Moda anos 80: a estética retrô que está em alta no momento

As tendências de moda de décadas passadas estão constantemente tendo seus comebacks, trazendo consigo toda a nostalgia para quem viveu o período. Recentemente, tivemos o retorno da estética Y2K, fazendo com que diversos itens populares dos anos 2000 voltassem a bombar. No entanto, o visual retrô dos anos 80 parece ser o sucesso da vez.

O estilo da década de 80 possui características muito marcantes, podendo ser considerado um dos períodos mais icônicos da história da moda. Por isso é que referências e tendências das roupas da época de tempos em tempos aparecem novamente como as peças queridinhas do momento. O mais recente “boom” dessa estética ocorreu graças à série americana Stranger Things, responsável por deixar em alta não somente itens fashion dos anos 80, mas também outros elementos culturais dessa década, como a música.

É comum que filmes e séries possuam um alto grau de influência sobre trends que fazem sucesso, sendo um recurso utilizado pelas marcas para impulsionar a venda de produtos. No entanto, o impacto do fenômeno de Stranger Things é um dos maiores já vistos, uma vez que a série é popular entre aqueles que a assistem matando saudades dos “bons e velhos tempos”, assim como os mais jovens que só conhecem os anos 80 através de relatos históricos e obras de ficção, como é o caso da maioria do elenco da série.

Durante as 4 temporadas já lançadas pela Netflix, muitas tendências da moda dos anos 80 foram apresentadas, visto que o figurino é um elemento essencial para a ambientação histórica de uma produção artística que se passa em outra época. Desse modo, os looks utilizados pelos personagens contam com muitas cores, estampas, peças oversized, calças e shorts de cintura alta e muitos acessórios, mas sem exagerar nos elementos como acontece com frequência ao se tentar recriar a estética oitentista. Para entrar nessa vibe e saber como combinar as peças da época, se inspire com a lista a seguir.

Cores vivas

A paleta de cores utilizada nos anos 80 inclui uma preferência por tons fortes e vibrantes como os neon. Capaz de deixar qualquer look com um ar mais divertido e alegre, esse tipo de tonalidade pode não agradar quem tem um estilo de se vestir discreto e minimalista, já que provavelmente chamará bastante atenção para seu visual. No entanto, essas cores estão super em alta no momento, sendo muito utilizadas pelas fashionistas como também aparecendo nas passarelas mundo a fora. Elas são um pouco mais difíceis de combinar se comparadas aos tons neutros, contudo quando harmonizadas corretamente, resultam em um look muito estiloso.

Para não errar, uma ótima alternativa é escolher apenas uma dessas tonalidades vibrantes e utilizá-la em um visual monocromático ou apenas para dar um toque de cor num visual de tons mais discretos com alguma peça de roupa ou até mesmo uma bolsa ou acessório como um óculos de sol. Mas quem quiser apostar em composições mais ousadas, cores complementares (contrastantes) como verde e roxo geralmente ficam bem juntas, porém as análogas (parecidas) como vermelho e rosa também podem funcionar em conjunto dependendo das tonalidades, então leve isso em consideração na hora de escolher sua combinação de cores.

+ Coleção Friends da Risqué
+ Tipos de óculos ideais para cada formato de rosto

Estampas chamativas

Seguindo a linha ousada da moda da década de 1980, estampas chamativas foram um sucesso na época e permitem criar looks irreverentes e estilosos. Essas padronagens são muito coloridas e frequentemente apresentam desenhos geométricos que deixam qualquer peça com um design bastante interessante.

Assim como utilizado em Stranger Things, esse tipo de estampa fica ótima em camisas que podem ser combinadas com calças jeans e tênis, formando uma composição bem jovial. Contudo, existem diversas possibilidades como vestidos, jaquetas, leggings, macacões, entre outros, mas não se esqueça que o ideal é harmonizar esses itens com peças mais discretas para não correr o risco de ocorrer uma poluição visual no seu look.

Xadrez e listrado

Já quem possui um estilo tradicional e sóbrio, pode preferir apostar em estampas clássicas como o xadrez e o listrado, que também eram muito populares nos anos 80. Esse tipo de estampa nunca sai de moda, sempre ficando em alta de tempos em tempos, mas o que dá essa vibe retrô são as cores vivas, por isso escolha peças cuja essas padronagens apresentam esses tons para recriar o visual oitentista.

Principalmente utilizadas em camisas e camisetas, essas estampas parecem ser as favoritas dos personagens de Stranger Things, já que são versáteis e agradam os mais variados gostos e estilos, sendo uma excelente opção para se ter no guarda-roupa.

Camisetas estilosas

Um item tão básico e despretensioso como uma camiseta também pode ser uma peça cheia de estilo. T-shirts são peças-chave em qualquer guarda-roupa, mas às vezes não são tão valorizadas por algumas pessoas, que não percebem que esse artigo é capaz de criar looks super autênticos e interessantes.

Conforme as características da excêntrica e colorida moda dos anos de 1980, além das padronagens e cores já citadas, camisetas com frases também eram muito usadas na época e são ótimas para imprimir personalidade no seu visual. Desse modo, até a simples combinação de jeans e camiseta se torna uma composição que atrairá olhares e elogios.

+ Camisetas com frases: a moda como forma de expressão
+ Bolsa neon: como usar e onde comprar

Jaqueta bomber

A jaqueta queridinha na década de 1980 era do estilo bomber, que é caracterizada pelo contraste entre a modelagem oversized da peça com as áreas do punho e da barra que ficam mais justas ao corpo graças ao elástico que geralmente é utilizado. A peça possui modelos em muitos tecidos diferentes, indo desde o tradicional couro até a materiais mais esportivos como o tactel.

Dessa forma, é um item que pode aparecer em looks de diversos estilos, para dar aquele toque especial, tanto em composições mais arrumadas quanto aquelas com um ar bem descontraído.

Mom jeans

Tratando-se de calças e shorts, os modelos com cós alto eram os mais usados por todos nos anos 80. A calça mom jeans era uma verdadeira febre e está super em alta novamente. Apesar do termo associar a peça com algo do guarda-roupa da sua mãe, o modelo tem sido um dos preferidos também dos mais jovens. O corte reto desse tipo de calça proporciona conforto e estilo ao mesmo tempo, permitindo criar visuais versáteis e descolados.

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *