Primeira vez da criança no cinema: Luca foi!

Pensando aqui sobre a primeira vez de Luca no cinema para escrever esse post, lembrei que essa não foi a primeira. Quando ele estava com uns 7 meses fui numa sessão do CineMaterna com ele, mas a diferença é que aquela sessão não era um filme infantil, não foi algo projetado para os pequenos, e sim para as mães. Lembro que ele dormiu a maior parte do filme, e eu estava feliz da vida por finalmente poder sair de casa {morria de medo de sair com Luca quando ele era bebê, só saímos para lugares fechados quando ele já tinha tomado todas as vacinas importantes}. Criança no cinema não tem nada de outro mundo, mas a primeira vez oficial tem seu grau de importância, sim!

+ CineMaterna: nós fomos!
+ Dumbo: ele está de volta!

Criança no cinema: como preparar o pequeno

Dessa vez a nossa programação foi pensada para Luca. Eu tinha muita curiosidade em saber se ele iria gostar, e já há um tempo vinha tentando explicar para ele que o cinema era um lugar que tinha uma televisão bem grande e tinha muita gente assistindo. Se alguém mencionasse a palavra cinema perto dele, ele já dizia que tinha uma televisão “beeeem gandeeee”. Aliás, essa é uma dica que considero essencial: prepare a criança antes de ir. As luzes apagadas e o som alto podem assustar seu filho! O ideal, ainda que ele seja muito pequeno, é tentar explicar o que ele deve esperar. 

Escolha um filme com personagens que seu filho curta

Luca já havia assistido alguns episódios de Angry Birds na TV e já estava um pouco familiarizado com o desenho, por isso decidi levá-lo para ver o longa no cinema. Quanto mais familiares forem os personagens para a criança, maiores as chances de ela querer prestar atenção ao filme!

A animação começou de verdade quando Luca viu os totens dos pássaros do filme  no saguão. Tirou foto, correu de um lado pro outro, se jogou no chão pensando que estava na sala de casa. Eu alguma vez mencionei que tinha um filho maloqueiro? Pois é, tenho.

luca no cinema

A hora da verdade foi lá dentro. Eu estava morrendo de medo dele chorar, ou ficar querendo correr entre as poltronas e incomodar as pessoas. Cheguei até a imaginar a cena do lanterninha se aproximando: “Senhora, queiram me acompanhar, por gentileza”, e eu e Luca saindo sob os olhares reprovadores dos expectadores. Quanta falta de fé! Luca se comportou como um lorde, ficou admirado quando a tela mostrou as primeiras cenas, ainda nos avisos e trailers. Antes do filme começar ainda deu tempo de tomar um leitinho no colo da avó, que nos acompanhou nesse grande evento. Ele riu, bateu palmas, levantou os braços em total encanto, mas depois de 50 minutos mais ou menos o encanto acabou e nós saímos. Uma pena, eu estava curtindo!

+ 3 filmes inspiradores para ver com crianças
+ Capas para destaque do Instagram: infantil

Criança no cinema é diversão pura. Respeite os limites do seu filho e tente não se estressar com choros ou gritos. Aproveitei para filmar Luca descobrindo essa nova alternativa de lazer!

Comentários do Facebook

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.