar as notificações, nem que seja apenas enquanto estiver trabalhando nessa coisa específica.

As notificações de som no meu celular já são normalmente desativadas. Para evitar quebra de concentração enquanto estou escrevendo no blog ou trabalhando em uma tradução, só pego o celular depois de concluir uma quantidade de parágrafos previamente estipulada por mim.

+ Crianças sentem-se preteridas por smartphones
+ Assessorias e influenciadores: como criar um relacionamento de sucesso

Produção de conteúdo

3. Esqueça as mídias sociais… pelo menos enquanto trabalha!

As possibilidades que as mídias sociais nos oferecem na comunicação com as pessoas é uma coisa incrível! Por outro lado, esses mesmos recursos que tanto facilitam nossa comunicação podem minar nossa produtividade, tirando a atenção que deveria ser dedicada à produção de conteúdo e quebrando completamente a concentração.

Pessoas focadas conseguem trabalhar sem ceder aos encantos das notificações do celular apitando ou da aba aberta no Facebook gritando seu nome para ir dar uma espiadinha. Já as mais dispersas – e eu infelizmente ainda me enquadro nesse time – precisam arranjar uma maneira responsável de utilizar as redes:

  • Se você trabalha produzindo conteúdo e precisa atualizar as redes sociais de clientes, deixe as postagens agendadas através de aplicativos ou deixe o texto pronto no bloco de notas (e a foto preparada) e publique em um horário pré-definido.
  • Está doido para ver se alguém comentou naquela foto incrível que você tirou em Fernando de Noronha? Em vez de ficar abrindo o Instagram o tempo todo, defina um tempo para ver o celular. A cada hora trabalhada, você pode tirar 10 minutos para mexer no smartphone e checar suas redes sociais, por exemplo.
4. Crie recompensas

Fazer pausas regulares não é necessariamente prejudicial à concentração, mas pode gerar ansiedade. O segredo é fazer pausas nos seus próprios termos, de acordo com o professor Paul Dolan, um psicólogo comportamental da London School of Economics.

A pesquisa de Dolan revela que a melhor maneira de evitar a distração é enganá-la, permanecendo no controle e deliberadamente mudando para uma atividade prazerosa e, portanto, recompensadora quando você sente que sua concentração está se dissipando. Executando essa técnica, suas reservas de concentração não se esgotam e você pode voltar mais ativo para continuar com a produção de conteúdo.

+ Keep calm e crie um blog
+ Blogueira popstar {e blogueira dona de casa}

Produção de conteúdo

5. Pense em você

Você precisa de muita energia física e mental para equilibrar as prioridades, gerenciar a rotina de casa (para quem trabalha home office) e ter a disciplina necessária para controlar o uso da tecnologia. Portanto, é vital que cuide de si mesmo, a começar por alguns passos básicos:

  • Beba bastante água durante o dia;
  • Evite usar o celular antes de dormir;
  • Faça pausas regulares no trabalho;
  • Dedique pelo menos meia hora alguns dias na semana para fazer exercícios físicos;
  • Evite refeições pesadas ​​e lanches carregados de açúcar, pois eles podem levar a uma queda na concentração.

+ 6 dicas para conseguir ser vaidosa mesmo sendo mãe
+ Manual da blogueira famosa

Algumas dessas dicas têm sido um verdadeiro divisor de águas para mim (como só pegar o celular depois de escrever ou traduzir uma quantidade X parágrafos, por exemplo), e outras tenho conseguido colocar em prática aos poucos. Como mãe que trabalha home office, conciliar trabalho com a rotina envolvendo uma criança nem sempre é fácil, e é quase impossível não se distrair na hora que o filho chama para olhar o desenho que ele acabou de fazer. O segredo é adaptar as dicas à sua realidade e tirar o melhor proveito!

Comentários do Facebook
Compartilhe:
4 comments Add yours
  1. Esse post chegou em boa hora! Não tenho me dedicado ao blog como deveria, tenho inumeras distrações nem tenho uma rotina ainda. Preciso fazer uma mudança, também tenho uma criança pequena então dificulta um pouco sentar e escrever. As dicas são ótimas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *